10.04

Cassie respondeu uma ask em seu tumblr onde ela fala sobre a sempre existente guerra de casais entre quem gosta de Will e Tessa e de quem gosta de Jem e Tessa. Pode conter leves SPOILERS de “Chain of Gold” e de “Fantasmas do Mercado das Sombras”. Confira:

teenagefunbouquet: Não é o bastante que Tessa e Jem tiveram um casamento em quadrinhos, duas crianças (e você disse que mais), uma vida inteira sendo um casal apenas um com o outro e sua cena de sexo mais explicita é “After Bridge”? Wessa é o casal mais popular e nós não ganhamos nada, todo momento Wessa é dividido com Jem enquanto Jessa pode ficar sozinho, os fãs de Wessa não tem nenhuma “antecipação” quanto os fãs Jessa recebem todos os dias. Você dá a eles um livro no ponto de vista de Jem ou um conto ou uma nova criança. Parece que Wessa morreu.

Eu vou ficar interessada no pensamento das pessoas sobre isso. (Eu deixei o nome de usuário, já como é uma conta em branco, provavelmente criada para essa pergunta, então ninguém está realmente sendo magoado nesse pequeno drama). A maior parte do post vai ficar no leia mais.

Primeiro, me deixe responder com a resposta obvia, que é uma devolução Jessa: “Não é o bastante que Will é o primeiro amor de Tessa e Jem o segundo? Não é o bastante que Will e Tessa fizeram sexo enquanto pensavam que Jem estava morto? Não é o bastante que tem toda uma série sobre os filhos de Will e Tessa, mas nós só descobrimos que Jem e Tessa tiveram filhos em um conto? Não é o bastante que Jem e Tessa passaram metade do relacionamento deles procurando por uma criança que é parente de Will, não é de nenhum deles? Não é o bastante que Will e Tessa tem duas crianças deles que eles puderam passar 18 anos criando juntos e Jem e Tessa passaram apenas dois anos com Kit? Jessa é o mais popular, mas metade das histórias em Fantasmas do Mercado das Sombras aconteceu enquanto Will estava vivo! E agora os fãs de Wessa estão recebendo conteúdo todos os dias e tem mais dois livros com Wessa casados e fazendo coisas fofas para aguardarem. Todo dia eles estão recebendo uma edição especial de um livro com todo um conto sobre o casamento deles. Parece que Jessa morreu.”

Não que eu acredite em nada disso. Eu acho que as duas reclamações são bobas e egoístas. Mas são reclamações feitas na mesma logica, que é “meu casal é o melhor e mais popular, e toda vez que eu vejo algo que na minha mente apoia o casal que eu odeio, eu me sinto com raiva e desprezado, e ao invés de examinar esses sentimentos, eu gosto de reclamar sobre isso para os fãs e para a criadora”.

Então, meu sentimento sobre isso é: eu estou triste de ver que ainda tem uma briga de casais aqui. Até onde eu sei…

essa briga de Wessa/Jessa acabou em 2012 quando nós descobrimos que Tessa amava os dois garotos igualmente e passaria uma vida com os dois. Fim. Brigar sobre detalhes irrelevantes como quantas crianças cada casal tem ou examinar de perto a forma explicita da cena de sexo deles parece bizarra e sem sentido. Não tem nada a ver como livros e histórias são feitas, ou como elas trabalham, ou as funções que tem. Nesse ponto é tipo como se você tivesse decidido que seu time favorito de futebol com toda certeza derrotaria outro time, e você passa todo seu tempo obcecada por isso, mesmo que eles nunca vão jogar um contra o outro porque o outro é um time de hóquei.

Quando eu vejo as pessoas falando que “Wessa ganhou” alto ou “Jessa ganhou” algo, isso me faz estremecer. Reduz histórias que são sobre outras coisas, muitas vezes sobre amizade, para ser sobre uma briga de casais da qual eu não faço parte. (Nem toda história ou livro no qual um casal aparece é sobre aquele casal. As vezes eles estão apenas rebocando seu chuveiro ou lutando contra um demônio.) Wessa e Jessa não popstars dueladores lutando sobre quem vai se apresentar no Tonight Show. De fato, eles não estão lutando de forma alguma, o que é parte do problema. As pessoas estão acostumadas com triângulos amorosos onde dois caras estão brigando por uma garota e tem ciumes um do outro. Will e Jem não tem ciumes um do outro. Eles não estão brigando por Tessa. Acreditar que isso diminui o relacionamento de Will e Tessa porque Jem está por perto e vivo, ou que o relacionamento de Jem e Tessa é melhor agora que Will está morto, é um erro fundamental sobre esses personagens e a história que eles estão. Você está tentando enfiar um pino quadrado em um buraco redondo e isso só vai causar miséria e frustração interminável.

Por exemplo, falar que “todo momento Wessa é gasto com Jem”. Bom, isso é ridículo. Obviamente Will e Tessa passaram bastante tempo juntos só os dois em “As Peças Infernais”. (Ou então você não teria investido nesse relacionamento em primeiro lugar. Tem um motivo pelo qual você é apegada.) Jem não foi no casamento deles. Ele está em “Chain of Gold” mais como o papel de um Irmão do Silencio: cuidando dos doentes, ajudando James, trazendo novidades. Ele não está junto na cena em que Will e Tessa fazem amor, ou quando eles se beijam e se acariciam na sala de desenhos, incomodando os filhos deles. (Eu tive que lutar muito para reter mesmo uma cena de Will e Tessa sozinhos: em um livro YA normal, vocês nunca veriam uma cena de sexo entre os pais, do ponto de vista deles.)

O problema não é que não tem “conteúdo Wessa” para “esperar”. A maior parte dos fãs Wessa estão felizes de aproveitarem coisas como o conto do casamento ou os momentos Wessa em “The Last Hours”. O problema é que a pessoa fazendo essa pergunta apenas aceitaria um livro de “The Last Hours” em que Jem não fosse mencionado como “conteúdo Wessa”, e já como isso seria uma traição fundamental e enorme da história e dos personagens — algo que eu nunca faria e nunca consideraria — eles sempre vão sentir que não estão recebendo o que merecem.

Questionador: Se você acha que é melhor para Jem e Tessa que Will está morto, que eles “conseguem” algo que Will e Tessa não tem porque algo péssimo aconteceu com eles, então eu nem sei como começar a falar com você. O que sempre significou bastante pra mim sobre Will, Jem e Tessa é que eles se amaram igualmente. Se esse não é o caso, então essas não são as pessoas que eu estou interessada em escrever sobre. Se esse é o caso que faz você não querer mais ler sobre eles, então você é livre para parar — por favor, pare — mas a história não vai se tornar algo diferente do que é porque você sente que seu casal é o “mais popular”. (O que não é, na minha experiencia, os dois casais são amados igualmente e eu não sei porque importaria se fosse).

Em “After the Bridge”, que não é uma cena explicita de sexo, mas é uma história curta que contem sexo (elas existem!) Will é mencionado trinta e duas vezes. Aqui está um exemplo:

Ele engoliu, correndo seus dedos por sobre a lâmina. “Ele tinha acabado de morrer,” ele disse. Ela não precisava perguntar quem ele era. Havia apenas um único Ele quando eram os dois falando. “Eu estava com medo. Eu vi o que aconteceu com os outros Irmãos do Silêncio. Eu vi como eles se endureciam ao longo do tempo, perdiam a pessoa que eles eram. Quando as pessoas que os amavam e que eles amavam morriam, eles se tornavam menos humanos. Eu fiquei com medo de que eu iria perder a minha habilidade de me importar. De saber o que essa lâmina significava para WIll e o que Will significava para mim.”

Se você acha que Will não está presente no relacionamento de Jem e Tessa apenas porque ele está morto, você está errada. Ele é mencionado constantemente (E se alguém pensa que isso faz não ser conteúdo Jessa, eu teria a mesma conversa com eles: se Jem e Tessa não se importassem com Will, eu não me importaria com eles).

Enquanto existem fandons, tem guerras de casais. As redes sociais adicionaram uma nova dimensão a isso, que é o que você está fazendo aqui: a habilidade de ir até a criadora e reclamar, esperando que ela fique ao seu lado e te dê o que você quer.

Aqui está o problema: é realmente toxico ficar envolvido em uma grande briga de casais por anos. Vai destruir sua habilidade de ler ou aproveitar o casal pelo qual você está brigando. Eu estive nessa situação, eu tive amigos nessa situação. Se você acha que é um ponto para Jem e Tessa que Will está morto, se você foi até “The Last Hours” achando que não teria Jem nele, esse é um sinal de profundo desligamento da realidade dos livros. Você não está interagindo com as coisas que eu estou escrevendo ou com os personagens como eles são. Você está interagindo com a briga que você está tendo. É por isso que esse discurso foi tão longe dos livros que não lembra o que realmente está acontecendo neles e quer gestos tão extremos para ser agradada — como deixar Jem de fora de “Lost Book” quando ele é da cidade onde os personagens vão visitar ou cortar ele de “The Last Hours” mesmo que seja irreal, cruel e um desapontamento para a grande maioria dos leitores.

Desdenhar todos momentos que Will e Tessa tem em “The Last Hours” porque Jem está vivo em algum lugar e está te incomodando, é uma receita para te deixar miserável. Você claramente não aproveitou o casamento Wessa ou as cenas de amor de Will e Tessa em “Chain of Gold”. Claramente você considera Jem e Tessa tendo filhos não uma razão para felicidade, mas para ter uma raiva amarga, mesmo que seja completamente irrelevante para o relacionamento passado de Will e Tessa. A unica coisa que te satisfaria seria reescrever “Princesa Mecânica” e fazer Jem ser atropelado por um taque e Will e Tessa não se importarem e ficarem felizes e se casarem e nós nunca falaríamos sobre Jem novamente. Mas porque pra isso eu teria que ter uma viagem no tempo e reescrever Will e Tessa como dois imbecis, essa não é uma coisa que você vai ganhar. Se você está determinada a sempre ser miserável sobre a realidade do que essa história é, então o resultado vai ser que você sempre vai ser miserável.

Nunca terá um vencedor nesse triangulo amoroso. Não é esse tipo de história. Nada do que eu faça irá mudar isso: nenhuma história curta que eu escrever ou conteúdo que eu produzir, ou livros, ou cenas de sexo, ou poemas sobre os casais mudará o fato de que os dois, Will e Jem, ficaram juntos com Tessa e ela ama os dois igualmente. Se você quer um triangulo amoroso com “um vencedor”, tem outros livros que eu posso providenciar para você. Esses livros nunca serão assim.

Então porque você fez esse textão, Cassie, o resto de vocês deve estar se perguntando justamente. Três razões. A primeira é que tem outras perguntas que são copias perfeitas dessa daqui (de um jeito que foram escritas pela mesma pessoa/mesmo grupo de pessoas) enchendo minha caixa de perguntas e eu quero colocar um fim na ideia de que essas coisas vão ser reconhecidas ou validas como comentário ou reclamação. Não vão. Segundo é porque nós todos estamos ficando loucos com a quarentena e eu não sou exceção. A terceira é que essa é a ultima vez que eu vou falar sobre esse tipo de briga-de-casais-disfarçada-como-pergunta. Qualquer outra pergunta dirigida a mim para favorecer Tessa com um cara ou com o outro será respondida com o link pra esse post. No final das contas, estou esperando que isso seja um salvador de tempo quando nós pudermos sair novamente.

Lembrando que aqui no Brasil, a Galera Record já anunciou que “Chain of Gold” será publicado somente no 2º semestre de 2020 – para ler, venha AQUI. Você pode comprar “Chain of Gold” EM INGLÊS na Amazon, com o extra do casamento Wessa e a gravura de Cassandra Jean, que acabou de ser lançado, clicando AQUI, ou compre a versão digital do livro, também em inglês, clicando AQUI.

Algumas informações adicionais: O segundo livro da trilogia se chamará “Chain of Iron” e o 3º e último livro se chamará “Chain of Thorns”. Já “Fairy Tale of London” é o conto que virá na 1º edição de “Chain of Gold” contando o casamento de William Herondale e Tessa Gray.

O 1º livro da série “As Maldições Ancestrais” foi lançado no Brasil e se chama “Os Pergaminhos Vermelhos da Magia“: para comprar na Amazon com capa metálica e o conto extra com Magnus conhecendo Catarina Loss que virão somente na 1º edição, basta clicar AQUI. E “Fantasmas do Mercado das Sombras”, que Cassie mencionou nessa ask e segue a vida de Jem quando era um Irmão do Silêncio, vocês podem comprar acessando AQUI.

Ainda algumas informações importantes para quem desejar comprar na Amazon: o livro somente é cobrado na sua fatura quando enviado. Se nesse período de tempo o preço baixar, você paga o preço mais barato. E você ainda pode ter frete grátis em todos livros independentemente do valor assinando o Amazon Prime, que também te dá acesso ao streaming Prime Video, músicas no Prime Music, livros e revistas para leitura no Prime Reading, jogos no Twitch Prime e promoções exclusivas, e você ainda pode cancelar a qualquer momento. Para começar a aproveitar, clique a seguir e quando a página abrir, em “Teste grátis por 30 dias”: AQUI.

Para saber tudo sobre a trilogia “As Últimas Horas”, basta clicar AQUI.

Fontes: [01]

Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
06.04
Depois do anúncio sobre a data de lancamento de "The Wicked Powers" ontem (você pode ler clicando ...
05.04
Também no site de Cassie, foi postada uma sinopse de "The Ragpicker King" ("O Rei dos Ladrões", em...
05.04
Cassie colocou em seu site a capa provisória e a sinopse de “The Last King of Faerie, vem ver a t...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook