08.08

padrao_cassie1
 

Cassandra Clare, mais uma vez por meio de seu tumblr faz de nós, seus fans; fans orgulhosos.
Ela comenta – novamente – a cruel realidade vivida pelos filmes YA (Classificação para Jovens Adultos) e ainda os que possuem uma protagonista feminina, ela comenta também sobre o que Holywood ainda nesse assunto. Tudo isso baseada em uma grade e igualmente marcante comentário de Ally Carter, autora das series Gallagher Girls e Heist Society.
Veja os comentários das duas escritoras, abaixo:

Ally Carter:

 

Eu amo filmes. Sempre amei. Sempre amarei. As primeiras coisas que eu já tentei escrever eram roteiros, e até hoje eu utilizo técnicas de roteiro para cada um dos meus livros.

Mas há uma lição que eu tive que aprender muito cedo. E isso é simplesmente que há uma diferença entre os filmes e produção de filmes.

Uma grande.

Como muitos de vocês sabem, nós recentemente anunciamos duas novas opções de filmes para os meus livros.

Heist Society está agora com Lionsgate onde Max Handelman e Elizabeth Banks estão produzindo. (Eles são a equipe por trás do meu filme favorito de 2012, a PITCH PERFECT.)

The Gallagher Girls está com Tonik Productions, dirigida por duas das mulheres mais experientes que tem, entre eles, defendido muitos YA e propriedades de literatura infantil, e que estão extremamente empenhadas em trazer  personagens simplesmente impressionantes, fortes e diversificadas para a tela.

Eu não posso expressar como estou animada sobre essas duas possibilidades!Ainda assim, no momento, são apenas isso … possibilidades.

Mas estamos em um momento interessante, “Hollywoodisado” … E uma parte de mim não pode senão me permitir uma minúscula lasca de esperança de que desta vez possa ser diferente.

Você vê, há muitos anos, um monte de propriedades YA têm sido escolhidas para filmes. Lembram no auge de Crepúsculo? Parecia que havia uma nova obra paranormal sendo escolhida todos os dias. Mas nenhuma dessas propriedades foi feita.

Por quê?

Bem, eu tenho certeza que havia provavelmente, tecnicamente, dezenas de razões (afinal havia dezenas de obras definidas com dezenas de empresas), mas acho que o maior motivo é que essa coisa … essa coisa YA … foi provada.. Não confiável. Um Acaso.

E, além disso, foi um acaso feito por e para adolescentes. Se existe um grupo de pessoas que são universalmente desconsideradas são os adolescentes.

Agora adiantemos para de um pequeno livro chamado Jogos Vorazes.

Finalmente, houve uma série de livros tão bem sucedida que ninguém podia ignorá-la. Alguma coisa tinha que ser feita. Simplesmente havia muito dinheiro em potencial sobre a mesa para não fazer algo. Mas, mesmo assim, a conversa sobre as placas de Hollywood durante semanas que antecederam o lançamento foi … cética.

Este é apenas um comentário deixado em lugares como Deadline.com

um filme onde a personagem principal é uma menina chamada “Katniss Everdeen”?

Isso aí é o primeiro sinal de que é um pedaço de esgoto de porão esse filme. Ficção para jovens adultas – diminuindo a inteligência média das meninas de uma forma diária.

Yep. Havia comentários como esse. Houve muitos comentários como esse.

Claro, algumas pessoas acreditavam em Katniss, e no final nós sabemos o que aconteceu: Jogos Vorazes não só conseguiu, mas cresceu. E Lionsgate riu todo o caminho até o banco.

De repente, YA estava parecendo menos como um acaso. Talvez isso realmente fosse algo? Talvez garotas adolescentes realmente valiam a pena para fazer filmes, depois de tudo.

E isso quando a maré parecia virar.Cidade dos Ossos começou a filmar e duas das mais bem-sucedidas distopias, Divergente e Maze Runner, conseguiram luz verde. De repente, lá estavam lançando anúncios para Vampire Academy e sabe Deus como A Culpa é das Estrelas está ganhando comentários.

Ao longo do caminho, houve algumas outras entradas. Vantagens de Ser Invisível, um projeto de paixão indie com o poder da estrela Emma Watson, arrecadou 32 milhões dólares americanos em todo o mundo  o que foi, provavelmente, um orçamento relativamente pequeno .

Mas, em Hollywood na era dos holofotes, as pessoas não parecem se importar muito com pequenos lucros. As pessoas querem grandes lucros.

Assim, todos os olhos se voltaram para Beautiful Creatures …

E Beautiful Creatures não se saiu bem.

Siga isto com A Hospedeira (que não é um livro YA, mas todo mundo parece esquecer disso) abaixo do desempenho, e, de repente, estamos de volta onde começamos.

Veja! São Acasos! Nós lhes dissemos que isso de YA não era nada! Estávamos certos! * Fistpump *

Isso poderia ter sido o fim de tudo (pelo menos até que o próximo livro com o nível de Hunger Games saia). Mas temos uma coisa acontecendo para nós neste momento: alguns filmes já estão muito bem encaminhados para sair agora.

The Spectacular Now já derrubou as pessoas no Festival de Sundance, e Cidade dos Ossos está saindo 21 de agosto. Divergente, Maze Runner, e Vampire Academy já terminaram as filmagens. Não há como parar o trem desgovernado que é A Culpa é das Estrelas (pelo menos eu espero que não.)

Esses filmes estão acontecendo! É tarde demais para detê-los.

Mas agora é a nossa vez de provar que ficção YA é boa demais para ser detida. Que não somos apenas Crepúsculo e Jogos Vorazes e Harry Potter. Que, se Hollywood quer realmente estar no negócio de história, então podemos proporcionar-lhes essas histórias e, em seguida, …

E então este é o grande parte …

E, então, vamos passar a apoiar essas histórias.

Este grande e longo post só para dizer o seguinte: se queremos que Livros YA se transformem em filmes, então nós temos que ir ver filmes baseados em livros YA.

E se não podemos ir ao cinema, então temos de blogar e tweetar e postar coisas no tumblr sobre eles. Temos de dizer aos nossos amigos e parentes. Porque o negócio é o seguinte, minha gente: um monte de pessoas estão esperando que falhemos. Um monte de pessoas estão esperando isso há muito tempo e todos nós sabemos como as pessoas odeiam quando estão erradas.

E se essa nova safra de filmes não fizer bem, então eu estou pessoalmente com medo, não haverá uma próxima safra. Não por um longo, longo tempo.

Não me entenda mal. Temos defensores! Fãs! Bravos Produtores e diretores e executivos de estúdio que ainda estão optando e dando sinal verde e defendendo propriedades YA. (Eu tive sorte o suficiente para estar no negócio com muitos deles.) E essas pessoas querem estar certas também.

Cabe a nós ajudá-los.

E em “resposta”, o comentário de Cassandra Clare:

Sobre Holywood, Duvidosos e votas com carteia na Era YA.

Eu tenho tanta coisa a dizer sobre isso! Tantas coisas. Ally diz muitas coisas inteligentes aqui.

“Foi um acaso feito por e para adolescentes. Se existe um grupo de pessoas que são universalmente desconsideradas são os adolescentes.”

Como as pessoas que consomem mídia? Absolutamente. Eles são considerados como alienígenas. Ninguém entende por que eles gastam seu dinheiro em filmes ou por que eles gostam do que eles gostam. Lembro-me de que um executivo me entregou uma cópia do roteiro de Crepúsculo antes de o filme sair e já estava sendo dito: “Quem na terra vai querer ver isso?” (Garotas, entendam, não iria vê-lo, porque as meninas odeiam vampiros e lobisomens. Eles são monstros assustadores. Os adultos não iriam vê-lo, porque é sobre adolescentes. E os meninos não iria vê-lo, porque tem amor. Essa era a ideia.)

Há estudos e estudos e estudos sobre homens, adolescentes e jovens, e o que eles querem ver e que eles gostam. Não há correspondentes estudos sobre essas adolescentes e jovens mulheres. Portanto, literalmente, quase ninguém em Hollywood tem alguma ideia do por que as meninas vão ver algo, portanto, não têm nenhum desejo de fazer qualquer coisa que elas possam querer ver, porque não é uma aposta certa. Além disso, se você faz filmes apenas para homens, as meninas terão de vê-los de qualquer maneira, porque.. onde mais eles vão para um encontro?

(Estas são todas as coisas que as pessoas de Hollywood disseram para mim.)

Hollywood ainda mais do que publicação é um lugar de sabedoria recebida. Ninguém sabe realmente por que filmes falham ou têm sucesso, então eles agarram-se a ideias e fórmulas que eles acham que vão fazer seu filme à prova de fracasso. Muitas vezes essas ideias são estúpidas, e muitas vezes elas são refutadas, mas apesar de seis filmes de ação estrelado por homens em uma série  ninguém vai dizer “Talvez as pessoas não gostem de filmes de ação estrelado por homens” – apenas um filme como Beautiful Creatures pode ir mal e a regra é provada, todo mundo odeia YA e YA especialmente sobre as meninas.

(Lembrando que Beautiful Creatures é realmente um YA com uma personagem principal masculino e que o host não é YA em nada, mas um livro para adultos sobre adultos, nem chega perto. Pessoas da mídia olham para você sem entender. Eles também acham que ambos os filmes são sobre vampiros.)

“um filme onde o personagem principal é uma menina chamada “Katniss Everdeen”?

Isso aí é o primeiro sinal de que é um pedaço de esgoto de porão esse filme.”

Yeaah. Eu não acho que é falso dizer que sem o sucesso de Jogos Vorazes, não haveria filme de Cidade dos Ossos, não haveria filme de Divergente. (ainda poderia haver um filme de Maze Runner. Maze Runner é sobre um menino.) E a mídia chegou a uma aceitação e respeito para os Jogos Vorazes, porque é tão bem-sucedida, e respeitam o sucesso, mesmo quando eles não o entendem.

Mas isso não impede as perguntas e reações idiotas e realmente ofensivas – Eu vi que todos piraram quando Cidade dos Ossos foi chamado o novo Crepúsculo ou comparado a Crepúsculo ou mesmo a Jogos Vorazes. Às vezes, as comparações podem ser estúpidas e até ofensivas, porque a implicação é de que qualquer história sobre uma menina e o sobrenatural é exatamente o mesmo que qualquer outra história sobre uma menina e o sobrenatural. Porque, basicamente, há uma quantidade limitada de histórias sobre meninas que poderiam ser de algum interesse, essas são as pessoas que estão cientes das mais ínfimas graduações de diferença em histórias sobre os homens, e iriam rasgar sua garganta ao sugerir que o Homem de Ferro e Batman são parecidos, porque ambos são bilionários caucasianos na casa dos trinta, com problemas com os pais, que não têm poderes especiais, mas usam o seu tempo, inteligência e dinheiro para se construírem brinquedos tecnologicamente superiores que lhes permitam se tornar super-heróis.

(Eu sei disso porque eu apontei isso para um entrevistador na ComiCon, que olhou para mim e disse: “Mas o Homem de Ferro vive na Califórnia” Sim. Bem Talvez isso responda a sua pergunta, senhor, sobre como Clary é diferente de Katniss.. e Bella. Você vê, Bella vive em Washington e Clary vive em Nova York. Ainda bem que esclarecemos tudo.)

* Também apenas para não ser atacada, eu gosto de ambos, Batman e Homem de Ferro, e acho que eles são variações divertidas de um arquétipo e, obviamente, não o mesmo personagem. Mas personagens femininas não são tratadas ou comentadas como se fossem homens. Eu respondi a pergunta: “Como a Clary é diferente de Katniss e Bella?” Tantas vezes na ComiCon que eu finalmente explodi com algum pobre rapaz e disse “Andrew Garfield está bem atrás de mim no tapete. Você vai perguntar a ele como o Homem-Aranha é diferente do Harry Potter? Eu quero dizer, ambos lutam contra o mal, certo? Então VÁ EM FRENTE E PERGUNTE. Pergunte ao Robocop, também, enquanto você está nessa.

Tenho a certeza de que eles não o fizeram. Porque seria uma pergunta absurda, é claro que um herói não é como outro herói só porque luta contra o mal! E, claro, um adolescente não é o mesmo que outro adolescente porque ambos são adolescentes. Mas, para uma mídia a quem os adolescentes são uma massa aterrorizante, amorfa e odiada, eles são praticamente o mesmo. (Existem filmes com protagonistas femininas que são tidas para apelar aos homens – os filmes do tipo Anjos da Noite – mas que é sobre homens querendo mulheres sexys com armas e desde que você não deveria fazer isso com os adolescentes, e Katniss e Clary entre outras não são apresentados de forma sensualizada, isso não é computado nesse gênero, muito menos.)

Então, primeiro, quando você vê as pessoas que comparam Cidade dos Ossos a Crepúsculo ou qualquer coisa, eu entendo porque a reação é “Mas é totalmente diferente! Estou perplexo” O que é desconcertante é isso: O que Crepúsculo, Cidade dos Ossos, Jogos Vorazes e Divergente têm em comum é que eles são sobre meninas, e para as pessoas que sabem sobre YA, sobre ficção, mesmo que apenas sobre histórias, isso não é realmente muito, ou até mesmo uma semelhança notável. Mas para a mídia em geral que faz parte de uma grande massa incognoscível de coisas “não destinada a homens brancos heterossexuais entre 15-35 anos” e, portanto, totalmente inexplicável, e por isso eles são tratados como coisas que precisam de explicação para “pessoas normais” que não poderiam entender o que este filme é a menos que eles sejam apontados para algo que já existe e é popular. Cidade dos Ossos é mais parecido com Constantin do que é particularmente com Crepúsculo ou Jogos Vorazes, mas porque a incrível raridade e estranheza de um filme com uma garota adolescente supera absolutamente todo o resto, não há perguntas sobre filmes que são semelhantes na trama, tom, aparência, até mesmo personagens – apenas perguntas sobre meninas, como se fossem uma espécie alienígena recentemente chegada de Marte.

Há muito para meninos e homens em Cidade dos Ossos. Há muita ação, e há uma abundância de personagens masculinos, como Jace, que têm seus próprios arcos e suas histórias próprias se a história do crescimento de um menino é o que você quer ver. Seria uma vergonha se isso fosse soterrado na narrativa de “todos YA são para meninas” ou “Qualquer filme com uma menina como principal é para meninas.” Então dedos cruzados, vamos esperar que isso não aconteça – e vamos torcer por um tempo onde a discussão sobre cinema com as jovens protagonistas do sexo feminino que não estão em biquínis seja sobre o enredo, as personagens, a construção do mundo – menos a estranheza do fato de que o filme de fato exista.

 

Fonte

 

Arquivado nas categorias: Cassandra Clare com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário

2 comentários em “Cassandra comenta sobre Hollywood, personagens femininas que não usam biquinis, YA e as fatídicas comparações entre séries”



  1. Karen Melchior disse:

    WOW! Cassie mais uma vez sambando na cara dos críticos, esse mulher é uma genia, só pode.

  2. Arthur Herrera disse:

    Verdade… Mulheres muito inteligentes. S2 Cassandra Clare



Os comentários estão desativados.





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook