04.04

padrao_cp2-spoilers

Cassie Clare respondeu mais uma pergunta dos fãs sobre o último livro da saga As Peças Infernais, Princesa Mecânica. Só continue lendo se não se importar com spoilers!

Princesa Mecânica: Perguntas e respostas, com SPOILERS.

Muitos spoilers sobre as escolhas de Jem.

“Então, acabei de terminar Princesa Mecânica e estou muito confusa sobre o motivo de Jem ter realmente escolhido tentar se tornar um Irmão do Silêncio, porque pelo o que eu tinha entendido, ele não queria ser. Talvez eu tenha pulado alguma parte, mas ainda assim, é confuso pra mim. Se você tiver tempo, por favor, explique. – nerdsandprepsandroses”

Certamente, a escolha de Jem foi um sacríficio doloroso – precisamente porque, quando ele a fez, uma morte tranquila seria bastante preferível para ele (tomo como referência a morte de Will, cercado de amigos e família, certo de ser amado, como uma morte tranquila. Um caçador de sombras também pensaria que morrer na batalha seria uma morte honrada.) Mas acho que fica bem claro o motivo de ele ter feito essa escolha. Ele e Tessa discutem isso.

Tessa: “Você disse que não desejava se tornar um Irmão do Silêncio. Que não queria viver pra sempre…”

Jem: “Eu não tenho escolha. Você tinha sumido, e para mim, Will tinha ido atrás de você. Não temia a morte, mas temi estar abandonando vocês dois. Esse, é claro, foi o único jeito. Viver, ficar e lutar.”

Princesa Mecânica

O sacríficio de Jem é realmente um sacrifício exatamente pelo fato de que ele estava em paz com a morte. (Em paz, sim – feliz com isso, não. Esse é o garoto que estava tomando doses enormes de uma droga e trocando a data de seu casamento de dezembro para ‘hoje mesmo!’ porque ele não queria perder nada do que a vida tem a oferecer. Então, tem isso.)

Então,sim, Jem já se conformou com a morte, decidiu que prefere morrer a se tornar um vampiro ou um Irmão do Silêncio – mas nossas decisões são feitas de acordo com as circunstâncias. Você fala sobre uma escolha que ele fez antes da noiva dele ser sequestrada e do melhor amigo dele sair em uma missão suicida atrás dela. É difícil ficar conformado com a morte quando você sente que o que está deixando pra trás é um horror absoluto para as pessoas que você mais ama.

Podemos sentir a frustração dele na cena em que ele implora a Will que vá atrás de Tessa. Ele sabe que é trabalho dele, quer que seja o trabalho dele, e não pode ser, porque ele não consegue nem levantar – ele já se arruinou tentando ir atrás de Tessa. Além disso, essa frustração foi crescendo desde que ele ficou doente. É por isso que ele joga o yin fen no fogo. Ele não quer essa doença, não quer essa morte, não quer ser o instrumento da destruição das pessoas que ele ama.

Quando ele toma a decisão de se tornar um Irmão do Silêncio, é porque as circunstâncias dele acabaram de mudar abruptamente, catastroficamente. Jem estava conformado com sua morte, mas não significa que estivesse conformado com a morte de Will e Tessa, que é o que ele está encarando. Pode ser algo que as pessoas esqueçam devido ao fato de Jem ser delicado e tocar violino, mas ele é um guerreiro. Ele luta de modo insano em todos os três livros. É ele quem ensina Will a lutar. Ele é um caçador de sombras, nascido e criado. E ele não vai desistir facilmente se isso significar que deixará quem ele ama em um perigo terrível, sem fazer tudo que estiver ao alcance dele para desviar desse perigo e salvá-los. Se isso significar se tornar um Irmão do Silêncio, mesmo que ele não queira, é o que ele fará.
Resumindo, ele estava receoso quanto a se arriscar imensamente se juntando a Irmandade – o que já era, por si só, um risco de morrer imediatamente – mas decidiu de vez se juntar por causa do tamanho do perigo em que estavam Will e Tessa. A morte dele próprio era uma coisa, mas deixar que Tessa e Will morressem porque não estava lá para salvá-los era outra.

E ele os salvou, bem como eles todos, no final, salvaram um ao outro.

FONTE

Arquivado nas categorias: Cassandra Clare , Princesa Mecânica com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook