Alyssa Barbieri, do site TMI Source, foi uma das (sortudas) fãs que conheceram o set de TMI no ano passado. Abaixo, você confere a tradução do relatório de sua visita.
Quando você lê um livro, você tem na sua cabeça uma imagem de seu mundo e suas diferentes nuances. E não é mundo que me fascine mais do que o mundo dos Caçadores de Sombras de Cassandra Clare.
No caminho para visitar o set de Cidade dos Ossos em Toronto, não sabia o que esperar. Esse mundo tinha existido por tanto tempo na minha cabeça e nos livros de Cassie, então quando eu pisei no set pela primeira vez, foi uma experiência única.
Como fã, foi uma experiência surreal. Agora, imagine como deve ser para Cassie ver o mundo que ela criou na sua cabeça e nas centenas de páginas de seus livros se tornar realidade diante de seus olhos.
O TOUR
Nosso tour começou no saguão onde encontramos Cassie, que nos guiaria pelo set. Recebemos umas pulseiras fofas comemorando a gravação do filme em Toronto antes de começarmos. No caminho para o departamento de figurino, paramos e olhamos algumas artes conceituais que estavam nas paredes do escritório principal. Tinham vários paineis de cenas, inclusive da cena da estufa. De lá conhecemos Gersha Phillips, a figurinista designer, que nos guiou no passeio ao departamento.
Haviam paredes dedicadas a cada ator/personagem cheia de colagens de revistas que inspiraram o visual para cada personagem. Tinha foto de atores famosos, de desconhecidos, e de visuais diferentes para os personagens. Por exemplo, Clary no começo do filme e Clary Caçadora de Sombrs. De lá andamos pelo departamento onde havia muitas araras de roupas para os personagens.
Também tivemos um rápido passeio pelo departamento de arte, onde demos uma olhada numa pintura do Anjo Raziel, que era linda, e descobrimos que um dos artistas que estava lá que havia ilustrado.
De lá fomos para os sets onde veríamos o mundo de TMI se tornar real.
OS SETS
O portão do Instituto
O primeiro set que visitamos no tour foi o portão do Instituto, que aparece em alguns trailers. É claro que não tinha os efeitos do glamour. O portão era enorme e assustador e tudo que você esperaria do Instituto de Nova York. Tinha várias runas gravadas no metal do portão. Era um detalhe pequeno, mas importante para me dar confiança de que esse filme estava nas melhores mãos possível.A biblioteca
Você sabe que um set é impressionante quando entra em um não terminado e se encanta de vê-lo. Foi o caso de quando eu entrei na biblioteca do Instituto. O set estava quase completo, só faltavam alguns acessórios tipo os livros e disseram que estava pronto e só iriam filmar lá em umas duas semanas.No momento em que entramos na biblioteca, todos olhamos com admiração e esplendor o enorme set. Mais uma vez, tinham runas espalhadas por toda a biblioteca – no chão, gravadas nas colunas – e foi como jogar Onde está o Wally: edição Caçador de Sombras.
Uma das coisas que se mais destacava era um buraco enorme na parede que se estendia um pouco para o chão, e descobrimos que era um portal. Mas tarde, observamos e vimos que na porta do portal também tinha runas gravadas. Foi bem legal ver o portal construído ganhar vida nos trailers.
A casa de Clary e Jocelyn
Esse set estava começando a ser construído, mas fizemos um tour mesmo assim. Subimos algumas escadas pra chegar num set escuro e vazio. O interior estava escuro e em construção, mas vimos diferrentes cômodos, inclusive um banheiro em construção e o quarto de Clary. Nosso guia nos mostrou uma parede que seria explodida para uma cena. Depois de ver os trailers, assumimos que ali seria a cozinha onde Clary tenta explodir o demônio Ravener.A Cidade dos Ossos
De longe, meu set preferido e o mais impressionante foi a Cidade dos Ossos. Foi muito especial passear por esse set. Foi lá que fizemos as entrevistas com Lily Collins e Robert Sheehan, e também assistimos às gravações com nossas cadeiras de diretor que o estúdio deu.No meio do set (onde os monitores mostram cenas das filmagens) tinha uma runa da visão enorme na qual Clary está em cima na cena. Quando você fica em cima da runa e fala, cria um efeito de eco como se você estivesse ouvindo alguém falar em sua cabeça. Nós nos sentimos como Clary por um momento.
Atrás daqueles arcos estavam um tipo de corredor que ainda estava sendo construído. Eles não tinham filmado as cenas da Cidade dos Ossos ainda e Lily nos disse que estava ansiosa para isso. Andar naquela corredor escuro foi como andar na Cidade dos Ossos, o que foi emocionante e arrepiante. Percebi que haviam caveiras e ossos nas paredes. Foi incrível.
Gravações
Quando nos sentamos nas nossas cadeiras de diretor na Cidade dos Ossos, assistimos uma parte das gravações, assim como cenas dos dias anteriores. Nós assistimos duas cenas filmadas em dois monitores lado a lado, que tinham ângulos diferentes: a possessão de Madame Dorothea e Clary, Simon e Jace com Madame Dorothea.A possessão de Madame Dorothea
Acredito que a cena com Clary, Simone Jace acontece antes do que a primeira cena que assistimos, que é a possessão de Madame Dorothea (CCH Pounder) e sua transformação no demônio maior abbadon. A cena começa com Dorothea tremendo um pouco enquanto Abbadon possui seu corpo, e aí ela vira e anda em direção à câmera e começa a tocar em seu rosto. Tem uns pontos de movimento no rosto dela que mais tarde mostrarão sua transformação em Abbadon no computador. Ela sorri malignamente e sai de cena. CCH foi incrível na cena. Não foi uma grande cena, mas CCH fez um ótimo trabalho e me arrepiou.Clary, Jace e Simon na casa de Madame Dorothea
A próxima cena que assistimos tinha Clary, Hace, Simon e Dorothea. A cena começa no exterior quando Simon arromba a porta e derruba Dorothea (a cena no final do trailer que todo mundo estava em dúvida, é o Simon). Simone está em cima de Dorothea enquanto ela o ataca. Ele grita “Clary!” enquanto Dorothea continua a atingi-lo. Jace e Clary correm para a cena e Jace pega uma lâmina serafim e golpeia Dorothea. Clary então se abaixa e pega o Cálice Mortal de Dorothea. Ela tropeça e parece que coloca o Cálice de volta na carta do tarô (um cara corre e pega o Cálice e coloca uma carta na mão dela, isso vai ser feito no computador). Aí ela olha pra Simon e corre até ele e o abraça. Jace fica olhando com ciúmes atrás, chateado. Você sabe, aquela cena que Jamie Campbell Bower vomita seu coração.(Isabelle?) chama Jace e ele sai de cena. Clary e Simon ficam vendo Jace correr e se olham antes que a cena acaba.
Foi a primeira vez que vi cena desses atores interpretando esses personagens icônicos e foi alucinante de tão surreal. Não só os atores eram incríveis, mas também fizeram os personagens ganhar vida diante dos meus olhos.
Assistimos eles filmarem essas cenas muitas vezes, mas definitivamente não reclamamos. Quando eles fizram uma pausa foi quando fomos embora. Mas ficaríamos felizes de ficar naquelas cadeiras a noite inteira vendo as gravações.
Também vimos alguns trechos de cenas que eles já haviam filmado.
Clary tira o Cálice da carta de tarô
A cena começa com Clary cuidadosamente colocando a mão dentro da carta de tarô (um retângulo sem fundo no qual ela coloca a mão) e tira o Cálice Mortal. Isso vai ser tudo feito no computador. Essa cena provavelmente foi filmada no dia anterior.Jace e Isabelle com Alec depois do ataque de Abbadon
A cena começa com Alec inconsciente no chão e Isabelle desenhado uma iratze nele com sua estela. Quando não funciona, ela grita desesperada para Jace, que corre e se ajoelha ao seu lado. Ela diz: “Não está funcionando”. Jace parece preocupado. A cena termina com ele olhando para fora da câmera.
E esse foi mais um relato de quem visitou o set de Cidade dos Ossos, e mais uma vez só serviu para nos deixar mais ansiosos! Quem está contando os dias aí? Comentem!
2 comentários em “TMI Source visita o set de Os Instrumentos Mortais!”
Os comentários estão desativados.