Cassie Clare respondeu mais uma pergunta dos fãs sobre o último livro da saga As Peças Infernais, Princesa Mecânica. Só continue lendo se não se importar com spoilers!
Princesa Mecânica: Perguntas e respostas, com SPOILERS.
Muitos spoilers sobre as escolhas de Jem.
“Então, acabei de terminar Princesa Mecânica e estou muito confusa sobre o motivo de Jem ter realmente escolhido tentar se tornar um Irmão do Silêncio, porque pelo o que eu tinha entendido, ele não queria ser. Talvez eu tenha pulado alguma parte, mas ainda assim, é confuso pra mim. Se você tiver tempo, por favor, explique. – nerdsandprepsandroses”
Certamente, a escolha de Jem foi um sacríficio doloroso – precisamente porque, quando ele a fez, uma morte tranquila seria bastante preferível para ele (tomo como referência a morte de Will, cercado de amigos e família, certo de ser amado, como uma morte tranquila. Um caçador de sombras também pensaria que morrer na batalha seria uma morte honrada.) Mas acho que fica bem claro o motivo de ele ter feito essa escolha. Ele e Tessa discutem isso.
Tessa: “Você disse que não desejava se tornar um Irmão do Silêncio. Que não queria viver pra sempre…”
Jem: “Eu não tenho escolha. Você tinha sumido, e para mim, Will tinha ido atrás de você. Não temia a morte, mas temi estar abandonando vocês dois. Esse, é claro, foi o único jeito. Viver, ficar e lutar.”
Princesa Mecânica
O sacríficio de Jem é realmente um sacrifício exatamente pelo fato de que ele estava em paz com a morte. (Em paz, sim – feliz com isso, não. Esse é o garoto que estava tomando doses enormes de uma droga e trocando a data de seu casamento de dezembro para ‘hoje mesmo!’ porque ele não queria perder nada do que a vida tem a oferecer. Então, tem isso.)
Então,sim, Jem já se conformou com a morte, decidiu que prefere morrer a se tornar um vampiro ou um Irmão do Silêncio – mas nossas decisões são feitas de acordo com as circunstâncias. Você fala sobre uma escolha que ele fez antes da noiva dele ser sequestrada e do melhor amigo dele sair em uma missão suicida atrás dela. É difícil ficar conformado com a morte quando você sente que o que está deixando pra trás é um horror absoluto para as pessoas que você mais ama.
Podemos sentir a frustração dele na cena em que ele implora a Will que vá atrás de Tessa. Ele sabe que é trabalho dele, quer que seja o trabalho dele, e não pode ser, porque ele não consegue nem levantar – ele já se arruinou tentando ir atrás de Tessa. Além disso, essa frustração foi crescendo desde que ele ficou doente. É por isso que ele joga o yin fen no fogo. Ele não quer essa doença, não quer essa morte, não quer ser o instrumento da destruição das pessoas que ele ama.
Quando ele toma a decisão de se tornar um Irmão do Silêncio, é porque as circunstâncias dele acabaram de mudar abruptamente, catastroficamente. Jem estava conformado com sua morte, mas não significa que estivesse conformado com a morte de Will e Tessa, que é o que ele está encarando. Pode ser algo que as pessoas esqueçam devido ao fato de Jem ser delicado e tocar violino, mas ele é um guerreiro. Ele luta de modo insano em todos os três livros. É ele quem ensina Will a lutar. Ele é um caçador de sombras, nascido e criado. E ele não vai desistir facilmente se isso significar que deixará quem ele ama em um perigo terrível, sem fazer tudo que estiver ao alcance dele para desviar desse perigo e salvá-los. Se isso significar se tornar um Irmão do Silêncio, mesmo que ele não queira, é o que ele fará.
Resumindo, ele estava receoso quanto a se arriscar imensamente se juntando a Irmandade – o que já era, por si só, um risco de morrer imediatamente – mas decidiu de vez se juntar por causa do tamanho do perigo em que estavam Will e Tessa. A morte dele próprio era uma coisa, mas deixar que Tessa e Will morressem porque não estava lá para salvá-los era outra.E ele os salvou, bem como eles todos, no final, salvaram um ao outro.