25.04

padrao_cp2-spoilers

Cassandra Clare usou seu tumblr mais uma vez para responder as últimas perguntas sobre o final de “Princesa Mecânica”. Ela também postou uma imagem, e tenha em mente que o texto a seguir é REPLETO de spoilers, contando o final da saga.

Só vir no mais.

CP2 Spoilers: Perguntas e respostas.

Sobre amor e triângulos amorosos. De novo. Desta vez com a arte de Cassandra Jean. E só um lembrete: estas são mensagens antigas, da minha pasta de rascunhos; Eu não estou atualmente pegando perguntas ou lendo fanmails.
Vocês sempre podem me enviar e-mails se precisarem!

P: Hey, Cassie. Eu terminei Princesa Mecânica ontem e não consegui parar de pensar nele. Eu acho que estou em algum tipo de choque. Eu realmente adorei o livro. Foi tão tocante e divertido para mim que eu chorei o tempo inteiro, lágrimas boas e ruins. Mas, depois de ler o final, eu estou um pouco em conflito…

Pra você ver, eu era “time” Will, mas eu amava o Jem… só como um amigo. E, eu na verdade, queria que existissem duas Tessas naquele momento… Mas, o que estou tentando dizer é: A Tessa não só escolheu o Will por que não tinha o Jem? E eu sei que eles tiveram uma vida feliz, e ela era fiel e ainda sentia falta dele, mas quando a Tessa disse que sempre amou Jem, isso excluiu o Will. Eles nem mencionaram o nome dele. Bom, eu sei que aquele era o futuro e eles não precisavam lembrar do passado… e eu sei que você fez isso para fazer que a Tessa tivesse uma vida com cada um… e que todos os três amaram muito um ao outo, mas mesmo assim é conflitante. Isso só fez parecer que o Will foi abandonado no final.

Cassie, eu terminei Princesa Mecânica e embora eu adorei quando Jem e Tessa tiveram um final feliz eu fiquei devastada que a Tessa e Will casaram primeiro. Eu sei que o Jem não podia casar com a Tessa, mas pareceu que desde Anjo Mecânico, ele era o tal que realmente a amava, e ele era o tal que deu a ela compreensão e amor de uma maneira que ninguém mais podia. Eu sempre pensei que o que ela sentia pelo Will era uma paixão física e entusiasmo, mas eles não tinham aquele entendimento profundo que a Tessa e Jem tinham. Do momento que ele disse Mizpah para ele nas escadas, eu sabia que eles eram destinados a ficarem juntos, e, então, eu não sei o que pensar do tempo que ela passou com Will. Eu acho que eu tenho que dizer a mim mesmo que ela estava pensando sobre o Jem o tempo todo que ela estava casada com o Will, e que ela acabou ficando com o Jem no final. Exceto que Jemm morrerá um dia, e ela realmente não ira terminar ficando com ninguém e não sei o que achar disso. Eu sinto que Jem teve menos sorte.

Eu terminei Princesa Mecânica noite passada e eu encharquei as páginas com minhas lágrimas. Eu adorei a amizade de Will e Jem e também ambos relacionamento de Jem e Tessa e o relacionamentos de Will e Tessa e até comecei a gostar do Gabriel, embora eu desejei que alguém desse uma surra nele. Eu acho que o que quero dizer é que embora eu entenda o porquê você fez o que fez com que o final ficasse justo, não acha que existe apenas um amor verdadeiro para uma pessoa? Que sempre terá uma pessoa que amamos mais? E eu sei que você disse que o Will estaria feliz olhando pelo Jem e Tessa no final do livro, mas eu não consigo parar de pensar que ele estaria triste. Jace não ficaria triste se morresse e então Clary ficasse com o Simon?

Whoozle [resmungo de espanto] (eu nem sei se isso é um barulho humano.) Eu coloquei todas essas questões próximas uma das outras como uma espécie de exemplo de como diferentes leitores têm diretamente, reações opostas ao ler exatamente o mesmo livro. É bem interessante.

Eu me referi um pouco sobre a estrutura e sobre pressagiar e sobre simplesmente a natureza do amor e de triângulos amorosos em livros, e agora postarei algo que é puramente pessoal.

Se eu acredito que existe apenas um único amor verdadeiro para todo mundo? Não. Eu acho que é legal você acreditar nisso, por o mundo seria um lugar muito chato se todos nós acreditássemos nas mesmas coisas. Mas eu acredito que isso é um mito, e não apenas um mito qualquer, mas um destrutivo (Esperem até lerem “Vampires, Scones and Edmund Herondale…)

Então, aqui estão duas histórias que são pessoais. Uma sobre minha própria mãe. Desculpa, mãe. Meus pais são divorciados. Eles ficaram juntos por vinte e cinco anos. Minha mãe casou novamente com um rapaz que ela conhecia antes. Meu padrasto. Eu amo meu padrasto. E me baseei em partes nele para fazer o Luke. Ele é um ótimo cara e minha mãe está feliz com ele. Ela foi feliz com meu pai, também.

Então, vocês me digam. Qual deles minha mãe ama menos? Qual deles teve um final de história? Qual deles teve um amor tão grande que não pode ser medido? A minha mãe está agora com um rapaz que ela ama menos que ela amava meu pai, algum tipo de amor secundário e inferior, mesmo que ele seja o homem com quem ela vai ficar até o fim de sua vida? Ou é o outro que ela não amava? O homem que ela ficou junta por vinte e cinco anos, teve filhos, uma vida inteira, ela não o amava? Meu pai?

Obviamente eu prefiro acreditar no que eu acredito: que ela amou os dois igualmente, e eles foram as pessoas certas para os períodos diferentes de sua vida. Mas tenho mais a adicionar.

Segunda história: Essa é sobre uma mulher que tem a idade de minha mãe. Ela também foi divorciada e então conheceu um homem incrível por quem ela se apaixonou. Vamos chamá-lo de D. E então ele morreu. E muito parecido com o Jem, ele implorou para ela, em seu leito de morte, que a morte dele não significasse que ela não tentaria encontrar alguém para amar. E ela prometeu que ela não faria isso – mas ela fez. Ela não saiu da cama por um ano, e então ela nunca mais saiu ou namorou com outra pessoa de novo. Fazem trinta anos agora. Eu conheço seus filhos e eu sei que eles foram infelizes a maioria de suas vidas porque sua mãe é uma pessoa tão sozinha. Eu sei que eles odeiam isso. Eu sei que o homem que ela amou odiaria isso. Eu sei que isso faz seus amigos ficarem tristes. E eu sei que ela está triste. Além de seus filhos, ela não vê razão em viver a não ser esperar que ela morra algum dia para ficar com o D.

Como escritores, escrevemos sobre nossos valores. Nós escrevemos sobre o que acreditamos, sobre o que é importante para nós. E sobre o que sabemos. Eu amo histórias em que pessoas se conhecem, e ninguém mais. Eu amo a ideia de almas gêmeas. Eu penso em As Peças Infernais como sendo uma histórias sobre almas gemas – que Will, Jem e Tessa são as almas gêmeas um dos outros.

Mas também é importante para mim escrever que as pessoas podem se curar, que o coração se regenera, que você pode amar de novo, e que, enquanto cada amor é diferente, isso não faz diferente ou até menos. É uma das coisas que tem sido divertido sobre “As Crônicas de Bane” – que Magnus se apaixona, e perde, e continua, sempre com otimismo e um coração aberto. É uma das coisas que o faz maravilhoso. E eu não acho que isso desvaloriza qualquer um de seus amores, porque Magnus, como Tessa, é imortal e, como ele diz, não existe felizes para sempre para aqueles que vivem para sempre.

Eu acho que a gente precisa de amor. Eu acho que nós precisamos dele como água, comida e ar. E é por isso que eu não acho que Will estaria chateado com Tessa e Jem se encontrando outra vez no epílogo de “Princesa Mecânica”. Eu não acho que ele ficaria chateado mais do que ele ficaria chateado que Tessa estava se permitindo ter água e comida e ar, embora ele, estando morto, não podesse ter essas coisas.

Jace iria ficar chateado se ele morresse e Clary ficasse com Simon? Bem, tudo isso é teórico, pois ele estaria morto. Mas, supondo que ele estava consciência, eu acho que vai depender um pouco. Jace é um garoto adolescente. Ele não tem um profundo amor por Simon, que ele considera como a outra metade preciosa de sua alma. Ele gosta dele. 🙂 Nem ele realmente tem a visão de longo prazo de vida de Will, que viveu uma vida inteira, teria. Então Jace, sim, ficaria ciumento, e talvez amargo, que ele tinha perdido a chance de uma vida inteira. Will teve uma vida inteira. Embora eu gostaria de pensar que Jace, não sendo uma pessoa terrível, ainda iria quer a felicidade que Clary pudesse encontrar, mesmo que isso deixasse uma parte dele triste (e provavelmente confuso desde hey, o que aconteceu com Izzy?!)

Além disso, Clary não é imortal. Não é que eu não acho que seria bom para ela tentar encontrar o amor novamente se Jace morresse, mas Will não é um idiota. Ele sabia que casando com Tessa, ele estava se casando com alguém que iria sobreviver a ele por, possivelmente, milhares de anos. Ele não esperava que ela passasse aqueles milhares de anos sem amor romântico. Então, eu acho Will teve pouca sorte? Não, eu não acho. Ele teve uma vida excelente. Oitenta anos depois que ele morreu sua esposa ficou com o seu melhor amigo, porque ele estava morto, eu acho que ele estava com alguém que não poderia amá-lo totalmente ou adequadamente? Não, eu não acho. Tessa o amava com o tipo de amor imenso épico que você quase nunca vai encontrar. Se eu acho que Jem teve pouca sorte? Não, eu não acho, sabendo o que sei sobre o seu futuro. Eu acho que ele está com alguém que não pode amá-lo totalmente ou adequadamente? Não, eu não acho. Tessa o ama com o tipo de amor imenso épico que você quase nunca vai encontrar. Eu acho que parte do que Will ama sobre Tessa é o fato de que ela ama Jem, e parte do que Jem ama sobre Tessa é que ela ama Will.

Se alguém teve pouca sorte, é Tessa. Um dia Jem pode se reunir novamente com Will do outro lado, onde Will está esperando à beira do rio e eles vão se reencontrar. Mas quando Tessa perde os dois, eles se foram para sempre.

Quando Tessa disse que ela sempre amou Jem, isso meio que não incluiu Will. Eles nem sequer dizem o nome dele.
? CP2: “Você me perguntou se eu amei alguém além do Will,” [Tessa] disse. “E a resposta é sim. Eu amei você. Eu sempre amei, e eu sempre amarei.”

O nome de Will está na mesma frase em que Tessa diz a Jem que o ama. Will está muito presente como uma lembrança (da mesma forma que Jem está presente como música de violino quando Will propõe a Tessa) – e, talvez, esse é o ponto de discórdia, que ele é uma memória e não uma presença viva. Ele tem sido cinzas para 80 anos. Se você gosta de Will, isso dói. Dói em Jem e Tessa. Mais sobre isso em outro post, mas eu sempre disse que o epílogo é agridoce e o fato de que Will está morto, e morto para sempre, é o amargo. Jem e Tessa que, de fato, continuam trazendo o passado, mas isso não muda o fato de que Will se foi e que este é o início de sua vida juntos. Will e Tessa tiveram sua vida juntos. Agora é a vez de Jem e Tessa, e embora ambos amem Will, tudo bem que, quando eles estão se beijando, eles estão pensando sobre o outro. Se ambos estavam pensando em Will, seria uma história sobre como ambos estavam sempre apenas apaixonado por Will, o que poderia ser uma história interessante, mas não é esta história. 🙂

Eu não acho que Tessa está dando a Will um amor diminuído, imperfeito porque, como ela diz no livro quando está pensando sobre como ela ama Jem “sempre vai ter uma pequena parte do coração dela que pertencia ao outro garoto”. Tem uma parte de Will que sempre vai pertencer a Jem. Tem uma parte do coração de Jem que sempre vai pertencer a Will. Eles compartilharam coisas um com o outro que Tessa não pode. Will sabe que sempre vai ter uma pequena parte do coração de Tessa que vai pertencer a Jem e ele a ama mais e melhor por isso, e se sente amado mais e melhor por isso. Ela ama Jem e ele também, e essa semelhança une eles. O Will na minha cabeça, que existe para mim enquanto eu escrevo, nunca ficaria triste que oitenta anos depois que ele virou ossos e cinzas, a pessoa que ele mais amou no mundo encontrou felicidade com a outra pessoa que ele mais amou no mundo. Will passou muito tempo afastando as pessoas e negando a ele mesmo o sentimento de ser amado. Ele sabe como devastado para a alma isso é. Ele não negaria isso a Tessa, e ele não seria ciumento ou cruel. (Em um mundo onde Will está por perto para ter uma opinião: ele não é um fantasma, ele seguiu em frente, então estamos falando apenas de teorias aqui.) O amor de Jem por Will permitiu que Will mantivesse a humanidade dele durante os anos que ele se formava. Se ele foi amargo e ciumento e triste olhando para Jem e Tessa (sabendo, como ele sabe, os anos e anos que Jem passou nas sombras, enquanto Will e Tessa estavam juntos) iria parecer para mim (para mim: é pessoal, não uma diretiva!) que ele perdeu a preciosamente guardada humanidade de um jeito que me deixaria muito triste.

Se o seu jeito de ler o Will é diferente, tá tudo certo. Você não tem que concordar comigo. Eu estou apenas dando a vocês a minha leitura do Will, o Will na minha cabeça enquanto escrevo. O Will que estou escrevendo agora com a Sarah em The Midnight Heir.

Do mesmo jeito, meu Jem, o da minha cabeça, que existe para mim enquanto eu escrevo, não guarda rancor de Tessa e Will e a vida deles juntos e ficou feliz por eles, que eles puderam ser felizes – ele se transformou um Irmão do Silêncio para salvar eles, e renunciou sua união com Tessa, que ela teria honrado, para que eles pudessem ter uma vida juntos. E se Will pudesse fazer qualquer sacrifício para dar a Jem e Tessa a vida deles juntos, ele teria feito, assim como Jem fez. Porque eu não acho que ele era uma pessoa pior do que Jem – Eu acho que eles dois são pessoas excepcionais.

A série é definitivamente não um romance usual. E eu aceito que tem leitores que amam romance, a ideia de um só amor e total fidelidade, e isso está ok. E se você pensar que você pode ter só um amor em sua vida que é o MELHOR amor, ok. Nós todos trazemos nossos valores e crenças para o que lemos. Nós também trazemos nossos valores e crenças para o que escrevemos. Eu escrevi TID em parte por todas as crianças de pais divorciados que amam os padrastos e madrastas também, que precisam acreditar que “Um único amor verdadeiro” não é a única narrativa. A parte da beleza humana é que o coração se regenera. Que se você realmente ama alguém, o que você realmente quer acima das outras coisas é a felicidade deles, porque para mim, essa não é a melhor parte só do amor, é a melhor parte das pessoas.

E em uma nota sobre a melhor parte das pessoas, a cena onde Tessa e Jem apresentam Jem para o homônimo dele, o filho deles, desenhado por Cassandra Jean, é claro, a mestre dos sentimentos.

“E Jem participou do nascimento do primeiro filho deles, e a cerimônia de proteção que levaram a criança na Cidade do Silêncio. Will não quis que nenhum outro Irmão do Silêncio além de Jem fizesse. E Jem brincou com a maneira que ele cobriu o rosto com cicatrizes com as mãos e virou-se, quando soube que o nome da criança era James.”

tumblr_inline_mlslnherxP1qz4rgp
Eu tenho um último post em mim sobre triângulos amorosos, que é basicamente sobre a estrutura e prenunciando, em seguida, é isso! A cura vai continuar sem mim! Whooszle!

E então, Shadowhunters, concorda com a visõ da Cassie? Deixe seus comentários a seguir!

O texto original em inglês, você encontra aqui.

Arquivado nas categorias: Princesa Mecânica com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
19.08
Em sua última newsletter , Cassie enviou um PDF com várias cenas deletadas e conteúdo extra de �...
25.05
A pré-venda do box da trilogia “As Peças Infernais”, com as novas capas e lombada que formam u...
06.05
Cassie falou sobre Jem e Will e o relacionamento de ambos com uma adaga que está com eles por t...
17.07
Continuando a respostas perguntas em seu tumblr, Cassie respondeu duas perguntas agora à tarde,...
03.01
Quase 3 anos depois do lançamento de “Princesa Mecânica”, o livro ainda gera polêmica. Ca...
08.10
Um fã fez uma pergunta um tanto atrevida para a Cassie: quem seria mais gentil na cama, Will ou...

Deixe seu comentário

1 comentário em “Cassie fala sobre o final de "Princesa Mecânica" e ilustra com fã arte”





Os comentários estão desativados.





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook