12.03

padrao_cassie1

 
Como de costume, Cassie respondeu a uma fã em seu Tumblr. Dessa vez a pergunta foi sobre o relacionamento entre as personagens femininas de suas sagas. Como a relação de Cassie/Izzy e Tessa/Jessamine. Confira o texto traduzindo pela nossa equipe abaixo:

 

 

Hey Cassandra,

Eu notei que você é muito sincera em relação a misoginia no mundo das publicações e além – e isso é ótimo! A misoginia sutil é abundante em nossa sociedade e eu amo ver autores e outras figuras públicas argumentarem contra isso.

De qualquer maneira, uma das coisas sobre as quais você fala é como a misoginia inclui uma mulher competindo contra outra mulher. Eu realmente concordo com isso,  e eu acho que a mídia e a ficção são muito culpadas disso. Então eu estava com isso e com a sua clara visão em relação a isso na cabeça, pensando, como você justifica a hostilidade exterior que as suas personagens femininas têm umas com as outras? Eu penso especialmente sobre o primeiro encontro de Clary com Isabelle, e de Tessa com Jessamine. Eu nunca entendi, baseadas em quê, as personagens principais não gostam das outras líderes femininas, tirando o fato de que elas são garotas. Talvez porque estão em um trecho onde são garotas femininas – mas ser feminina não é uma coisa ruim. Eu só queria ouvir o porque dessas suas representações de mulheres interagindo com mulheres está em sintonia com seus ideais feministas.

obrigada,
Stella.

 

 

Olá Stella!

As crenças de uma escritora sempre alcançam algumas escritas da ficção dessa escritora, mas geralmente não através de personagens perfeitos que se comportam perfeitamente.
O relacionamento de Clary e Isabelle é uma desconstrução da maneira que garotas são treinadas para enxergarem suas iguais como rivais. Ele averígua o tropo de diferentes garotas como suspeitas de só poderem ter um tipo de ”boa” menina – ambas são garotas que tiveram primeiramente amigos do sexo masculino, que estão inicialmente desconfiados de si e aprender a amar e serem leais uns aos outros. Já no tempo em que se passa Cidade de Vidro, Clary está ”confortando Isabelle como uma irmã”, quando chegamos a Cidade dos Anjos  Caídos, não é para Jace que Clary liga quando ela está em perigo e precisa de alguém para salvar sua vida: É para Izzy. Não há nenhum tropo já gasto de ”garotas que inicialmente se desgostam e então passam a se amar quando trabalham juntas e através da empatia mútua.” – isso é um enredo dado quase exclusivamente na maioria dos casos para os garotos, e ás vezes para uma garota e um garoto.
Eu estou interessada em escrever livros, não tratos, mas eu espero que você possa ver como duas garotas que originalmente não se gostam aprendam a se amar e serem leais é uma desconstrução,  e não um exemplo de ”mulher compete contra mulher.”. E eu espero que isso não faça delas protagonistas desgostáveis para você.
Quanto a Tessa – depois de um começo turbulento, ela se dá bem com Jessamine e é apenas depois que sua relação desvenda porque Jessamine é uma pessoa terrivelmente sofrida com transtorno de estresse pós-traumático que não é estável o suficiente para ter uma amizade com ninguém. Ela é, de qualquer maneira, sempre mais hostil com os meninos do que com Tessa. Entretando é um pouco estranho focar na relação de Tessa com Jessamine mas não em suas relações com qualquer outra mulher…?  As relações de amizade femininas de Tessa são com Charlotte e Sophie. Ela ama e respeita Charlotte. Ela adora Sophie  e sua mutualidade para dar suporte uma a outra ultrapassa barreira de classes e dura suas vidas inteiras. Há uma extensão de relações femininas em TID – Sophie é totalmente leal a Charlotte, Charlotte tem uma frustração de amor de mãe e traição para com Jessamine – não apenas uma. E Jessie, no que importa, é uma personagem menos, e não mais, presente do que Sophie e Charlotte.
Pensar um pensamento carinhoso sobre outra garota ou não gostar dela quando você tem um primeiro encontro pode ser o resultado de um monte de coisas – entregar para umas às outras o caminho errado da misoginia internalizada que nos faz julgar umas às outras por padrões diferentes do que nós julgamos os garotos . Mas, para escrever sobre o que é tudo isso e desenvolver e escrever sobre tudo isso – a evolução dos relacionamentos, de trabalhar com a bagagem que temos como mulheres e meninas, e descobrir as pessoas além das impressões . Acima de tudo , os personagens devem ser pessoas : isso significa que personagens femininas devem ser fortes e fracas , inteligentes e impulsivas , altruístas e egoístas, corajosas e covardes , generosas e ressentidas. Elas devem ser tudo , exatamente como vocês conseguem ser tudo.
Eu amo escrever as relações femininas (Emma e Cristina têm uma sromance* intenso, Lucie e Cordelia são parabatai ) – toda a gama delas . Há um mundo enorme com muitos personagens complicados e imorais, às vezes , com personagens masulinos antipáticos lá fora, com camadas, intensas relações tensas , complexas , um com o outro – , quando falamos sobre a forma como julgamos a misoginia internalizada como sendo o mesmo tipo de relações retratadas entre as mulheres , nós não estamos dizendo que queremos mais relacionamentos femininos sem tensão , estamos dizendo que queremos ver relacionamentos mais femininos escritos com a profundidade , as contradições , e de fato a tensão que existe nas relações fictícias entre homens e queremos que as pessoas não olhem para essas relações e julguem os participantes como mulheres boas ou mulheres más , dependendo de seus pensamentos temporários e em evolução uma com a outra. Nem todo mundo vai ser amigo de todos , nem devem ser: a escrita com seus ideais feministas em mente não significa escrever apenas um tipo de personagem feminino , ou não estar disposto a mostrar mulheres e meninas como às vezes falhas ou não no seu melhor .

*(Forte amizade entre meninas, como o bromance)

fonte

Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook