Oi pessoal! Hoje vim falar para vocês sobre um livro INCRÍVEL que li recentemente, chamado “A Lista de Coisas Suspeitas”. Então vamos para a sinopse:
Às vezes, os laços mais fortes se formam nos lugares mais improváveis.
É 1979 em Yorkshire, na Inglaterra, e o pai de Miv está pensando seriamente em mudar de cidade. Ela sabe que é por causa dos assassinatos que assombram a região já há alguns anos, mas deixar o lugar onde cresceu e ficar longe de sua melhor amiga, Sharon, não é uma opção, não importa que perigos rondem por ali ― nem como as coisas estão estranhas em casa desde o dia em que sua mãe parou de falar.
Talvez, se ela conseguir encontrar o assassino dessas mulheres, ela e a família possam ficar onde estão, afinal. Com isso em mente, Miv e Sharon começam a fazer uma lista de todas as pessoas e coisas suspeitas na vizinhança onde moram.
Mas a busca das garotas pela verdade acaba revelando a existência de segredos inesperados no bairro, em suas famílias e entre elas. E se o verdadeiro mistério que Miv precisa resolver estiver mais perto do que ela imagina?“Uma história comovente sobre o poder da conexão humana, escrita com empatia, carinho e cuidado. Ler este livro é se sentir um pouco melhor quanto à vida.” ― Elizabeth Day, autora de Magpie
Para começar, esse livro é uma homenagem da autora às vitimas do Estripador de Yorkshire, um assassino em série real, que assombrou a Inglaterra nos anos 70. Visto que, segundo a autora, sua família conhecia e tinha relações com o indivíduo.
Então vamos lá: o livro é narrado por cinco personagens, mas, principalmente pela personagem principal: Miv, e somente o ponto de vista dela é em primeira pessoa. Os demais são narrados em terceira pessoa.
O livro tem uma leitura super fácil e dinâmica. A narração da personagem principal é ótima e flui muuuito fácil. Eu já gostei da Miv de cara. Ela é uma menina astuta e decidida, disposta a fazer qualquer coisa necessária para não perder a familiaridade de seu lar: Yorkshire.
O livro, podemos pensar pela sinopse, parece ser cheio de clima de suspense. Mas isso não é verdade. O que acontece é que presenciamos a perda da inocência e o amadurecimento das crianças, enquanto acompanhamos a Miv e sua amiga na caçada ao Estripador.
Ao longo do livro, nos damos conta de que a história é MUITO MAIS sobre amadurecer e ver as coisas de uma nova perspectiva do que sobre o Estripador de Yorkshire, então, para mim, esse livro é muito mais um drama do que suspense.
Sobre o Estripador, ele acaba sendo um plano de fundo do livro, digamos assim. Quando se trata dele, a narrativa é muito mais sobre como ele afetou a vida das pessoas que moravam lá do que sobre ele em si. Os assassinatos em si, e a investigação deles, é o que aproxima Miv de sua melhor amiga e torna a amizade delas tangível, fazendo com que elas descubram a importância dessa amizade, do amor e da família.
O livro também trata de assuntos importantes como racismo e diferença de classes. Ou seja: nesse livro, Miv acaba descobrindo muito mais sobre si e a própria vida do que sobre o Estripador, e tudo bem, porque uma hora tudo isso passa a cativar você.
Depois de ler, é claro que fui pesquisar mais sobre a história real e sobre a autora (esse é o livro de estreia dela), e o mais legal de tudo é que as pessoas que são de Yorkshire realmente se sentiram tocadas pelo livro! Ou seja: ela teve sucesso em seu objetivo.
Para terminar, vou dizer que o final desse livro vai mexer MUITO com o seu coração. Então LEIA! “A Lista de Coisas Suspeitas” vai te fazer refletir sobre infância e inocência de uma forma totalmente diferente!
Para comprar “Maud Martha”, basta clicar no nome da loja: