24.01

 

Recentemente tivemos o lançamento do terceiro livro de “Antes que o Café Esfrie” aqui no Brasil. Lançado em dezembro de 2023, pela Valentina, o livro “Antes que o Café esfrie 3 – a morte não precisa ser o fim da vida” dá continuidade as histórias de pessoas que visitam um café onde é possível voltar no tempo. Se você ainda não leu os dois primeiros livros, aproveite a oportunidade, e clique aqui para ler a resenha do primeiro livro, e aqui para ler a resenha do segundo.

3

A sinopse do terceiro livro é a seguinte:

“Com cada história se aprende o significado do tempo, o tempo perdido, o tempo soberano, a falta de tempo, o tempo que não deu tempo, o tempo que passou e não volta mais, o tempo do que ainda está por vir…” Aos pés do Monte Hakodate, no norte do Japão, bem no meio de uma ladeira, existe um estabelecimento – assim como o Funiculì Funiculà de Tóquio – onde, apesar das irritantes regras, é possível viajar no tempo. No Café Donna Donna, vamos reencontrar Nagare e Kazu, e conhecer sua adorável filha Sachi, de sete anos. Em Antes que o Café Esfrie 3 – a morte não precisa ser o fim da vida, conheceremos quatro pessoas que precisam viver essa experiência. Nesta pungente e acolhedora continuação, além de novos e encantadores personagens, seremos apresentados a um enigmático livro: O que você faria hoje se o mundo acabasse amanhã?: 100 perguntas. Para que viajar no tempo se o presente não muda? Essa, seguirá martelando a cabeça dos leitores.

2

O terceiro livro da série segue o mesmo estilo dos anteriores. Conhecemos as histórias de quatro pessoas que visitam o café, uma história por vez, e temos a oportunidade de nos relacionar com cada uma delas. Dessa vez, porém, não estamos no mesmo café, o Funiculí Funiculá, e sim em outro café, chamado Donna Donna, no monte Hakodate.

A mudança de ares foi boa, para variar um pouco. E dessa vez, temos um fantasma diferente sentado na cadeira. As histórias seguem sendo comoventes, e dessa vez são chamadas de “A filha”, “O Comendiante”, “A irmã” e “O Rapaz”.

Para quem não leu os dois primeiros, é possível fazer a leitura do terceiro, mas pode ser que a história de alguns personagens fique um pouco confusa, visto que ele faz referência aos primeiros livros. Os dois primeiros contos para mim foram bons, mas os dois últimos foram muito melhores. Admito que meu coração ficou em pedaços com o último conto, e foi ele que me passou esse senso de “viva o hoje”. Quando terminei o livro, graças a última história, me peguei segurando o volume entre as mãos, por alguns minutos, um pouco reflexiva.

As regras para viajar no tempo, apesar da mudança de café, continuam as mesmas:

Só pode encontrar quem já esteve no café.

Nada do que fizer no passado vai alterar o presente.

Na cadeira que permite voltar ao passado, há uma pessoa sentada, e é preciso esperar ele levantar para poder se sentar e voltar ao passado.

Você não pode se levantar da cadeira.

E por fim…Você tem que bebe tudo, antes que o café esfrie.

As histórias apresentadas nesse livro são bem mais focadas na morte, e a morte é, portanto, o tema recorrente do livro. Mas o livro não é deprimente, nem nada, e sim um sopro de “ACORDE!!!” na mente da gente (tirando o último conto, que é sim, deprimente).

Admito que apesar de ter gostado do terceiro livro, sei que já existem sequências no Japão, e me pergunto como o autor vai fazer para sair dessa “mesmisse” porque, a trocas de lugar e de personagens ajudou um pouco, mas, no fim das contas, continua sendo a mesma coisa, e para mim três livros disso já seriam o suficiente. Principalmente depois do final desse.

Ah!!! Nesse livro conhecemos mais sobre a Sachi, que é filha do Kazu (que está presente desde o primeiro livro). Eu achei que ela é um sopro de ar fresco na história. Ela tem um livro de 100 perguntas (muito inteligentes) e o utiliza para questionar os frequentadores do café.

Esse livro também vem com um organograma de personagens na última página, que pode ser consultado caso você se perca, e eu achei isso maravilhoso (e consultei várias vezes!).

“As pessoas sempre nascem para ser felizes. Sempre.”

Para comprar “Antes que o Café esfrie 3” basta clicar no nome da livraria:

Amazon

Postado por:
Você pode gostar de ler também
26.04
  Olá, pessoal! Hoje vim falar para vocês de dois livro MUITO legais que li recentemen...
23.04
Sinopse: Conhecida como A Garota Abençoada Pela Morte, Ruying apenas quer sobreviver, mas quando ...
19.04
“A Rainha Sol” (Artefatos de Ouranos 1) Nisha J. Tuli Tradução: Guilherme Miranda Seguint...
17.04
Sinopse: Nas planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são a...
16.04
Sinopse: Gigi Graham tem três objetivos na vida: se classificar para a seleção nacional de hó...
12.04
“Dolores Claiborne” Stephen King Tradução: Regiane Winarski Suma – 2024 – 240 página...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook