Respondendo uma pergunta em seu tumblr, Cassie deixou claro os motivos pelos quais Gideon Lightwood mudou seu comportamento durante seu ano fora da Inglaterra. Leia a resposta abaixo já traduzida e deixe a saudade de “As Peças Infernais” bater forte:

Pergunta & Resposta: Gideon

amberblackthorn: O que aconteceu em Madrid que provocou tamanha mudança em Gideon? Vamos descobrir nos futuros livros?

Nós já sabemos! Gideon viveu uma vida bastante protegida sob a mão se deu pai antes de ir para a Espanha. Seu tempo em Madrid foi sua primeira experiência de viver próximo de Caçadores de Sombras que não fossem de sua família e ficou chocado com o que descobriu.

De Príncipe Mecânico:

— Srta. Collins, tudo que posso fazer é jurar que até ontem à noite eu não fazia ideia do tipo de companhia baixa e dos hábitos destrutivos com os quais meu pai havia se associado. Passei o último semestre na Espanha…
— E ele não era assim antes? — perguntou Sophie, incrédula.
— Não exatamente. É difícil explicar. — Olhou para além dela, o verde-cinzento de seus olhos mais tempestuoso do que nunca. — Meu pai sempre desprezou as convenções. Sempre foi do tipo que se desvia da Lei, senão transgride-a. Sempre nos ensinou que é assim que todo mundo faz, que todos os Caçadores de Sombras são assim. E nós, eu e Gabriel, por termos perdido nossa mãe tão cedo, não tivemos melhor exemplo a seguir. Só quando cheguei a Madri comecei a compreender a extensão das… incorreções do meu pai. As pessoas não desprezam a Lei e nem fogem às regras, e fui tratado como uma criatura monstruosa por pensar que era assim, até mudar minha atitude. Pesquisa e observação me levaram a crer que tinham me ensinado princípios falhos, e que isso fora feito deliberadamente. Só consegui pensar em Gabriel e em como poderia salvá-lo da mesma descoberta, ou pelo menos de fazê-la de forma tão chocante.

Gideon não tinha uma perspectiva objetiva sobre o estilo de vida de seu pai. Uma vez que ele teve a oportunidade de viver de perto de outros Caçadores de Sombras, não demorou muito para ele perceber que os hábitos de seu pai de jogar com as leis dos Nephilim era a exceção, não a regra. E não eram uma espécie de rebeldia suave contra regras estritas: Benedict estava conspirando com demônios e tratando ambos os Seres do submundo e seus colegas Caçadores com intolerância casual.

É verdade que Gideon não menciona um incidente específico que o levou a mudar, mas é porque é improvável que tenha sido um único incidente, mas sim o peso de muitos incidentes ao longo do tempo. Gideon é bastante claro sobre o que aconteceu e, embora eu acho que poderia virar uma pequena história em que Gideon repetidamente horroriza um círculo de conhecidos espanhóis até que ele aprende a se comportar, isso é praticamente implícito na explicação de Gideon para Sophie. O fato é que Gideon e Gabriel são pessoas boas, e não demora tanto para abrirem os olhos – talvez o pai deles deveria ter se lembrado de que as viagens expandiriam seus horizontes antes de deixar Gideon ir!

Fonte