30.09

Sinopse: Last summer, Alice Ogilvie’s basketball-star boyfriend Steve dumped her. Then she disappeared for five days. She’s not talking, so where she went and what happened to her is the biggest mystery in Castle Cove. Or it was, at least. But now, another one of Steve’s girlfriends has vanished: Brooke Donovan, Alice’s ex-best friend. And it doesn’t look like Brooke will be coming back. . .

Enter Iris Adams, Alice’s tutor. Iris has her own reasons for wanting to disappear, though unlike Alice, she doesn’t have the money or the means. That could be changed by the hefty reward Brooke’s grandmother is offering to anyone who can share information about her granddaughter’s whereabouts. The police are convinced Steve is the culprit, but Alice isn’t so sure, and with Iris on her side, she just might be able to prove her theory.

In order to get the reward and prove Steve’s innocence, they need to figure out who killed Brooke Donovan. And luckily Alice has exactly what they need–the complete works of Agatha Christie. If there’s anyone that can teach the girls how to solve a mystery it’s the master herself. But the town of Castle Cove holds many secrets, and Alice and Iris have no idea how much danger they’re about to walk into.


Como vocês já sabem, essa resenha é em parceria com a Random House Internacional, de quem recebemos esse ARC (Advance reading copy: algo como “uma cópia de leitura avançada, ou seja, o livro ainda pode sofrer alterações antes de ser publicado). Também lembrando que essa resenha terá um formato diferente: por ser um ARC, não haverão quotes, já como os livros podem sofrer mudanças em seu texto antes de serem comercializados. Gostaríamos de agradecer profundamente a Editora pela oportunidade de parceria.

Em primeiro lugar, queria dizer que eu não estava botando muita fé nesse livro, por isso acabei enrolando demais para começar a lê-lo e, é claro, isso voltou para me morder no traseiro porque adorei o livro e assim que comecei só consegui parar quando chegou ao final mesmo.

Assim como diz na sinopse, depois de levar um pé na bunda do namorado (e não foi qualquer pé na bunda, diga-se de passagem, foi um pé na bunda de “eu não quero mais namorar com você porque estou apaixonado pela sua melhor amiga”), Alice simplesmente decidiu que o melhor para ela seria desaparecer. E assim ela o fez. Alarmando toda a cidade, seus pais e todo mundo pensando que algo poderia ter acontecido com ela.

Até o dia em que ela voltou sã e salva para casa, como se nada tivesse acontecido, no melhor estilo “eu tava só lavando o cabelo, o que foi que aconteceu?” e por isso ela é, momentaneamente a pessoa mais falada e mais visada do colégio. Seus amigos ficaram com raiva dela, então Alice fica mais sozinha do que nunca, até o dia em que ela conhece Iris.

Iris não gosta muito de Alice – mas para falar a verdade, ela não gosta muito de nenhum dos “Mains” que é a forma que chamam os jovens populares do colégio. Porém, como as notas de Alice estão baixíssimas, os pais dela pagam para que Iris seja tutora da garota nas matérias em que ela está bombando – e Iris realmente precisa de todo dinheiro que conseguir juntar para pegar sua mãe e irem embora da cidade o quanto antes.

As garotas, que são basicamente forçadas a ficarem juntas uma a outra agora, se veem metidas no meio de um mistério quando, após uma festa, Brooke – a ex-melhor amiga e atual namorada do ex de Alice -, simplesmente desaparece. E isso tudo depois de: Alice ter aparecido na festa de surpresa, ocasionando uma briga entre Steve (o dito namorado) e ela, e com Brooke saindo muito furiosa da tal festa, passando por Iris que estava caminhando na rua na hora e viu a garota indo, mas não conseguiu parar ela.

Alice não acredita que Steve estaria por trás do crime, como a polícia insiste em apontar que sim (afinal, é sempre o namorado, não é?) e carrega Iris junto com ela nessa busca pela verdade, porque a avó de Brooke está oferecendo uma recompensa gigantesca que pode fazer a vida da garota bem longe daquele lugar para quem encontrar o culpado pelo crime.

Assim como o mistério que elas tentam desvendar agora: quem estaria por trás do desaparecimento de Brooke e porque, as duas garotas carregam seus próprios mistérios uma da outra. Alice não fala em hipótese alguma sobre o que aconteceu nos dias em que ela desapareceu e Iris também não fala sobre o porquê ela precisa tanto assim de dinheiro e ali começa a nascer uma amizade improvável, mas que corre o risco de terminar por tantos segredos – e por tantos riscos que elas estão correndo.

Alice é um tipo de personagem que eu gosto bastante, enquanto estamos no ponto de vista dela, a gente não sabe também o que ela passou naqueles dias, o que aconteceu com ela, porque ela evita até pensar neles – mas ela vai nos fazendo entender o porquê ela fez isso em primeiro lugar, porque ela acreditava que devia desaparecer assim de seus amigos e de sua família.

E, do outro lado, Iris é transparente quanto cristal (pelo menos para nós que estamos lendo), enquanto ela não conta para ninguém sobre os motivos que a leva a fazer o que ela está fazendo, nós sabemos desde o início quais suas motivações.

Esse livro é uma verdadeira mistura entre “Veronica Mars” (que é até mencionada algumas vezes no passar do livro) e Agatha Christie. E consegue realmente te prender de início ao fim.

Porém, a única coisa que me impediu de dar 5 estrelas completas, é o fato de que ele peca no mesmo lugar em que quase todos os suspenses pecam: eles tentam tanto fazer você acreditar que uma pessoa é culpada que fica na cara que não pode ser aquela pessoa mesmo, porque se for, vai ser a coisa mais frustrante do mundo.

Eu desconfiei de uma pessoa e mantive minha desconfiança desde o ponto em que peguei isso até o final e, no final das contas, eu estava certa, mas isso é tudo que eu vou falar sobre aqui, porque vale muito a pena ler e ver se você também descobre quem está por trás de tudo.

Agora eu não sei se foi intencional, mas, ao que parece, ao final do livro, fica uma pequena abertura para próximos volumes os quais as duas resolvem mistérios. Pode ser só uma brincadeira entre a roda de amigos que conversa sobre isso no momento? Sim, porque o final é fechadinho, mas confesso que gostaria de ler mais de Alice e Iris se aventurando nesse mundo de investigação.

Thanks for the free book, Penguin Random House International.

Para comprar “The Agathas” basta clicar no nome da livraria:

Amazon, capa dura.

Arquivado nas categorias: Blog , Livros com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
20.02
“A serpente e as asas feitas de noite”(Nascidos da Noite #1) Carissa Broadbent Tradução: J...
16.02
Sinopse:No último dia das bruxas, a ex-melhor amiga de Alice Ogilvie foi morta. Se não fosse ...
13.02
Depois de um janeiro que pareceu durar uns 3 meses, finalmente chegamos em fevereiro e no novo post ...
09.02
“Mata Doce” Luciany Aparecida Arte de Capa: Ale Kalko Alfaguara – 2023 – 304 páginas ...
06.02
Sem delongas, comecemos essa resenha com a sinopse: “Pietra Jimenez é uma famosa arqueóloga e pe...
31.01
Sinopse: O livro que os fãs de Christina Lauren estavam esperando desde que conheceram Fizzy ...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook