Cassandra Clare respondeu a um comentário que afirmava que ela escrevia sobre personagens LGBT apenas pelo dinheiro e fama que isso lhe renderia. Confira a reposta da Cassie:
Eu vi um post que dizia que você fez Malec para a publicidade e dinheiro. — haleybug890240
Bem, eu ouvi muitas vezes das pessoas o discurso de que eu escrevo sobre personagens gays “pelo choque de valores” ou “por dinheiro” – normalmente elas estão pessoas muito muito muito de direita, que são aterrorizadas pelo fato de elas ou seus filhos terem encontrado personagens gays. (Confira os comentários neste este artigo sobre mim e James Dawson e nossa escrita de caracteres LGBT). É assim que as pessoas falam quando elas querem empurrar uma ideia sobre pessoas escrevendo sobre personagens gays por dinheiro e publicidade. Isso é acompanhado de “Estes dois soam como se tivessem problemas mentais graves. Mais uma vez, eles estão tentando fazer lavagem cerebral no público. A homossexualidade é algo errado !!!!! O que vem depois, todos nós tendo de concordar que a pedofilia é ok? “(primeiro comentário) e “Eu estou cansado de propaganda homossexual”. Etc., etc.
Raramente eu ouço o mesmo tipo de discurso de pessoas que me parecem que não são esse tipo de pessoa, mas eu fico muitas vezes perplexa quanto ao porquê. Eu honestamente não consigo entender, porque a ideia de que tantos autores estão lá fora escrevendo sobre personagens LGBT pelo lucro e pela fama – quando tantos livros com personagens gays definham por falta de estímulo, ou nunca são comprados porque o conteúdo é considerado muito arriscado, ou são impedidos de circular em escolas e bibliotecas – não me parece uma ideia que é útil ou inclusive para promover. Se (como a alegação parece ser) autores estão pulando no trem da alegria escrevendo sobre personagens gays (embora um rápido olhar para as estatísticas meticulosas do Malinda Lo nos mostra que apenas 1% dos livros de literatura para jovens adultos publicados em um ano tem qualquer conteúdo LGBT), então não haveria necessidade de procurar livros com tal conteúdo, ou promovê-los, ou encorajar a escrita deles, ou lutar contra a censura feita a eles.
E isso, parece-me, é uma espécie triste e assustadora de conceito para promover, quando as coisas estão muito mais para o outro lado. Estes livros precisam de promoção, precisam ser procurados, precisam ser incentivados. Eu queria que nós vivêssemos em um mundo onde as pessoas estariam ganhando milhões, não – bilhões! – escrevendo sobre gays, personagens lésbicas e bissexuais, onde nenhum jovem escritor já teve que se preocupar se o seu livro com personagens LGBT seria promovido, ou se eles teriam que fazer uma “lavagem hétero” em seus personagens para fechar um negócio com uma editora.Eu realmente, realmente queria.
E então, shadowhunters, o que acham?
Os comentários estão desativados.
Cassandra Clare é realmente um ótima escritora. Seja por artigos assim políticos ou por ficção mesmo. Ela é fantástica! 😀