Resenha: Cartas de amor e ódio – Donna Marchetti
Sinopse: Em Cartas de Amor e Ódio, somos transportados para o mundo de Naomi e Luca, cuja inusitada correspondência escolar se transforma em um campo de batalha épico de palavras afiadas e emoções intensas. Quando pré-adolescentes, eles foram motivados por uma simples atividade escolar a se corresponderem por carta com alguém de outra escola que não conheciam. A maior parte dos alunos encerrou as trocas de cartas ali, com o fim da atividade. Não Luca e Naomi. Suas mensagens caminharam para um jogo de provocações e descobertas que se entrelaçaram ao longo dos anos, tão hilário quanto surpreendente, e sempre viciante. Mas quando as cartas cessam, Naomi é deixada com um vazio na última mensagem de Luca, e a dúvida começa a corroer seus pensamentos: houve um significado real naquelas palavras, ou tudo o que sentiu não passou de um passatempo juvenil? Agora, dois anos sem notícias e com o charme inesperado de Jake, seu novo vizinho, balançando seu mundo, ela se vê dividida entre o passado e a possibilidade de um novo começo. Então a chegada de um enigma postal reabre as feridas e reacende a chama daquela antiga troca de cartas. Naomi, fortalecida pela saudade e pela confusão, sabe que é hora de confrontar seu passado com Luca e decidir se deve seguir em frente de uma vez por todas ou dar uma nova chance à história que ainda nem começou. Cartas de Amor e Ódio é uma história tocante destinada a qualquer pessoa que já se perguntou sobre o “e se” das estradas não percorridas e os segredos escondidos nas palavras não ditas. Ideal para os leitores que apreciam o ardor das primeiras paixões e o sabor agridoce dos primeiros amores, das trocas de cartas, e de livros.

Todos que nos acompanham aqui sabem que eu sou completamente perdida por um bom e velho enemies-to-lovers. Já disse, repito e vou falar eternamente que esse é, de longe, o melhor trope romântico que existe (na literatura, porque na vida real deve ser um horror). Então quando eu li a sinopse de “Cartas de amor e ódio”, eu sabia que ia querer ler ele.
Apesar de não ter a menor ideia de como diabos isso se daria, já como eles conversaram por cartas. Eles teriam se visto¿ Sabiam como eram¿ Mas claro que isso eu só descobri lendo e vim aqui dividir com vocês um pouco da história – sem spoiler, prometo, e também falar exatamente o que eu pensei do livro.
“- Ele tá te desafiando – ela diz depois de um tempinho.
– Me desafiando?
– A encontrar ele – esclarece Anne. – Se você não responder, então ele vai ficar com a última palavra, encerrando décadas de batalha postal. Você tá preparada pra deixar ele vencer?
Balanço a cabeça.
– De jeito nenhum. Vou encontrar esse cara. ”
Quando estava no colégio, Naomi recebeu um trabalho ao mesmo tempo simples e complexo: ela deveria escrever uma carta para uma pessoa que ela não conhecia, que teve o nome sorteado em um papel, para trocar cartas com essa pessoa por um tempo, cartas essas que seriam enviadas e recebidas pela própria escola.
É quando ela tira o nome de Luca e escreve uma carta muito fofa pra ele, falando várias coisas bobas e, fica em choque quando recebe a resposta: uma carta desaforada e grosseira de um garoto bem rude. Ela fica em dúvida se deve responder ou não por um tempo, mas no final das contas decide responder sendo tão grosseira quanto ele foi. E é aí que essa “amizade” por correspondência começa.
“E também tinha o fato de que eu gostava de escrever cartas e enviá-las, e eu tinha receio de que se Luca e eu encontrássemos outra maneira de conversar, isso acabasse.”
O tempo passa, o trabalho escolar acaba, mas eles continuam a troca de cartas simplesmente porque um não quer deixar o outro ter a ultima palavra, então no meio de xingamentos, ofensas e uma competição sem fim, eles vão levando assim até suas vidas adultas. Até que um dia Naomi manda uma carta que não tem nenhuma resposta. E dois anos se passam sem que nenhuma notícia de Luca chegue, até o dia em que uma carta (desejando a morte dela com um raio na cabeça, diga-se de passagem) chega na emissora em que ela trabalha como moça do tempo e ela sabe que é Luca. Mas a carta vem sem nenhum endereço para o qual ela possa responder, então onde diabos Luca está?
Ao mesmo tempo em que Luca volta a enviar cartas para Naomi – o tempo todo sem ter como ela responder, afinal, não tinha endereço de remetente, ela conhece um outro rapaz: Jake, um homem que mora no mesmo prédio que ela, no andar em cima do dela. Ela começa a se relacionar com Jake, mas ao mesmo tempo ela fica procurando por Luca, querendo saber onde ele está e chegando até mesmo a viajar para antigos endereços para os quais mandou cartas pra ele, tudo para encontrar aquele aminimigo da vida toda e saber o que poderia se dar daquela relação deles.
“Não entendo por que depois de todos esses anos as palavras dele me fazem sentir assim. Me lembro da última carta que enviei para ele dois anos atrás. Eu tinha me preparado para o que ele iria dizer quando, inevitavelmente, tirasse sarro de mim por tê-lo convidado para vir se esconder comigo.”
Dizer que eu me apaixonei pelo livro não é nada surpreendente. Eu realmente gostei da história, achei ela cheia de clichês que já estamos acostumados, mas que nem por isso são ruins. Naomi é maravilhosa, apesar de ser meio tapada para algumas coisas, só que é bem entendível na situação em que ela se encontra.
Nós também temos o ponto de vista do Luca, que explica muita coisa sobre quem ele é e porque diabos ele era tão maldoso com Naomi enquanto eles iam crescendo. E Jake também é um personagem muito maravilhoso. Meio burro também, mas também é algo que dá pra entender.
Eu realmente acho que esse livro é o ápice da romcom, inclusive me lembrou de uma que eu até comentei com a Vi, mas não posso falar aqui porque seria um spoiler enorme 😡 Eu espero que vocês deem uma chance pra esse livro, porque ele realmente vale a pena!

Para comprar “Cartas de amor e ódio” basta clicar no nome da livraria:
