22.07


“Ao Sabor do Tempo”
Françoise Héritier
Tradução: Maria de Fátima Oliva do Coutto
Valentina – 2022 – 160 páginas

Uma leitura prazerosa, repleta de sabedoria, que ajudará o leitor a se sentir vivo, um convite para redescobrir as dores e, principalmente, as delícias do que significa a nossa existência. Enfim, um livro que é uma verdadeira lição de vida! Na primeira parte (“Colcha de Retalhos”), da mesma forma que em O Sal da Vida, Françoise Héritier elenca, como uma espécie de poema em prosa em homenagem à vida, uma coletânea de sensações, trocas e experiências individuais – ainda que comuns a todos nós – que, diariamente, dividimos com os nossos semelhantes e com o mundo. Na segunda parte (“Modelagem”), fazendo uso de associação de ideias, a autora procura nos oferecer, de uma maneira não biográfica, uma representação de como todo esse material moldou e elaborou a sua própria trajetória. Repleta de passagens engraçadas e espirituosas, conheceremos mais intimamente a sua relação com o grande Claude Lévi-Strauss, o trabalho de campo como etnóloga na África, as questões que envolveram tornar-se uma mulher independente, ser uma erudita num meio acadêmico extremamente machista, envelhecer com dignidade e elegância…

Ao Sabor do Tempo” seria uma continuação do cultuado livro “O Sal da Vida”, apesar de não ganhar essa alcunha. Os dois foram escritos por Françoise Héritier, e me permita falar sobre autora antes de suas obras: uma das maiores intelectuais francesas de nossa época, formada em etnologia, antropologia e, acima de tudo, feminista, Françoise deixou sua marca na literatura através de diversos artigos falando sobre a disparidade entre os gêneros e também sobre a sociedade no geral. A vida de Françoise foi tão cíclica que ela faleceu no dia do seu nascimento em 2017, aos 84 anos de idade. Então sim, é aquele tipo de pessoa que dá prazer ler porque ela conhece as letras e entende o poder do que escriva.

ficar contente pelo senhor que sorri enquanto caminha sozinho; lembrar-se do primeiro menino que a convidou para dançar num salão na Auvêrnia quando tinha doze anos (ele dezesseis e se chamava Rémy), e do seu cavaleiro, tempos depois, em Marcigny, tratado cerimoniosamente e que se chamava Noël e era dono de uma bela voz grave; deleitar-se com o timbre de um jovem contratenor inglês em O Messias; assistir, numa campina, a um eclipse parcial do sol com óculos apropriados e ficar ligeiramente decepcionada;

Como a própria sinopse diz, o livro tem duas partes, sendo que na primeira, “Colcha de Retalhos”, Françoise elenca diversas coisas que, segundo seu próprio julgamento, elenca justamente o que ela acredita que dava sabor a sua vida. São passagens que misturam memórias com sensações, fazendo o leitor ter a certeza total de que lê algo especial e diferente. São muitas páginas com momentos delicados e gentis, que frisam uma vida que foi vivida plenamente.

perguntar-se se gosta mesmo de Fernent-Branca, marshmallow, bala azeda, torrone; usar roupas largas ou retas em vez de vistas sempre saias rodadas e collants; achar que, às vezes, foi idiota; lamentar não ter sido mais insubmissa, não ter encontrado sempre as palavras certas, nas horas certas; lembrar-se das bonecas de papel para as quais se recortavam roupas impressas;

Não há como não se emocionar com todas as hipóteses que se pode dar o tempero que nossa vida precisa. Não há como não se emocionar em diversas passagens que estão listadas, sem parágrafos, do que fez parte da vida de Françoise e que faz com que comecemos mentalmente a nossa própria lista do que representa toda essa dor e delicia de experienciar tudo que passamos em nossas vidas.

apreciar a suavidade de certas colocações irônicas tão bem direcionadas, a ponto de o alvo da flechada rir inocentemente como os demais do grupo sem desconfiar de que a flecha se dirige a ele;

A segunda parte, “Modelagem”, contem uma espécie de vivência não fidedigna a realidade de sua época morando na África, em um ambiente claramente dominado por homens. Como pesquisadora etnológica tentando ajudar a combater a epidemia de AIDS e trabalhando para o governo francês, a narrativa vai misturando diversos momentos de sua vida (novamente, não biográficos e ela deixa isso claro) com experiências de vida, que leva o leitor a novamente pensar sobre sua visão de mundo e tudo que já presenciou. É uma leitura muito, muito rápida e passa a sensação de estar simplesmente em uma conversa informação com uma antiga amiga repleta de sabedoria.

É esta capacidade de alternar com facilidade austeridade e prosperidade, doença e saúde, a sede de viver e o medo de morrer, que me dá forçae resistência.

Entendo que é o tipo de leitura que nem todos são atraídos em um primeiro momento, mas também acredito que é uma leitura tão delicada e tão necessária para a reflexão da vida, principalmente nos tempos nos quais vivemos e estamos presenciando, que não deixo de indicar a leitura. Precisamos desacelerar, precisamos prestar atenção em tudo que nos faz feliz, precisamos acumular as experiências que nos fazem seres humanos e precisamos guardar o que nos é caro para que possamos entender que o sal da vida é justamente o tempero necessário, e o sabor do tempo que fica em nossas lembranças é o que faz tudo valer a pena.

Para comprar “Ao Sabor do Tempo” basta clicar no nome da livraria:

Amazon.
Submarino.
Magalu.

Arquivado nas categorias: Blog , Livros com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
26.03
“O problema dos três corpos” Cixin Liu Tradução: Leonardo Alves Suma – 2016 – 320 p�...
22.03
Sinopse: Durante uma noite, Laura, Daniel e Mo se encontraram nas luzes fluorescentes de uma sala ...
19.03
  Oiii pessoal! Para continuar na onda de doramas, que eu sei que tem feito muito sucess...
18.03
“Água turva” Morgana Kretzmann Arte de Capa: Tereza Bettinardi Companhia das Letras – 20...
15.03
“The Gathering” C. J. Tudor ARC recebido em formato digital gentilmente cedido pela Penguin ...
12.03
Sinopse:Nesta coletânea de contos, Rainbow Rowell nos presenteia com nove histórias de amor chei...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook