Resenha: O mundo de gelo e fogo – George R. R. Martin, Elio M. García Jr., Linda Antonsson

“O mundo de gelo e fogo: A história não contada de Westeros e da Guerra dos Tronos”
George R. R. Martin, Elio M. García Jr., Linda Antonsson
Tradução: Jana Bianchi, Diogo Ramos
Suma – 2025 – 336 páginas
O mundo de gelo e fogo é um relato imersivo sobre o surgimento de uma civilização e as lendas que se tornaram parte eterna da história ― um livro indispensável para quem deseja entender as raízes da épica série que inspirou A Guerra dos Tronos e A Casa do Dragão.
Desde as origens de Westeros, passando pela ascensão e queda de impérios, batalhas lendárias e histórias fascinantes sobre dragões e criaturas míticas, este livro apresenta em detalhes o complexo universo construído por George R. R. Martin nas Crônicas de Gelo e Fogo.
Com mais de 170 ilustrações, entre mapas e genealogias, este volume reúne informações e relatos preciosos sobre as grandes casas dos Sete Reinos e seus vassalos, além de marcos históricos que formaram o mundo conhecido, como a chegada dos Primeiros Homens, a construção da Muralha, a Destruição de Valíria, a Conquista de Aegon e o reinado Targaryen.
Explore o universo que deu vida à saga mais fascinante de todos os tempos. O mundo de gelo e fogo é uma viagem ao passado épico de Westeros e um mergulho nos eventos que moldaram os Sete Reinos.
Esta foi uma resenha em formato de vídeo. Vocês podem assisti-lo abaixo ou indo em nosso Instagram. A descrição do áudio do vídeo segue abaixo.
Reunir todas as informações sobre um mundo que um autor criou com tantos detalhes, desde criações de marcos importantes até mesmo uma árvore genealógica das famílias mais importantes daquele universo já parece algo complicado, agora imagem do mundo no qual se passa “As Crônicas de Gelo e fogo”, que é um mundo complexo, com guerras, dragões e muitas traições? Mas estamos falando de George R.R. Martin sendo o autor, e claro que ele conseguiu, com ajuda de Elio M. Garcia Jr. e Linda Antonsson, criar uma verdadeira enciclopédia com todas as informações que constroem um dos mundos mais complexos e bem construídos da literatura de alta fantasia.
E não pensem que este livro tem um formato de uma enciclopédia real que pode ser um pouco cansativa – não mesmo! Aqui, no prefácio, somos apresentados ao Meistre Yandel, que escreve a história de Westeros com o intuito de passar adiante todas as informações que coletou durante toda sua pesquisa.
A diferença deste livro e de “A Ascensão do Dragão” é bastante clara: enquanto o outro livro fala especificamente sobre a famosa família Targaryen, aqui temos toda a história e também geografia de Westeros, com histórias sobre os Primeiros Homens, os filhos da Floresta, a chegada dos andalos, as cidades livres de Essos e ainda detalhando grandes eventos como a Construção d’A Muralha, A Longa Noite e, claro, chegando até mesmo a Conquista de Aegon e os também famosos Dragões. Mas não para ai, indo até a revolução de Robert e os tempos atuais, chegando até os eventos de “A Dança dos Dragões”, o quinto e último livro publicado até aqui da famosa série, que deverá ter sete livros – reza a lenda, é claro!
O livro é imenso, formato grande, capa dura e bastante perfeito com suas ilustrações – mais de 170, entre elas mapas – e ainda indicie remissivo, perfeito para você, que como milhares de pessoas ao redor do mundo, são fãs desse universo (e eu também sou, deixo claro!). Não há como não ficar maravilhada com um livro desse quilite, com uma finalização tão perfeita e feito sob medida para os fãs, um verdadeiro compêndio feito com perfeição.
Para comprar “O mundo de gelo e fogo: A história não contada de Westeros e da Guerra dos Tronos”, basta clicar no nome da livraria:

