Respondendo uma pergunta em seu tumblr, Cassie respondeu sobre ver Annabel, uma das personagens centrais e que está na capa do último livro da trilogia “Rainha do Ar e da Escuridão” (você pode ver a capa AQUI), como uma vilã. A analise é bastante interessante, mas, claro, contem SPOILERS de “Senhor das Sombras” – então só continue lendo se você não se importa com spoilers ou se você já leu o livro.
Pergunta e Resposta – Annabel
waterlilyvioletfog: Oi Cassie! em seu mais recente pergunta&resposta você disse que a Annabel é a vilã de “Rainha do Ar e da Escuridão”, no lugar da pessoa que nós esperávamos, a Rainha de Seelie. Eu havia assumido que em LM e LOS Annabel era a vítima de tudo isso, que suas ações no fim de LOS foram suas devido a situação com a espada mortal. Eu lí a cena errado, ou existe algo mais aí? Annabel estava manipulando Malcolm ou algo assim? Eu estou um pouco confusa. Obrigado!
Annabel é uma personagem complicada, e eu concordo que é redutivo chama-la de vilã e parar aí. Uma das coisas interessantes a respeito de Malcolm e Annabel é que eles um dia foram pessoas boas que foram mudadas e transformadas em algo diferente, algo perigoso, pelas circunstancias trágicas de suas vidas. Mas as coisas terríveis que aconteceram com Malcolm não justificam todos os assassinatos que ele cometeu, e da mesma forma, os desafios que Annabel enfrentou (e que a mataram) não desculpam o fato de que ela assassinou Livvy e Robert. Esse é o tipo de ação que é muito, muito difícil de superar. Annabel fará qualquer coisa em “Rainha do Ar e da Escuridão” que a moverá mais perto de uma redenção? Você terá de esperar para ver. O que eu direi é que Annabel possui suas próprias motivações que são bem diferentes de quaisquer outros personagens nos livros, e em “Rainha do Ar e da Escuridão” você chegará a ver mais do que essas motivações são.
Alguém poderia fazer o mesmo argumento para a Rainha de Seelie, em questão de vilania – ela faz o que pensa ser certo para o seu povo, e ela está trabalhando para libertar um refém do Rei de Unseelie. Não é como se ela nunca fizesse nada sem uma boa motivação ou razão compreensível, enquanto isso não desculpa suas ações, ela é uma perosnagem tão complicada quanto Annabel de sua própria maneira. É verdade que a Rainha de Seelie é um tipo de vilã que tende a manipular as pessoas pelas sombras, o que é em diferente das atitudes de Annabel no fim de LOS. A rainha nunca terá suas mãos sujas de sangue, ela prefere manipular outras pessoas para ter seu trabalho sujo feito. Ela e Annabel são dois exemplos de dois tipos de antagonistas, qual delas você vê sendo “mais” vilã é subjetivo.
Eu entendo sua questão, no sentido de que não parece que Annabel seja a principal vilã de TDA. Isso acontece pois ela não é. TDA é uma história que não possui um vilão principal, como TID ou TMI tiveram Mortmain, Valentin e Sebastian tomando o posto de vilão principal por três livros cada. TDA é estruturado de um jeito diferente – é uma história que têm diversos vilões: Malcolm, a Tropa, o Rei de Unseelie, a Rainha de Seelie, e sim, Annabel.
A primazia de Annabel na capa tem muito a ver com sua importância para os Blackthorns e sua significância para o tema dos livros. Annabel e Malcolm estiveram lá desde o princípio, modelando um relacionamento que espelha o de Emma e Julian. Eles se apaixonaram, mas esse amor foi proibido e teve terríveis consequências. Tristeza levou os dois a cometerem atos extremos. Esse é o POTENCIAL para a história de Emma e Julian, dependendo de como eles escolherem agir referente ao fim de LOS, e dependendo de como a maldição agirá. A Rainha Seelie não é mais vilã aqui do que ela sempre foi: ela se intromete, bagunça coisas para nossos personagens, ela os coloca em perigo, ela possui sua própria agenda. Ela não é, contudo, um espelho temático dos nossos protagonistas – apenas Annabel é.
Para saber tudo sobre “Os Artifícios das Trevas”, basta vir AQUI.