19.10

Olá Shadowhunters! Uma das coisas que mais me atraiu em TMI, além de ser fantasia, foi o fato de que nossa Queen Cassie conseguir estabelecer uma diversidade muito grande em seu livro. Além de haver vários seres sobrenaturais, nossa Cassie explorou diversidades étnicas e sexuais de uma forma natural e coerente com a história; e é exatamente disso que se trata essa entrevista que a nossa diva cedeu ao site Racebending.com. Aqui ela fala também mais sobre o filme (e como eles vão abordar Malec <3) e também do mangá de TID. Enjoy!

RACEBENDING.COM: Como você se defende como um autor, quando a maioria dos autores atuais são muito impotentes perante o elenco do filme ou nas representações de seus personagens em outras mídias?

Cassandra Clare: Como criador, você sabe que vai para trabalhar com cineastas que se estão adaptando o seu projeto, você vai ter uma quantidade limitada de energia. Há alguns casos, eu acho, onde o autor tem mais poder, mas esses casos são muito raros. Sobre a única escolha que você começa a realmente fazer é para quem você vai vender os direitos.

Está certo que a maioria dos autores atuais são impotentes perante o elenco do filme. É um sentimento terrível de que o projeto que começou como a sua ideia está nas mãos de outros e você só pode esperar que eles escolham permitir que você dê palpites.

Muitas vezes penso na experiência de Ursula le Guin com o filme de TV da Wizard of Earthsea , o que ela escreveu sobre isso foi comovente. É decepcionante perceber que não chamaram uma renomada autora para  encobrir o seu amado trabalho,ser tão sumariamente demitido. Se pode acontecer com ela, pode acontecer com qualquer um.

As pessoas pensam que os autores têm o poder que eles não têm. Eu só quero deixar claro que apesar de eu insistir para o  Magnus ser escalado como um ator de origem asiática, outro estúdio poderia ter me calado [do elenco] no processo inteiramente.

Eu estava olhando para e-mails antigos sobre o elenco e eu encontrei um dos meus que apenas disse o seguinte: “MAGNUS é asiático. Ele precisa ser interpretado por um ator de ORIGEM ASIÁTICA.  “Logo no início, antes de quaisquer audições ou discussões reais, os  nomes para Magnus foram cogitados ao redor. Quando eu vi alguns eram atores brancos e eu disse: “Por favor, não faça isso, e é por isso”, eles poderiam facilmente ter escolhido me ignorar. Eu tenho  sorte que  não o fizeram.

Então, eu acho que é importante, porque pode ser a única opção que você começa a fazer, para escolher o estúdio certo ou produtor para vender seus direitos . Porém, mesmo assim, eles podem mudar os  produtores sem você, eles podem mudar os estúdios sem você, ou roteiristas sem você – você nunca pode estar 100% certo.

Tive a sorte de ter produtores que queriam o meu retorno. Eu decidi que eu precisava pegar as colinas eu morreria em – as coisas que eram o meu “eu não vou ver esse filme, se isso acontecer” escolhas – e jogar o meu peso por trás daqueles – porque nesta situação, você pode sempre apenas uma chance de expressar sua opinião em tudo.

No meu caso, que foi o vazamento de Magnus. Ele  é  um personagem muito importante,  favorito dos fãs, e é o único personagem que aparece em todos os livros que eu escrevi. Tanto ele ser asiático e sua bissexualidade foram elementos centrais do seu caráter que precisam ser preservados.

RACEBENDING.COM: Você também tem que ser inflexível sobre a inclusão do romance Alec e Magnus e suas orientações sexuais?

Cassandra Clare: Sim,eu tenho um monte de pushback sobre ter personagens gays em meus livros quando meu agente do filme estava tentando vendendo os direitos: “Ninguém se preocupa com seus personagens gays.” Isso é o que eu me lembro.

Eu perguntei antes  quando eu vendi os direitos para Unique / Constantin se o relacionamento gay seria preservado e eles disseram que sim. Eu estava irredutível desde o início que o romance Magnus e Alec e a orientação sexual permanecerem  Tão inflexível que eu não posso dizer o que teria acontecido se  não tivesse sido!

Eu nunca vi um roteiro onde a sexualidade do Alec e Magnus “não foi preservada. Eu gostaria de pensar que teria sido o caso, não importa o que eu tivesse feito. Alec conversar com Clary sobre sua sexualidade foi uma das peças de audição para seu personagem.

RACEBENDING.COM: Como é que a adaptação do mangá de seu livro surgiu?

Cassandra Clare: Yen Press entrou em contato comigo e me perguntou como eu me sentiria sobre uma adaptação do mangá de Infernal Devices. Eu amo mangá e anime, então eu disse que eu ficaria feliz. Eles têm sido muito abrangentes comigo no projeto. Eles me mandaram o mock-up do artista HyeKyung Baek de desenhos dos personagens para aprovar. Eu acho que a arte é maravilhosa e eu espero que trará a história para uma nova audiência.

 

RACEBENDING.COM: Como você se sente como um autor quando você vê o seu trabalho representado visualmente por fãs e artistas?

Cassandra Clare: Eu acho que fanart é maravilhoso. Tenho fãs muito criativos e talentosos e me sinto abençoada. Eu deixo claro que eu só reblogo fanarts e fancastings de personagens de cor,apenas quando eles são retratados como personagens de cor e meus fãs têm  sido maravilhosos sobre isso.

 

RACEBENDING.COM: Nós temos muitos casos em que autores com P.O.C protagonistas ou grandes personagens secundários tiveram as capas de seus livros alterados pelos editores para não representarem as  origens desses personagens. Alguma vez você já encontrou a mesma dificuldade com Jem ou Magnus em capas?

Cassandra Clare: Autores geralmente não recebem qualquer entrada sobre o que está nas capas de seus livros. Eu não tinha a dizer sobre o que apareceu nas capas da minha primeira série de livros. Para os livros mais tarde, eu era capaz de conseguir uma consulta na capa que está escrito no meu contrato. “Consulta” ainda não é “aprovação” – mas Simon e Schuster tem sido bom em ouvir a minha opinião.

Magnus não apareceu nas capas dos Instrumentos Mortais – o editor tem sido muito insistente que os principais protagonistas, e apenas eles, aparecem nas capas – embora eu sempre estou esperançosa por um ou relançarem uma edição especial que permitiria o Magnus na capa.

Quanto ao Jem, insisti desde o início com Infernal Devices que a cada capa seria uma característica dos três personagens principais – Jem, Will, e Tessa. Quando chegou a hora de fazer a capa de Clockwork Prince, eu disse que só queria ver modelos asiáticos para o menino na capa. Eu só me foi enviada folhas de modelos asiáticos, e eu escolhi um que foi  em LA- porque é perto de onde Cliff, o artista de capa, mora. Não doeu que ele também era realmente lindo. Eu pensei que ele iria fazer um Jem perfeito.

Uma coisa interessante que aconteceu é que eles me enviaram os “comps” primeiro. Comps são uma prévia até as versões da capa que mostram o posicionamento do modelo e do fundo. Neles, Jem estava usando um chapéu alto, que foi puxado até a metade sobre o rosto. Eu não estava feliz com isso, porque com o rosto coberto, ele poderia ter sido de qualquer etnia. Pedi-lhes para refazer e revelarem todo o seu rosto, e eles fizeram isso.

Eu acho que a capa que resultou era muito bonito – Jem é lindo, e eu tive pais vêm até mim e disseram isso “Meu filho é biracial e esta é a capa do livro que eu tenho que representa alguém que se parece com ele.” que é uma coisa maravilhosa de se ouvir. E eu também estou tão feliz que no banner que Simon e Schuster produziram para representar a série Caçadores de Sombras, que Jem é um dos rostos retratados.

RACEBENDING.COM:  Por que você acha que essa dificuldade em  persistir na ficção jovem-adulto e com as editoras em geral?

Cassandra Clare: Eu gostaria de poder dizer que eu sabia ao certo por que P.O.C (pessoas de cor) personagens são tão mal representados em YA  A capa não é escolhido pelo autor, mas também não é mesmo escolhido inteiramente pelo editor. Ela é ditada em parte por livreiros.

Se livreiros não gostam de sua capa, eles podem optar por não levar o livro, efetivamente afundando o livro. Há uma pressão enorme, um  esmagamento para produzir uma capa que grandes livrarias vão pensar que é comercializável.

Eu tenho um amigo que insistiu em que sua personagem principal biracial fosse retratado por uma menina biracial na capa de seu livro e foi dito depois que ele saiu e teve vendas decepcionantes: “. Bem você insistiu no modelo para a capa”

Há muita sabedoria recebida na publicação, assim como existe em filmes. E pela sabedoria recebida; Quero dizer mitos sobre o sucesso e o fracasso que todos na empresa acreditam, e quando eles estão provando ser falso por exemplo, que exemplo é tido como uma exceção que confirma a regra.

Nos filmes, as pessoas acreditam que as meninas e mulheres personagens não pode levar filmes a menos que o filme seja uma comédia romântica. Quando um filme como Aeon Flux sai e não faz bem, é
porque “ninguém quer ver uma mulher realizar um filme de ação.” Quando Battleship  falhou, ninguém diz que é porque “as pessoas não querem ver homens em um filmes de ação.”

Eu acredito que uma das peças da sabedoria recebida que permeia a publicação é que todo mundo vai comprar um livro com uma pessoa branca na capa, mas ter um caráter de cor na capa limita seu público para  somente pessoas de raça. Não é algo que ninguém nunca diz em voz alta. Mas você pode sentir que ele está lá no pushback você começa, que os seus amigos se, nos silêncios que são a resposta quando você pergunta sobre isso.

Enquanto a ideia de que “o branco é o fundamental” ‘ainda é endêmica na mídia eu acho que isso vai ser um problema. Escritores individuais que têm a sorte de ter alguma palavra a dizer sobre suas capas podem lutar em um nível individual. Mas a maioria dos escritores não são tão afortunados.

O racismo está enraizado em que todo mundo no negócio do livro penso que leitores querem e vão comprar. Para colocar uma pessoa de cor na capa de, digamos, um grande livro, é fazer uma escolha consciente de não tomar “uma rota segura”. E se você for, por exemplo, o editor, que lutou por isso, e o livro não vende qualquer culpa ou  razão-para a escolha recairá sobre você.

Mais uma vez, tudo isso não vai ser falado em voz alta, mas este é um ambiente em que os editores estão disparando, não contratar. Poderia ser algo que conta contra você em sua próxima revisão do empregado. As pessoas estão com medo. É preciso coragem para lutar contra o racismo entranhado de toda uma indústria.

Eu acho que o clamor público sobre capas brancas que tem acontecido nos últimos anos é útil porque um autor ou editor pode apontar para ela e dizer: “Olhe. Publicidade negativa. “E quando você tem que lutar com qualquer arma que você tem à mão, que a ameaça é  valiosa.

RACEBENDING.COM: Houve uma tendência surpreendente de leitores chocados que os personagens descritos como pessoas de cor foram lançados como pessoas de cor na tela em adaptações. Você experimentou essa reação ao vazamento de Magnus Bane e respondeu em seu blog. Como um autor , você está surpresa que, apesar das descrições explícitas de raça de um personagem, esse sentimento ainda pode ser provocado entre alguns leitores?

Cassandra Clare: Surpreendida, triste, desanimada, sim. Só posso especular que, porque a brancura é tão socialmente privilegiada, e ver personagens de cor nas páginas são muito mais raras do que deveria ser, que o branco se torna o padrão na mente do leitor.

A suposição é que os personagens são brancos, a menos que seja explicitamente indicado o contrário. Mas, mesmo assim, há uma certa quantidade de resistência do leitor. Jem é um bom exemplo. Ele fala chinês, ele é da China, ele é retratado na capa de Clockwork Príncipe por um modelo asiático. E ainda assim as pessoas ainda vêm até mim e dizem-me ou Tweet e dizem-que eles ficaram chocados ao ouvir que ele era asiático, ou mesmo que eles estão descontentes que ele é asiático.

Eu tinha as pessoas vêm em contratações e dizer: “Meu Jem não é chinês.” Bem, então, ele não é Jem. Ou eles vão me perguntar se ele “parece asiático” e dizem que eles pensam Mitch Hewer seria ótimo para interpretá-lo se tiver um filme.

Eu acho que parte da reação dos fãs ao elenco de Magnus era que ele tinha sido tão repetidamente Fancast como Adam Lambert. Eu acho que isso é provavelmente porque Lambert é uma das poucas celebridades abertamente gays jovens e que está no consciente . Mas criaram uma imagem irreal do que Magnus pode parecer, que foi por isso que eu sempre disse que eu não iria reblogar fanarts ou links para gráficos que costumavam qualquer Fancast para Magnus, que foi de um ator branco. Eu não queria perpetuar a imagem errônea de Magnus.

Na outra extremidade do espectro, você tinha pessoas fancasting Darren Criss, que é metade holandês e metade filipino (Magnus é metade indonésia, metade holandês) e que está sendo dito, por pessoas brancas, que Darren Criss “não contam como asiático” porque ele não se encaixava sua imagem mental do que asiático é suposto na aparência, mesmo que ele identifica como meio-filipino, [como em este tweet] em que ele, na verdade, trata especificamente sendo biracial e problemas de casting.

Eu gostaria de ter a solução. É triste ver pessoas irritadas ou chateadas que Magnus está sendo interpretado por um ator asiático quando Magnus é asiático.

Eu sei que eu fiz um monte de erros em meus retratos de personagens P.O.C; Eu tentei muito, mas eu sei que eu tenho um monte de espaço para melhorias. Mas eu realmente acredito que a única solução para as questões que estamos discutindo é mais representação e a representação mais diversificada. Quando apenas uma pequena porcentagem de romances YA tem personagens principais de cor e menos de um por cento têm personagens que são gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros talvez não seja tão surpreendente que o padrão na mente do leitor é branco e heterossexual. Eu acho que é a primeira coisa que tem de mudar antes de tudo.

RACEBENDING.COM: Como alguém que viveu e trabalhou em outros países você acha representações diversas ou mais realista na mídia para ajudar a atender ao público mais amplo global?

Cassandra Clare: Sim, eu acho que não  ajuda. Acho que outros países estão acostumados a serem apresentados com a mídia da América, que mostra um elenco extremamente não-diversificado de personagens. Todo mundo é usado para o tipo de falsa representação americana apresentada em filmes e mídia, onde, por algum motivo, todo mundo é branco.

Há um personagem nos livros de Instrumentos Mortais, Rafael Santiago,que é latino-americano, e ele tem sido enormemente abraçado por meus leitores hispânicos e latino-americanos. Quando eu fiz uma sessão de autógrafos na Cidade do México, dezenas de meninas veio e me perguntaram se eu iria incluir um personagem latino-americano feminino em breve e eu estava feliz por ser capaz de dizer que sim, como minha próxima série é definida em Los Angeles uma das principais protagonistas femininas é mexicana, e eles estavam tão felizes – isso me fez
sentir triste ver como eles estavam sedentos de representação nos livros de fantasia de aventura que eles amam. Isso me fez mais consciente das maneiras em que eu caí curto em apresentar a diversidade  e determinada a fazer melhor no futuro.

Devido à sabedoria recebida que eu estava falando antes, a mídia é muito lenta para mudar. No entanto, uma coisa que eu sei é que ajudou Godfrey Gao escalado como Magnus era sua enorme popularidade na Ásia. A América não é o único país que produz craques da mídia e estão começando a entender isso. Branco de classe média norte-americanos não são as únicas pessoas que leem e eu acredito que a publicação está começando a entender isso também.

Meus livros são em 36 idiomas, apenas um dos quais é o Inglês. Meus leitores asiáticos, meus leitores da América Latina, são alguns dos leitores mais vocais, apaixonados, solidários e alfabetizados que eu tenho. Devo-lhes o melhor. Nós todos devemos.

Gente é por isso que eu reverencio essa mulher!! Sério para mim TMI é um dos melhores livros de YA atuais justamente por não se tratar apenas de mais um livro de fantasia. Palmas para Cassie Clare, The Queen of Idris!!!

PS. Ainda não consigo acreditar que tem pessoas que não consideram o God Gao o Magnus perfeito, sério o que essas pessoas tem na cabeça?! Ele é uma das maravilhas do mundo, just saying!!

FONTE

 

 

Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário

26 comentários em “Cassandra Clare fala sobre diversidade”



  1. karina disse:

    nossa ainda bem que o casal Alec e Magnus seram preservado. Eu adoro o casal, eles sao tao fofos e super divertido. Espero que no filme o clima seja assim tambem ne…

  2. Mari disse:

    O Godfrey é tudo de bom. Como tem gente que não gostou? O.O

  3. Pingback: Waldo Gibney
  4. Pingback: Welcome to My Blog
  5. Pingback: Auto Forum
  6. Pingback: tgirl cam
  7. Pingback: zakopane noclegi
  8. Pingback: skype download
  9. Pingback: Serwis randkowy
  10. Pingback: Mining
  11. Pingback: landscaping
  12. Pingback: blog link
  13. Pingback: BBCAT
  14. Pingback: blog right here
  15. Pingback: play now


Os comentários estão desativados.





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook