20.12

Olá, pessoal!

Essa semana vim falar para vocês sobre um livro que li recentemente e que mudou minha maneira de pensar. Por isso que eu resolvi escrever sobre. Não é o tipo de livro que geralmente resenhamos aqui, nem um livro de história, mas é um livro que pode mudar sua mente.

Um dos livros mais vendidos atualmente, Os Segredos da Mente Milionária fala sobre a nossa forma de pensar e sobre como nos relacionamos com o nosso dinheiro. O livro, publicado em 2005, possui 176 páginas e aqui no Brasil foi lançado pela Sextante.
Só no nosso país, foram mais de 1,2 cópias vendidas.

Mas sobre quê, afinal esse livro fala?

Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são:

• Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.

• O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.

• A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.

• O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.

• Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.

O autor também ensina um método eficiente de administrar o dinheiro. Você aprenderá a estabelecer sua remuneração pelos resultados que apresenta e não pelas horas que trabalha. Além disso, saberá como aumentar o seu patrimônio líquido – a verdadeira medida da riqueza.

A Ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker. “É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.”

O livro é uma leitura rápida, mas que demanda atenção. Não creio que há uma idade mínima ou máxima para a leitura, desde que você realmente queira realizá-la e consiga ter o mínimo de compreensão sobre o tema.

No livro, o autor fala sobre como passou quase 10 anos fracassando em cada negócio que tentava começar. Até que um dia, conheceu um homem que mudou sua vida.

Não sou muito de leituras estilo “auto ajuda”, mas, Os Segredos da Mente Milionária realmente mexeu comigo. O livro cumpre exatamente seu propósito: reprogramar nossa maneira de pensar.

Inclusive, uma das primeiras coisas sobre as coisas Eker fala no livro é sobre como somos “programados para ver o dinheiro, e nos relacionarmos com ele, a partir da nossa criação”. Isso fez muito sentido. Ao longo da infância ouvimos diversas vezes frases como:

“Não temos dinheiro para isso.”

“Dinheiro não traz felicidade.”

E outros exemplos que nos fazem acreditar que enriquecer é algo distante da nossa realidade. Que realmente não temos e/ou não teremos dinheiro para fazer/comprar tal coisa. Essa crença nos leva a conduzir nossas finanças de uma maneira totalmente diferente de como faríamos se possuíssemos outro modo de pensar e enxergar o dinheiro.
O dinheiro não é um objetivo. É apenas um fim para um meio.

A verdade, de acordo com o autor, é que muitas pessoas não enriquecem por medo.

Se alguém tivesse me dito isso antes da leitura, eu pensaria: “Isso é a maior besteira. Nem faz sentido.”
Mas acreditem: faz todo o sentido. É por isso que a leitura desse livro é tão necessária.

Deixando claro que, ser rico, não necessariamente quer dizer ter rios de dinheiro. E sim ganhar o suficiente para que suas contas não sejam um problema.
Se você ganha 5.000 reais por mês, mas tem 1.000 de contas, e um médico ganha 100.000 mil mas tem 99.000 mil de contas mensais, três financiamentos e dois empréstimos a quitar, quem é mais rico? Você ou ele?

Eker fala que ser rico não é questão de inteligência, nem mesmo de berço ou educação. É questão de reprogramar a maneira como você enxerga seu dinheiro.

Uma das coisas que li no livro e que mais mexeu comigo, foi quando Eker diz que “pensar como você pensa, te levou a estar onde você está. Então se você quer chegar em outro lugar, deve pensar diferente de como pensa. Não pode chegar a outro lugar pensando da maneira como pensa atualmente. É simplesmente impossível.”

“A sua programação conduz aos seus pensamentos; os seus pensamentos conduzem aos seus sentimentos; os seus sentimentos conduzem às suas ações; as suas ações conduzem aos seus resultados”.

O autor fala muito sobre como, às vezes, sabotamos nossas próprias oportunidades. Pensamos em abrir um negócio e logo vem na mente “mas isso daria muito trabalho…” ou “isso nunca daria certo…” ou “para começar, eu teria que fazer tal e tal coisa.”
Também temos o costume de adiar como “assim que terminar a faculdade eu vou abrir meu negócio.”, “quando eu for promovido vou ter mais tempo para focar em tal coisa..”, “já passo tempo demais trabalhando no meu emprego atual..”, “ano que vem vai ser diferente…”
E assim, nos sabotamos constantemente…

Recomendo demais a leitura desse livro, gente! Sério, para mim, é um daqueles livros que se tornam atemporais. Se não acredita, leia, no mínimo, por curiosidade. Ou mesmo para dizer que não concorda, mas leia!

Para comprar “Os Segredos da Mente Milionária” basta clicar no nome da livraria:

Amazon

Amazon, capa dura

Submarino

Postado por:
Você pode gostar de ler também
17.04
Sinopse: Nas planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são a...
16.04
Sinopse: Gigi Graham tem três objetivos na vida: se classificar para a seleção nacional de hó...
12.04
“Dolores Claiborne” Stephen King Tradução: Regiane Winarski Suma – 2024 – 240 página...
09.04
Dá pra acreditar que já estamos em abril? Quase na metade do ano já (exagerada)! Vem com a gente ...
05.04
“Uma família feliz” Raphael Montes Arte de Capa: Rafael Nobre Companhia das Letras – 202...
02.04
Sinopse: Toda a carreira de Nora Mackenzie está nas mãos do famoso tight end da NFL Derek Pender...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook