06.05

Encanto
Direção: Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith
Com vozes de: Stephanie Beatriz, María Cecilia Botero, John Leguizamo, Mauro Castillo, Jessica Darrow, Angie Cepeda, Carolina Gaita e mais.

“Encanto conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional”

O agora ganhador do Oscars de ‘Melhor Animação’, ‘Encanto’ faz jus a seu título e torna impossível a todo coração de pedra não se apaixonar pela família Madrigal e a jovem Mirabel. A animação se passa na Colômbia, em um vila fantasiosa onde a família principal lidera o povo devido aos seus poderes concedidos por uma vela mágica. Cada membro do clã recebe uma dádiva diferente: cura, super-força ou audição, controle do clima, comunicação com animais, previsão do futuro, etc… Todos, menos Mirabel.

A menina, em sua infinita alegria e empatia (que é, de fato, tão forte que poderia ser considerada “super”), não recebeu nenhum dom da vela e isso gera diversos sentimentos nela e nos que as cerca. A pressão sofrida por ser ‘comum’ faz com que a nova heroína da Disney tenha que enfrentar a maior batalha pessoal que as ‘princesas’ do Mickey já enfrentaram até hoje: alcançar a aceitação. De si mesma e dos demais.

A história então avança na pequena vila em que os Madrigal residem sem grandes deslocamentos dos personagens, fugindo bastante dos clássicos do estúdios. Mas não pensem nem por um segundo que isso afeta a grandeza da narrativa: existem muitos mundos a serem explorados mesmo num espaço físico tão restrito. Ao se manter em menor escala geográfica, o roteiro consegue explorar de forma intensa e complexa cada residente da Casa dos Madrigal.

Essa decisão é a mais acertada num filme da Disney que já vi em muito tempo porque ao focar nas pessoas, o filme é capaz de mostrar linda e muito didaticamente que cada um está lutando uma batalha, seja pelas suas expectativas pessoais, seja pela pressão social, seja pelo medo de decepcionar. Especialmente, e o filme deixa claro e muito forte, as mulheres.

E para além da mensagem de representatividade e superação, o filme é visualmente, bom, encantador. Quase todas as cenas poderiam facilmente serem printadas e virarem papel de parede ou quadros, sem contar na animação tão detalhada que cada sutil mudança nas expressões das personagens é perceptível. A delicadeza nas emoções é algo raro até mesmo em obras com atores reais.

Daí, é impossível encerrar esse texto sem falar do apogeu nesse filme repleto de pontos altos: as músicas. A trilha sonora original do filme, com oito canções originais do compositor e letrista Lin-Manuel Miranda e com a trilha instrumental da premiada compositora Germaine Franco, é tão marcante que explodiu as bolhas infantis e se tornaram as mais ouvidas nas plataformas musicais ao redor do mundo. Não levou o Oscar, e não sou capaz de entender o porquê, mas teve duas apresentações na última edição (‘Dos Oruguitas’, que era um das indicadas e ‘We don’t talk about Bruno’, com a presença de todo o elenco).

Não restando muito a falar sem cometer o imperdoável crime de spoilers, fica aqui apenas o maravilhamento dessa que vos escreve e a esperança de mais obras como ‘Encanto’, voltadas para temas mais importantes que derrotar bruxas ou casar com príncipes encantados.

Você pode assistir “Encanto” no streaming Disney+.

Confiram o trailer legendado:

Arquivado nas categorias: Blog , Filmes com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
19.04
“A Rainha Sol” (Artefatos de Ouranos 1) Nisha J. Tuli Tradução: Guilherme Miranda Seguint...
17.04
Sinopse: Nas planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são a...
16.04
Sinopse: Gigi Graham tem três objetivos na vida: se classificar para a seleção nacional de hó...
12.04
“Dolores Claiborne” Stephen King Tradução: Regiane Winarski Suma – 2024 – 240 página...
09.04
Dá pra acreditar que já estamos em abril? Quase na metade do ano já (exagerada)! Vem com a gente ...
05.04
“Uma família feliz” Raphael Montes Arte de Capa: Rafael Nobre Companhia das Letras – 202...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook