27.11


“A História da Mitologia para quem tem pressa”
Mark Daniels
Valentina – 2015 – 200 páginas

Profundamente pesquisado, conciso e didático, A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa é uma jornada iluminadora pelo mundo fascinante da mitologia. De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo de divindades, heróis, monstros e mitos. Essas personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes. A escala e a dramaticidade desses relatos épicos, aos quais não faltam elencos de criaturas fantásticas e grandes famílias separadas pelo amor e a guerra, dão de dez em qualquer novela moderna. Nesta introdução magistral à mitologia, Mark Daniels explora as antigas histórias dos aborígenes australianos, sumérios, egípcios, chineses, índios norte-americanos, maias, incas, astecas, gregos, romanos e nórdicos, entre outros. Desemaranhando a complexa teia de deuses e deusas, divindades menores e monstros, Daniels revela as criaturas e as narrativas do passado que tanta influência exerceram sobre as culturas do presente. Descubra por que Odin, o Pai dos Deuses na mitologia nórdica, estava tão interessado em perder o olho, a importância do mito de Osíris no Antigo Egito, mitos gregos, astecas, chineses, nórdicos, egípcios, romanos, e muito mais. Tudo que você precisa saber sobre mitologia, explicado e introduzido de forma clara, resumida e ilustrada.

Chegamos a nossa resenha NÚMERO DOIS da coleção “PARA QUEM TEM PRESSA” da Editora Valentina. E, também, para seguir com seleção de assuntos que me fazem ler um livro ininterruptamente, temos aqui “A HISTÓRIA DA MITOLOGIA”.

Neste volume, o autor, Mark Daniels, segue com a premissa de construir um texto simples e corrido para os interessados no assunto, e que completamente de acordo com o título da coleção, têm pressa. Portanto, não esperem muita profundidade.

Desta forma, ele aborda de forma superficial e praticamente em tópicos, o processo de construção da mitologia por parte da sociedade mundial, dividida geograficamente e definida por seus costumes particulares – ao mesmo tempo – que no decorrer da leitura mostra aos leitores atentos como existem semelhanças e coincidências (será?) entre mitos e histórias de regiões internacionalmente distantes.

Algo que deve ser mencionado logo no começo desta resenha, é a leve atitude do autor em nos apresentar não só aqueles mitos batidos e opressivamente comuns (Zeus, Hércules, Thor, Hórus…), apesar destes também estarem presentes no livro e muito anglo cêntrica e classicamente ocuparem um espaço considerável; o autor também nos traz detalhes sobre outras culturas e suas mitologias.

São mencionados elementos das mitologias Suméria, Australiana e Maori, Chinesa; Mitologia dos Indígenas Norte-Americanos, Sul-Americanos e Centro Americanos. E é nítida a ausência de itens da cultura africana, que rica como é acrescentaria pelo menos mais 50 páginas. Esta decisão, de não incluir tópicos da mitologia africana (mesmo que geral e não subdividia) se tratando dos dias atuais, é um problema bem grande. O livro é feito de tópicos e pinceladas, buscando plantar a semente do interesse no leitor – que caso tenha êxito em cultivá-la – fica então encarregado de procurar mais materiais para o consumo. Lembrando sempre que: Este é o intuito da coleção.

Assim, Daniels procura dar em todos os trechos do livro uma porção nem sempre equilibrada de informação e elementos que proporcionem um impulso ao leitor. Comparando elementos de culturas distintas e compreensões dos povos antigos em relação ao mundo moderno.

Novamente, caso você tenha lido a resenha de “A história da Astrologia para quem tem pressa” vai reconhecer esta reclamação, é a construção do livro em forma de índice. Não existe um conteúdo direto a respeito da HISTÓRIA da Mitologia, propriamente dita, e sim nomes e personagens cujas histórias são contadas. Não deixa de ser interessante, mas penso (novamente) que o “A HISTÓRIA DA” proporciona à coleção um contexto diferente do é efetivamente abordado.

É mais um livro feito para “dar o gostinho”, o que eu acho que foi feito bem, porém ainda sim com escolhas muito tendenciosas. Mas sua escrita consegue fisgar a atenção do leitor e garantir que este chegue até o final, e com sorte busque alguns personagens na Wikipédia senão em outros materiais publicados.

Para comprar “A História da Mitologia para quem tem pressa” basta clicar no nome da livraria:

Amazon.
Submarino.
Travessa.
Magazine Luiza.

Arquivado nas categorias: Blog , Livros com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
23.04
Sinopse: Conhecida como A Garota Abençoada Pela Morte, Ruying apenas quer sobreviver, mas quando ...
19.04
“A Rainha Sol” (Artefatos de Ouranos 1) Nisha J. Tuli Tradução: Guilherme Miranda Seguint...
17.04
Sinopse: Nas planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são a...
16.04
Sinopse: Gigi Graham tem três objetivos na vida: se classificar para a seleção nacional de hó...
12.04
“Dolores Claiborne” Stephen King Tradução: Regiane Winarski Suma – 2024 – 240 página...
09.04
Dá pra acreditar que já estamos em abril? Quase na metade do ano já (exagerada)! Vem com a gente ...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook