BlogLivros

Resenha: Lapso – Ren Nolasco, Márcio Moreira


“Lapso”
Ren Nolasco, Márcio Moreira
Suma – 2025 – 144 páginas

Verônica, uma bruxa desempregada, tenta alavancar a carreira de vidente ao anunciar seu trabalho em uma estrela. Mas quando um gato alienígena aparece e o tempo começa a se embaralhar, ela se vê perdida em um caos intergaláctico. Lapso, de Ren Nolasco e Márcio Moreira, é uma graphic novel cheia de magia, humor e reviravoltas visuais surpreendentes.

Verônica é uma jovem vidente tentando tomar as rédeas do próprio destino. Para isso, precisa arrumar novos clientes e acertar o aluguel atrasado antes seja obrigada a voltar para a casa da mãe. Seu plano é comprar uma estrela e usá-la como propaganda do seu trabalho nos céus da internet, mas sua fiel amiga Cocota sente que não é uma boa ideia: likes dão engajamento, mas não pagam os boletos.

De repente, uma série de lapsos no espaço-tempo mergulha a bruxa desempregada numa arrepiante dimensão paralela. Em sua jornada através das frestas do universo, ela terá a companhia de um alienígena mal disfarçado e de um gato preto misterioso, que se revela uma aterradora ameaça intergaláctica e deve ser contido antes que destrua todos os móveis da casa.

A parceria afiada de Ren Nolasco e Márcio Moreira transforma esse enredo fabuloso numa alucinante viagem visual pelos confins do sonho e da realidade, em uma graphic novel eletrizante e impossível de largar.

Que surpresa empolgante “Lapso” foi! Vibrante, intensa e repleta de reviravoltas inesperadas, essa HQ foi realmente algo que me pegou pela originalidade – e é tão bom quanto algo assim vem de brasileiros, chegando diretamente até os brasileiros fãs de graphic novels. Ren Nolasco tem um dos traços mais lindos do universo. Não conhecia nada de Márcio Moreira, mas confesso que depois da explosão que foi essa HQ, quero conhecer e vocês, que como eu, gostam de uma boa HQ de ficção cientifica sem longa duração, deveriam conhecer os dois também. Agora vamos pro que interessa: Quem é Verônica e que confusão ela aprontou para este lapso acontecer?

Verônica foi do interior para estudar para o ENEM na capital, onde tem suas contas para pagar. Mas Verônica também acredita que é uma bruxa e acaba de comprar uma estrela para divulgar seus poderes nas redes sociais – afinal, quem não confiaria em uma bruxa que tem uma estrela, não é mesmo? Depois de uma pequena discussão com sua amiga Cocota, ela sai de casa e atropela um cara que fala como se estivesse nos anos 60 e se chama Ford Perfect. Mas não para por ai: um gatinho preto também é encontrado pela jovem, que sente lapsos temporais, a levando para outro lugar, vivendo uma vida que ela não consegue entender, mas o leitor, a medida que a vai acompanhando a história se desenrolar, começa a entender que tem muito acontecendo com Verônica.

Um dos grandes trunfos da história de Verônica é que ela é uma personagem tão brasileira que chega a doer e a arrancar boas risadas. Sabe a estrela que ela comprou no inicio da trama? É parcelada em 12 vezes. Irônica e impulsiva, Verônica deixa claro que ainda está tentando encontrar seu caminho, mas como sequer tentar se ela continua sendo jogada através do que parece uma grande aventura pelo tempo e espaço? E sim, é uma clássica aventura de ficção cientifica com tempero brasileiro, originalidade que somente os brs conseguem entregar.

Se essa Graphic Novel tem um defeito é o fato de ser curta demais. Senti falta de maiores explicações, mas, ao mesmo tempo, confesso que ficou redondinha assim e não vou me surpreender nem mesmo remotamente se essa história ganhar uma legião de fãs pelo simples fato de que merece. Os traços são lindos, Verônica mostra a que veio e o final realmente deixa um gosto de quero mais, mostrando que nem sempre um lapso é um erro – ainda bem.

Para comprar “Lapso”, basta clicar no nome da livraria:

Amazon.
Magalu.