12.08

Essa foi a primeira leitura de um autor japonês que eu fiz na vida. Eu nunca havia lido nada japonês. Nem um mangá, na verdade. Foi uma experiência muito, muito diferente! Primeiro que, a diferença cultural é TÃO grande que está presente até no modo de escrever, de uma forma significativa. A narrativa desse livro acontece em terceira pessoa, e isso, supostamente deveria fornecer mais informações sobre a história, nos dar mais do que tirar, certo? Certo. Mas não é isso que acontece com esse livro.


Esse livro é diferente. O autor começa nos bombardeando de informações, muitos personagens, poucas características e backgrounds, que tornam a narrativa muito difícil de entender. Admito que, mesmo que a tradução da editora seja excelente, tive que ler algumas páginas várias vezes até conseguir entender o que estava acontecendo de fato. Em diversos momentos achei que havia perdido alguma informação necessária para a minha compreensão do que estava acontecendo, mas não. A narrativa é assim mesmo.
Ela não é focada tanto no seu entendimento dos porquês, do quem, mas muito mais focada no onde e como, e na experiência que os personagens vivem.


E é esse é um dos principais motivos que me fez julgar que a leitura vale a pena. É quase desafiadora, por assim dizer.

Agora, a sinopse:
“Quem você gostaria de encontrar, uma única e última vez, se fosse possível viajar no tempo?
Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.

Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado.

A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.
Antes que o Café Esfrie é um romance do autor japonês Toshikazu Kawaguchi e best‐ seller do USA Today e do Times de Londres. Alcançou o 1o lugar na lista de mais vendidos (ficção literária internacional) da rede de livrarias Waterstones, no Reino Unido, e foi o romance traduzido mais vendido de 2020. No Japão, ultrapassou a incrível marca de 1 milhão de livros vendidos e segue fazendo sucesso em outros países como Taiwan, França e Itália.”

Sim, é isso mesmo que você leu! O livro é sobre viagem no tempo! Isso, e o título, foram os fatores que mais me chamaram a atenção e me fizeram querer ler a história.

Essa viagem no tempo, entretanto, possui algumas regras, já apresentadas a primeira viajante no tempo:

  • Você só pode encontrar outra pessoa que já esteve no café, também.
  • Nada do que você fizer durante a sua viagem mudará o presente. Tudo permanecerá igual.
  • Você precisa estar sentado em um lugar específico do café para viajar.
  • Você deve retornar ao presente antes que o café esfrie, ou então sofrerá consequências terríveis!

O livro então, explora quatro viagens no tempo, tratando de quatro temas diferentes, que se complementam muito bem. Quatro tipos de amores, podemos dizer. E faz com que a gente se pergunte, “Se eu pudesse voltar no tempo, mesmo sem poder mudar nada, eu voltaria? Voltaria para reviver um momento? Para matar a saudade de alguém que não está mais aqui?”

A leitura começa num ritmo um pouco confuso, com a apresentação do café e das regras, enquanto desenvolve o arco da primeira viagem no tempo, mas depois que tudo é explicado, é impossível parar de ler. É uma leitura que termina rápido, mas que precisa de atenção e deve ser feita de maneira lenta. Eu não vou falar sobre as histórias, porque acho que devem ser descobertas, e acho que cada história com certeza fala de maneiras diferentes com cada leitor. Mas todas as protagonistas das histórias são mulheres. Para mim, a quarta foi a que mais me pegou emocionalmente!

Pesquisando sobre o livro, vi que ele era originalmente uma peça, por isso podemos entender alguns elementos repetitivos da história, como as regras que são apresentadas várias vezes, e a falta de background de alguns personagens, mas não é nada que nos impeça de apreciar a história, já que como eu disse, se trata muito mais das situações do que dos personagens em si. O livro também já ganhou uma sequência, com quatro personagens homens, mas ainda não foi traduzida para o português.

Eu recomendo a leitura de “Antes Que o Café Esfrie” para todos aqueles que tem a mente aberta, e gostam de se emocionar!

Para comprar “Antes que o café esfrie”, basta clicar no link da loja que você preferir:
Amazon.
Submarino.
Magalu.

Arquivado nas categorias: Blog , Livros com as tags: , , , .
Postado por:
Você pode gostar de ler também
26.03
“O problema dos três corpos” Cixin Liu Tradução: Leonardo Alves Suma – 2016 – 320 p�...
22.03
Sinopse: Durante uma noite, Laura, Daniel e Mo se encontraram nas luzes fluorescentes de uma sala ...
19.03
  Oiii pessoal! Para continuar na onda de doramas, que eu sei que tem feito muito sucess...
18.03
“Água turva” Morgana Kretzmann Arte de Capa: Tereza Bettinardi Companhia das Letras – 20...
15.03
“The Gathering” C. J. Tudor ARC recebido em formato digital gentilmente cedido pela Penguin ...
12.03
Sinopse:Nesta coletânea de contos, Rainbow Rowell nos presenteia com nove histórias de amor chei...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook