29.09


“A História da Astrologia para quem tem pressa”
Waldemar Falcão
Valentina – 2019 – 200 páginas

A ASTROLOGIA É UMA FERRAMENTA, DIZEM UNS;

É UMA LINGUAGEM, DIZEM OUTROS.

ELA É TUDO ISSO E MUITO MAIS.

Os signos, o Ascendente, a relação com a astronomia, o mapa astral, o retorno de Saturno, a sinastria, o horóscopo, a revolução solar, as casas astrológicas, os trânsitos planetários, os grandes astrólogos da história…

Astrologia horária, empresarial, mundial, eletiva…

Um guia prático e de fácil entendimento, que traz tudo que o leitor procura para dar os primeiros passos nesse universo de planetas e estrelas que tanto fascina a humanidade.

Está é a primeira Resenha, para o que esperamos ser uma compilação de resenhas, sobre a coleção bem interessante e autoexplicativa PARA QUEM TEM PRESSA, da Editora Valentina.

Nesta coleção, a Valentina reuniu diversos assuntos e os pormenorizou de forma que estejam bem-dispostos e completamente entendíveis em 200 páginas – um feito que realmente alcança pessoas curiosas, mas que não têm a quantidade de tempo livre necessária para o aprofundamento desejado. Assim temas como “a história do Brasil”, “A história do Mundo”, “A história do Futebol”, e outros até mais interessantes (comentarei no fim), foram colocados sabiamente a disposição dentro dessa coleção – Não existe ordem, qualquer um dos volumes pode ser seu ponto de partida -.

Aqui vamos tratar do livro “A HISTÓRIA DA ASTROLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA”. Que busca esmiuçar um pouco da história dessa grande “arte”, que é igualmente muito conhecida e pouco explicada mundo afora.

Bom! Todo mundo conhece astrologia né? Ou pelo menos sabe o próprio signo? E talvez, vez ou outra, o signo do crush…. pra tirar aquela dúvida leve e inocente, não é mesmo? Pois o autor deste volume, Waldemar Falcão (que é referência no assunto; um dos nomes mais famosos no Brasil quando tratamos do que os astros podem nos dizer, além de autor de outros tantos títulos deste segmento) nos dá informações mais úteis e relevantes do que apenas isso.

É mostrado bem no início do livro, qual a verdadeira sinfonia que é tocada entre Astrologia e Astronomia. Vemos que o estudo dos astros, tudo aquilo do céu noturno como era visto pelos nossos longínquos antepassados, deu origem a gêmeos! Que viriam a se tornar duas vertentes fadadas a companhia uma da outra.

Fugindo um pouco do que eu esperava; o livro reserva uma grande parte de seu conteúdo a explicar cada das ferramentas da astrologia. Temos mais para o final um “corredor da fama” de astrólogos e cientistas famosos que se envolveram com esta arte, além de definições e informativos muito úteis espalhados por todo o livro, mas se você curte uma experiência prática da coisa, aqui neste volume temos o que eu carinhosamente chamei de “um belo de um manual” para colocar em prática a construção do seu mapa astral. Sem fugir de ambientações e explicações necessárias para os termos, o livro realmente é um prato cheio para quem gosta de pôr a mão na massa.

O título talvez tenha me levado a crer que o assunto seria tratado de forma diferente, de uma forma mais histórica, mais didática em relação ao desenvolvimento dessa arte. Mas talvez esteja feito da forma correta, afinal: Para quem tem pressa. E isso mostre que eu tenha pressa de menos em relação a este assunto e precise de outras fontes de informação para o suprir totalmente minha expectativa.

Voltando à sala de armas da Astrologia: Casas do Zodíaco. Signos. Ascendente, lua, casas e planetas. Trígono, Sextil… Cada um desses e outros termos são bem pontuados, além de informar o papel que cada um possui na interpretação das informações do mapa. Só mesmo as descrições de cada signo já valem a leitura; mas leves compreensões também são altamente bem-vindas: COMO cada interpretação surge e é dada, como os famosos arquétipos de signos vieram a ser, e baseados em que? “Arianos nervosos”, “Librianos indecisos”, a relação construída (às vezes para encaixar elementos coincidentes) da história humana e de características dos astros é muitíssimo interessante e facilmente exposta.

Também ocupa lugar nas páginas, alguns assuntos ‘sempre recorrentes’ na nossa modernidade cíclica. “ Plutão é planeta? Mas existem planetas além de plutão agora. E aquele décimo terceiro signo?? E o retorno de Saturno?” Tudo isso é mencionado e explicado. Pois fiquem tranquilos; Ofiúco não veio mudar seu signo, e Plutão, tadinho, já tomaram conta dele.

Deixo apenas a crítica (mas com dúvida sobre sua pertinência, já que percebi que eu tenho pressa de menos neste assunto) sobre a ausência de informações a respeito das imagens; que em sua maioria são utilizadas para realce, simplesmente. Poucas sendo explicadas e comentadas.

O livro cumpre o seu papel até bem demais, explica a astrologia e seu local na história do mundo desde as tábuas de argila até os aplicativos de celular que você, eu e tantas pessoas recorrem ainda hoje, além de ser praticamente um manual, para os interessados e mais motivados. Existiu pra mim a falta de mais conteúdo histórico – mas isso é completamente pessoal e arbitrário. O texto é gostoso e flúido de se ler; e a edição, num todo, tem um porte ótimo para o que se propôe: uma leitura rápida e informativa.

Só posso dizer que estou em dúvida, após esse exemplar, a respeito do próximo que procurarei ler. Divido com vocês: A história da Astronomia; para saber mais sobre o gêmeo sóbrio e da área de exatas da Astrologia? Ou A história da Mitologia, um dos assuntos que mais gosto no mundo e que de fato tenho pressa de menos para tal?

Para comprar “A História da Astrologia para quem tem pressa” basta clicar no nome da livraria:

Amazon.
Submarino.
Travessa.
Cultura.

Arquivado nas categorias: Blog , Livros com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
26.03
“O problema dos três corpos” Cixin Liu Tradução: Leonardo Alves Suma – 2016 – 320 p�...
22.03
Sinopse: Durante uma noite, Laura, Daniel e Mo se encontraram nas luzes fluorescentes de uma sala ...
19.03
  Oiii pessoal! Para continuar na onda de doramas, que eu sei que tem feito muito sucess...
18.03
“Água turva” Morgana Kretzmann Arte de Capa: Tereza Bettinardi Companhia das Letras – 20...
15.03
“The Gathering” C. J. Tudor ARC recebido em formato digital gentilmente cedido pela Penguin ...
12.03
Sinopse:Nesta coletânea de contos, Rainbow Rowell nos presenteia com nove histórias de amor chei...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook