22.04

Oi, pessoal!

Hoje vim falar para vocês do novo livro de um dos fenômenos da literatura atual… ele que criou o conceito de antifrágil, Nassim Taleb.

“O novo livro de taleb é uma coletânea de aforismos, aquelas pequenas frases que sempre têm uma moral, sabem?
Segue a sinopse:

Uma coleção de aforismos e pensamentos que expressam de forma surpreendente as ideias mais importantes de Nassim Nicholas Taleb, autor dos clássicos modernos A lógica do Cisne Negro e Antifrágil. Para Taleb, precisamos abraçar o inesperado — e aceitar o que não sabemos — para enxergar o mundo como ele de fato é. Na mitologia grega, Procusto era um homem violento, que obrigava seus hóspedes a caberem perfeitamente em sua cama de ferro: esticando-os, se eram muito pequenos, ou cortando seus membros, se eram muito grandes. No campo do pensamento, esse mito é resgatado para se referir à intolerância humana e à falácia pseudocientífica que distorce os dados da realidade para que se ajustem a uma hipótese.

Então vamos lá… quando peguei o livro para ler, admito que não estava familiarizada com o conceito de um aforismo, portanto, esperava algo como as publicações anteriores de Taleb, como Antifrágil e A Lógica do Cisne Negro.. fui meio que pega de surpresa ao me deparar com um livro cheio de frases e lições de moral.

Acontece que o livro, é, na verdade, muito inteligente! É tapa na cara atrás de tapa na cara… e o intuito, percebi logo, é nos fazer pensar sobre os temas propostos. Esse livro portanto, não é para uma leitura rápida. É o tipo de livro que você deixa na mesa de cabeceira e vai lendo e refletindo.

Inclusive, já antes de os aforismos começarem, há uma página de aviso onde o leitor recomenda a leitura de não mais do que 4 aforismos por vez.



O livro é dividido em capítulos, cada capítulo contém aforismos para temas diferentes, como, por exemplo, amor, ética, vida econômica e assim por diante…

Me peguei, muitas vezes, lendo um aforismo e negando sem parar com a cabeça, porque aquele pensamento não fez o menor sentido imediato para mim, mas, depois de refletir um pouco, passou a fazer sentido.

O legal de ter um livro desses é que ele pode ser lido várias vezes ao longo dos anos, e DEVE ser lido várias vezes, já que passamos por tantas coisas diferentes ao longo da vida, e amadurecemos.
Um pensamento que fazia sentido para você há 10 anos atrás pode não fazer mais agora e vice-versa.

Deixo vocês, então, com um dos meus aforismos preferidos do livro:

Os ferimentos causados por outras pessoas tendem a ser agudos, os autoinfligidos tendem a ser crônicos.

Para comprar “A cama de Procusto” clique no link da livraria desejada:

Amazon.

Submarino.

Magalu.



Arquivado nas categorias: Blog , Livros com as tags: , , , , .
Postado por:
Você pode gostar de ler também
26.04
  Olá, pessoal! Hoje vim falar para vocês de dois livro MUITO legais que li recentemen...
23.04
Sinopse: Conhecida como A Garota Abençoada Pela Morte, Ruying apenas quer sobreviver, mas quando ...
19.04
“A Rainha Sol” (Artefatos de Ouranos 1) Nisha J. Tuli Tradução: Guilherme Miranda Seguint...
17.04
Sinopse: Nas planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são a...
16.04
Sinopse: Gigi Graham tem três objetivos na vida: se classificar para a seleção nacional de hó...
12.04
“Dolores Claiborne” Stephen King Tradução: Regiane Winarski Suma – 2024 – 240 página...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook