BlogLivros

Resenha: Ex marks the spot – Gloria Chao

Sinopse: Durante toda a vida de Gemma, sempre foram ela e sua mãe contra o mundo. Tanto quanto ela sabia, todos os seus avós – e, portanto, os seus laços com a cultura taiwanesa – estavam mortos. Até que um dia um homem misterioso aparece à sua porta com duas coisas chocantes: a notícia de que seu avô faleceu recentemente e a primeira pista para uma caça ao tesouro que Gemma espera que leve à sua herança.
Só há um grande problema: para completar a caçada, ela precisa ir à casa do avô em Taiwan. E a única maneira de Gemma chegar lá é pedindo ajuda a seu ex e maior rival do ensino médio, Xander. Mas depois de engolir o orgulho, ela se encontra do outro lado do mundo, pronta para descobrir o prêmio que mudará sua vida. Logo Gemma descobre que a caça ao tesouro envolve muito mais do que dinheiro – trata-se de finalmente aprender sobre sua família, suas raízes culturais e talvez até mesmo encontrar o amor verdadeiro.

Como vocês já sabem, essa resenha é em parceria com a Random House Internacional, de quem recebemos esse e-ARC (Advance reading copy: algo como “uma cópia de leitura avançada, ou seja, o livro ainda pode sofrer alterações antes de ser publicado). Também lembrando que essa resenha terá um formato diferente: por ser um e-ARC, não haverá quotes, já como os livros podem sofrer mudanças em seu texto antes de serem comercializados. Gostaríamos de agradecer profundamente a Editora pela oportunidade de parceria.

Ex marks the spot” começa exatamente no fim. No final do Ensino médio, no caso. Gemma está se formando no colégio depois de alguns anos conturbados brigando – unilateralmente – com Xander, seu ex e arqui-inimigo e rival e vivendo a boa vida junto com sua única amiga. Agora com o futuro a sua frente, onde ela não sabe como vai pagar parte de sua faculdade, ela está com medo, mas ainda assim confiante de que conseguirá fazer tudo dar certo.

No dia de sua formatura, ela é abordada por um homem, que deixa sua mãe em pânico e sem contar nada para ela. Apenas quando o homem a encontra sozinha mais uma vez é que ela descobre que sua mãe estava mentindo a vida toda: seu avô, que ela acreditava ter morrido, ainda estava vivo até pouco tempo atrás. E esse avô mandou até ela um advogado que cuidava do testamento dele onde ele deixou apenas uma caixa aparentemente normal, mas que na verdade se trata apenas de um pequeno mistério para uma busca pelo ouro no final do arco-íris.

Depois de ter uma mega briga com sua mãe sobre a mulher ter escondido o passado, Gemma decide que quer partir nessa busca não só pelo tesouro em si, mas também para descobrir mais sobre suas raízes, coisa que a mãe sempre fez questão que ela não soubesse. O problema é que, para conseguir a tão sonhada viagem para Tailândia, onde a busca ocorre, é que ela precisa engolir todo orgulho e falar com seu ex-namorado, Xander, pedir a ele que a ajude – porque ele tem um programa justamente sobre isso, sobre levar jovens até a Tailândia para aprenderem mais sobre quem são seus antepassados.

O que eles não esperavam, antes mesmo da busca pelo tesouro começar, é saber que suas famílias tinham um passado: a mãe de Gemma diz que o avô de Xander roubou tudo que a família deles tinha. A mãe de Xander diz que foi o avô de Gemma quem roubou tudo da família. E agora, em quem acreditar?

Xander, aparentemente, é muito dubio. Como o livro fica apenas no ponto de vista de Gemma, algumas vezes é difícil saber qual o objetivo dele, se quando ele aceita ajudar ela é apenas por ser uma boa pessoa ou porque ele tem outros motivos escondidos. Ao contrário de Gemma, que acha o tempo todo que está sendo espertinha e escondendo tudo de todo mundo, quando na verdade ela é um livro aberto.

Todos os personagens que aparecem no livro, principalmente os que estão na viagem junto com os dois, são ótimos. Não temos muitos detalhes de todos eles porque, claro, o principal a ser passado ali é a história de Gemma e Xander e a história dos avôs dos dois e acreditem quando eu digo: vocês não estão preparados para o que essa história desenrola no seu passar.

Eu peguei o livro e simplesmente não consegui parar até chegar no final dele porque não só me apaixonei por Gemma e por Xander, mas também me apaixonei por seus avós. Só não posso dar muito detalhes sobre como se deu essa história de roubo que uma família desconfia da outra porque isso seria spoiler demais.

Acho que todo mundo que gosta de romcom devia ler esse livro. O tempo todo enquanto eu lia, ficava pensando como ele daria um bom filme (se fosse adaptado fielmente, se não, nem rola). É quase uma mistura de OBX com Indiana Jones e uma pitada de romance – e ex que não conseguem se superar.

Ainda não tem nenhuma informação sobre esse livro ser lançado no Brasil, mas eu realmente espero que venha (oi, Seguinte, tudo bem?) porque eu acho que muitas pessoas vão adorar.

Thanks for the free e-book, Penguin Random House International.

Para comprar “Ex marks the spot” basta clicar no nome da livraria:

Amazon.