20.09

 

Oi pessoal! Hoje vim falar para vocês sobre a melhor leitura que fiz em 2024 até agora. Sim, isso mesmo: a melhor.

Quando pesquisei sobre esse livro, descobri que havia uma série baseada nele na Netflix, e que nos países já lançados ele havia sido um sucesso absoluto de vendas.

Admito que fiquei presa no livro assim que li a sinopse:

O autor best-seller Javier Castillo mistura a ação e o suspense dos romances policiais modernos com a tensão e a intensidade dos thrillers psicológicos. A garota de neve foi o romance mais lido durante o lockdown de 2020 na Espanha e, em 2023, foi adaptado para a minissérie A Garota da Fita, da Netflix.

Uma menina de três anos desaparece no meio da multidão que assiste ao desfile de Ação de Graças da Macy’s, em Nova York. Seus pais, Aaron e Grace Templeton, chamam imediatamente a polícia, mas a frenética busca que se inicia logo se mostra infrutífera: não hásinal do que possa ter acontecido com Kiera Templeton.
Miren Triggs, uma estudante de jornalismo da Universidade de Columbia, se interessa pelo caso e inicia uma investigação paralela com a ajuda de seu professor e editor-chefe do Wall Street Daily, Jim Schmoer. Aos poucos, o mistério em torno do desparecimento de Kiera vira uma obsessão para Miren, que tem de encarar traumas de seu passado enquanto segue buscando por mais pistas.
Incrivelmente bem construído, A garota de neve conduz o leitor por uma montanha-russa de emoções. Alternando entre a voz de diversos narradores, Javier Castillo apresenta uma trama mais assustadora e complexa do que, a princípio, se imaginaria.

“Javier Castillo é, sem sombra de dúvida, o novo fenômeno da literatura europeia.”–Joël Dicker

“O Stephen King espanhol.”-ABC

“O mestre dos thrillers espanhol rompe as fronteiras do gênero.”– Forbes

É um pouco difícil falar desse livro sem dar spoiler mas eu vou me esforçar porque acho que vale muito a pena!

Para começar, o livro tem vários pontos de vista, todos na terceira pessoa, exceto o da protagonista, a jornalista Miren, que é na primeira pessoa. O livro também tem várias linhas temporais: 1998, 1999, 2003, 2010… E ele fica indo e voltando e alternando entre essas linhas temporais. Sim, é um pouco confuso mas, sério, a história se complementa perfeitamente por causa disso.

O livro é RICO em detalhes que ajudam muito a construir o cenário dos anos e lugar em que se passa: New York. Deu pra ver que o autor fez uma bela pesquisa para escrever o livro e não deixou nem um pouco a desejar!

A construção dos personagens também é incrível: o porque são como são, o porque agem como agem, tudo é super explicado, e de uma maneira MUITO interessante!

Outra coisa que eu achei super legal nesse livro é que a protagonista é jornalista, e o autor aborda bastante esse tema: como era ser jornalista naquela época, o significado da profissão, algumas “sujeiras” pesadas que rolam no comportamento de grandes jornais, etc… Sério, ficou sensacional!

Os capítulos são curtos, então a leitura flui MUITO facilmente. É o tipo de livro que não dá, simplesmente não dá para parar de ler. Você torce pela Miren o tempo todo.

Quem pensa que o livro é só um romance policial simples, se engana: ele aborda temas pesados (inclusive pode ter gatilhos então se você for sensível tenha muito cuidado com a leitura), como estupro, abusos, violência nas ruas, alcoolismo, pobreza nas periferias, e faz tudo isso de forma brilhante! Em alguns momentos, dá até um embrulho no estômago, e nem sempre é uma leitura fácil…

É difícil demais ler esse livro e não criar expectativas sobre o que vai acontecer a seguir. Eu ficava o tempo todo torcendo e esperando para Miren encontrar Kiera (e é claro que não vou dar esse spoiler aqui!!!), e devo dizer que a história não é só sobre o desaparecimento de Kiera. Para mim, foi muito mais sobre o desenvolvimento de Miren e a forma que ela encontrou de lidar com os os traumas que enfrentou. E QUE personagem bem construída!! Gente, eu simplesmente adorei essa protagonista: forte, decidida, sabe o que quer, e não mede esforços. A história dela vai acontecendo paralelamente com a da Kiera, e nenhuma das duas histórias é fraca.

E tudo vai se desenrolando, e ficando cada vez mais e mais intenso, e você vai virando as páginas para tentar entender o que aconteceu, e simplesmente NÃO CONSEGUE PARAR DE LER!!!

Para mim, de verdade, A Garota de Neve é uma leitura IMPERDÍVEL, e o Javier Castillo foi CIRÚRGICO em sua escrita. Mal posso esperar para ler as próximas aventuras da Miren (ele já escreveu continuações da história da Miren que ainda não foram lançadas no Brasil, mas é tipo uma série policial investigativa mesmo…)

Para quem se encantar com o livro, e quiser alimentar o monstrinho, a série na Netflix se chama A Garota da Fita e é ok, mas tem bastante diferenças do livro e não sei se curti muito as mudanças (uma outra hora venho aqui falar sobre).

Para mim, a ÚNICA coisa que ficou faltando nesse livro foi um final UM POUQUINHO mais longo, mas de resto ele é simplesmente perfeito!

A Garota de Neve foi lançada recentemente no Brasil pela SUMA, e tem 264 páginas. Leia! Você NÃO VAI se arrepender!

Para comprar “A garota de neve” clique no nome da loja:
Amazon.
Magazine Luiza.
Arquivado nas categorias: Blog , Livros com as tags: , , , , , , .
Postado por:
Você pode gostar de ler também
01.10
Gente... O que aconteceu com setembro? Eu só pisquei e já chegamos em outubro! E tem muitos lança...
27.09
“O herdeiro roubado” Holly Black Tradução: Adriana Fidalgo Galera Record – 344 – 232 ...
25.09
“Condições ideais de navegação para iniciantes” Natalia Borges Polesso Arte de capa: Fla...
24.09
Sinopse: Em uma escola interna escondida em Manhattan, os descendentes do zodíaco chines estão e...
21.09
”Casa de família” Paula Fábrio Arte da capa: Tereza Bettinardi Companhia das Letras – 2...
17.09
Sinopse: Cacau Rodrigues tem apenas um sonho: fazer um intercâmbio na Universidade de Notre Dame,...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook