BlogLivros

Resenha: The Favorites – Layne Fargo


“The Favorites”
Layne Fargo
ARC recebido em formato digital gentilmente enviado pela Penguin Random House International
Editora: Random House
Data de lançamento internacional: 14 de janeiro de 2025

Ela pode não ter um nome famoso, patrocínio ou apoio da família, mas Katarina Shaw sempre soube que estava destinada a se tornar uma patinadora olímpica. Quando ela conhece Heath Rocha, um garoto solitário preso no sistema de lares adotivos, sua conexão instantânea os torna uma dupla formidável no gelo. Apegados à patinação — e um ao outro — para escapar de suas vidas turbulentas, Kat e Heath passam de namorados de infância a campeões de dança no gelo, cativando o mundo com sua química ardente, estilo rebelde e relacionamento montanha-russa.

Até que um incidente chocante nos Jogos Olímpicos leva a parceria deles a um fim repentino.

À medida que o aniversário de dez anos de sua última apresentação se aproxima, um documentário não autorizado reacende a obsessão pública por Shaw e Rocha, alegando descobrir a “história real” por meio de entrevistas com seus amigos mais próximos e rivais mais ferozes. Kat não quer ter nada a ver com o documentário, mas não suporta a ideia de outra pessoa definindo seu legado. Então, depois de uma década de silêncio, ela está contando sua história: das tragédias da infância que criaram seu vínculo avassalador com Heath ao choque de vontades que os separou. Rumores sensacionais assombram cada passo deles há anos, mas a verdade pode ser ainda mais chocante do que as manchetes.

The Favorites” é um romance de esporte – patinação no gelo, como fica claro na sinopse, mas também é um romance poderoso, guiado por um sentimento tão forte que beira a obsessão, deixando aberto para o leitor decidir se é ou não. Com Katarina Snow como protagonista, temos uma ótima formatação sobre um documentário de 10 anos da última vez que a atleta se apresentou com seu famoso par, Heath Rocha. Vamos acompanhar a vida de Katarina, que aos 4 anos já sabia que queria patinar e se tornar uma campeã olímpica, até seu sumiço/aposentadoria.

Explicando do começo: a mãe de Katarina morreu quando ela tinha 4 anos, e sofrendo, a garotinha assistiu Scheila Lin ganhar uma medalha de ouro patinando. A partir dali ganhar não era uma meta: era uma verdade que um dia iria se concretizar. Mas também faltava algo essencial para ela – um par. Então, aos 10 anos, um garotinho que foi levado ao ringue para jogar oquei em um programa de crianças que viviam em lares adotivos, o único não branco e muito taciturno se tornou sua resposta: Heath Rocha era só mais um garoto sem pais que precisava de família, mas fica claro que ele soube que Katarina era tudo que queria na vida desde o primeiro momento que a viu, já como este encontro é contado por Nicole Bradford, a primeira instrutora das crianças, no documentário que está acontecendo. A partir dai, Heath se concentrou em aprender a patinar artisticamente e o pai de Katarina chega a aceitar a ter a guarda do garoto para poder manter a dupla junta treinando.

Obviamente que dois adolescentes passando tanto tempo juntos entre escola e treinos de patinação despertaria todos sentimentos nos dois e, aos 16 anos, estavam mais apaixonados do que nunca. Fica óbvio que tudo que Heath faz gira em torno de Katarina, simplesmente aceitando orbitar em torno das vontades da jovem porque se ela estivesse feliz, ele estava. Mas não pense que ela não o ama de volta: ela o ama. Mas também ama vencer. E vai.

Quando a oportunidade de irem treinar com a lendária Scheila Lin aparece, Katarina sabe que terão que conseguir pagar suas passagens até lá, já como o programa providenciava acomodações e comida. Sem pensar duas vezes, Katarina vende o anel de noivado de sua mãe para custear a ida da dupla, já como seu pai havia morrido e seu irmão Lee não a apoiava, se tornando insustentável a convivência entre o irmão e Heath, que foi colocado para fora da casa na qual morava junto com a família.

Na Ice Academy, o jovem casal vai também treinar com Garret e Bella Lin, filhos gêmeos de Scheila, os destinos de todos se entrelaçando em diversos pontos. Mas há também quem comece a disseminar dúvidas em Katarina, como o também patinador Ellis Dean, em uma cena que a faz reconhecer que ela é uma potência, mas Heath não. E foi aí que os morros uivaram na minha cabeça – desculpa, desculpa, não resisti ao trocadilho.

Uma grande verdade sobre mim: “O Morro dos Ventos Uivantes” foi meu livro favorito da vida por muitos, muitos anos. Sei também que o livro traz um relacionamento nada saudável entre o casal protagonista Heathcliff e Catherine, que se amam, mas se ressentem com a mesma intensidade enquanto estão vivos – e até depois da morte. Quando os eARCS chegam pra nossa equipe em inglês, normalmente vêm com uma sinopse diminuta e escolhi “The Favorites” porque achei que li poucos romances este ano, sem a menor ideia de que é uma recontagem do clássico de Emily Bonte que dispensa apresentações.

Nesta altura da trama, estava totalmente envolvida com tudo: todas as descrições do casal patinando, toda luta de Katarina, as músicas que mencionaram, mas então há a fatídica cena que mencionei acima e a trama segue o destino já esperado. Não preciso explicar muito, mas todos esperam que Katarina e Heath se afastem porque é a trama original, só que há diferenças óbvias aqui, já como eles são patinadores em tempos quase atuais. Há um motivo para a tragédia que Bonte escreve e aqui Layne Fargo criou justamente a certeza da Katarina sobre o que queria, como queria e como ela era tecnicamente superior para acontecer a cena, deixando claro apesar de que Heath e Katarina sentem um pelo outro (e pela patinação), talvez sentir não seja suficiente. E é aí que a trama mostra que os dois podem ser forças da natureza que quando juntos, brilham como nenhum outro casal dentro de um ringue de patinação, mas também são plenamente capazes de se destruírem. 

Já temos estabelecido, desde o começo da narrativa, quem Katarina é e ao longo da trama, por termos somente o ponto de vista dela (os capítulos são alternados entre vários narradores e pessoas que passaram pela vida dos dois, como Nicole Bradford, a já citada primeira técnica do casal, e o próprio Ellis, que era um forte competidor) também somos apresentados ao modo como ela enxerga as outras pessoas, e aqui temos a única falha da trama: não enxergarmos melhor o Heath e sua mente em espiral que parece sempre levar a Katarina e nem os outros personagens coadjuvantes, mesmo os melhores. Entendemos que muitos não gostam de Katarina por diversos motivos, mas nunca realmente compreendemos o que leva uma personagem como Scheila a agir e fazer tudo que fez além do básico: “Era quem ela era!”, o que é muito pouco pra mim. O que Katarina teve de construção e demonstrações de sua personalidade, falta um tanto aos demais. Katarina Shaw, nossa protagonista maravilhosa, egoísta, cabeça dura, determinada, boca suja e nada inclinada a ser mocinha, rouba a cena sempre que narra os capítulos, mas também quero destacar que os capítulos no formato de documentários são divertidos e deliciosos de acompanhar – ver o quanto Katarina impactou a vida de todos ao seu redor é maravilhoso.

Como não poderia deixar de ser, a trama vai crescendo com uma mudança em Heath, e sei que muitos estão se questionando se o final termina igual ao seu original e aqui respondo que vocês terão de ler para saber, é claro. Só digo que terminei o livro muito, muito satisfeita de ver que mulheres como Katarina tem o que querem – e merecem. Podem ler sem medo porque o show é todo dela e nos estamos ali para assistir e aplaudir.

E aqui uma atualização urgente e inédita: assim que conclui minha leitura, a Editora Paralela anunciou a vinda do livro para o Brasil! Com uma capa muito mais bonita que a original, o livro já se encontra em pré-venda em português com o título de “Os Favoritos” e chegará aqui apenas um mês depois da versão em inglês ser publicada. Vocês já poderão ler e se apaixonar por esse casal – confiram tudo abaixo:

“Os Favoritos”
Tradução: Random House
Tarte da capa: Random House
Paralela – 25 de fevereiro de 2025 – 392 páginas

Inspirada pela intoxicante e poderosa mistura de amor e ódio de O morro dos ventos uivantes , este é um romance épico, repleto de paixão e ambição.

Para o mundo, eles eram um escândalo.
Para si mesmos, uma obsessão.

Mesmo sem um nome famoso, patrocínio ou apoio da família, Katarina Shaw sempre soube que estava destinada a se tornar campeã olímpica de patinação artística. Quando conhece o solitário Heath Rocha, a conexão instantânea dos dois os transforma em uma dupla formidável no gelo. Agarrando-se à patinação ― e um ao outro ― para escapar da vida turbulenta, Kat e Heath passaram de namoradinhos de infância a estrelas da dança no gelo, encantando o mundo com uma química ardente, um estilo rebelde e um relacionamento conturbado. Até que um incidente chocante nos Jogos Olímpicos desfaz a parceria.

Agora, dez anos depois da última apresentação, uma série biográfica reacende a obsessão do público por Shaw e Rocha. Kat não quer saber do documentário, mas se recusa a permitir que outra pessoa conte sua história. Após tantos anos de silêncio, ela finalmente está pronta para compartilhar o que realmente aconteceu, das tragédias da infância aos obstáculos que a separaram de Heath. Os boatos são escandalosos, mas a verdade pode ser ainda mais surpreendente.

Para garantir seu exemplar em português, basta clicar AQUI!

Thanks for the free ebook, PRH International.

Para comprar “The Favorites” basta clicar no nome da livraria:

Amazon, capa dura
Amazon, capa brochura.
Amazon, eBook.