23.08

 

Oi, pessoal!

Recentemente o filme de “É Assim Que Acaba” chegou aos cinemas, adaptado por Justin Baldoni, estrelando ele mesmo e Blake Lively, a Serena de Gossip Girl, nos papéis principais.

Até o momento, o filme está sendo um sucesso de bilheteria, levando muitas pessoas que não leram o livro da Colleen a fazerem isso agora. Aqui no Idris nós já lemos o livro, e você pode conferir a resenha dele clicando aqui, inclusive.

Então hoje eu vim falar para vocês sobre a continuação do livro “É Assim Que Acaba”, chamado “É Assim Que Começa”, e narrado por Atlas.

Se você não leu o primeiro livro, muito dificilmente irá entender o segundo, e se ainda planeja ler o primeiro, recomendo que você não continue nessa leitura e volte após concluir o primeiro livro, pois a resenha terá spoilers de “É Assim Que Acaba”.

A sequencia do primeiro livro, como a própria CoHo (abreviação de Colleen Hover) disse, é um fan service. Ou seja, ela nunca planejou escrever uma sequencia. Mas os fãs pediram muito, porque o primeiro livro meio que termina sem juntar, de fato, a Lily e o Atlas, e depois de tanta luta e sofrimento, acho que as pessoas meio que queriam ver eles juntos, né?

Então acho que o objetivo da CoHo com esse livro foi esse. Mostrar um pouco de como a Lily e o Atlas ficaram juntos, e para isso, nesse livro, temos um ponto de vista do Atlas, também. Digo também porque o livro, assim como o primeiro, tem um pov da Lily.

A própria CoHo fala antes do começo da leitura que a Lily e o Atlas já sofreram muito (e quem pode dizer que é mentira?), então o objetivo dela com esse livro não era criar um super drama e trazer ainda mais sofrimento para os personagens, e sim proporcionar uma leitura mais leve para nós, os fãs.

E de fato é isso que acontece. O livro não tem “uma história bem estruturada”, com um climax, etc etc… É mais uma narração de como a vida deles seguiu mesmo, após os eventos do primeiro livro. Inclusive, a continuação começa imediatamente onde o primeiro terminou. E isso foi muito bom, porque ajudou quem leu o primeiro há bastante tempo, como eu, a relembrar algumas coisinhas. Mas, se você não lembra muito bem, ainda recomendo ler o último capítulo do primeiro livro.

A leitura, como tudo que é escrito pela CoHo, flui muito rápido. E em “É Assim Que Começa” exploramos novamente os diários da Lily. Algumas entradas repetidas, e algumas novas. E também ganhamos cartas do Atlas para Lily e novas lembranças do passado dos dois, o que eu amei!

Esse livro também tem uma surpresa muito boa, que deixou o meu coração quentinho, logo no começo, e eu devo dizer que não estava esperando por isso, e amei!

A relação de Atlas e Lily é tão boa quanto no primeiro livro, e eu simplesmente amo ver o cuidado que ele tem com ela e o traumas que ela viveu, e como ele respeita completamente o tempo dela.

Devo dizer, apenas que, em relação ao Ryle, fiquei um pouco decepcionada… ele continua sendo um babaca e eu não senti, assim como no primeiro livro, que ele tem o castigo que merece… Para mim, apesar de ele ter perdido a família, senti que só isso foi muito pouco para tudo que ele fez e tudo que ele ainda faz (sem mais spoilers!) no segundo livro. Acho, sinceramente, que ele merecia uma punição mais severa.

Em relação ao passado do Atlas, nós descobrimos um pouco mais sobre a infância dele, e eu adorei tudo que a CoHo nos entregou.

O livro é muito, muito bem escrito, sem nenhuma falha na história ou narrativa, e os momentos de tensão até estão lá, mas não são nem de cara tão intensos quanto na primeira parte da história, graças a Deus.

Assim como o primeiro, eu devorei o segundo! O final, devo dizer, foi um pouco curto para mim. Admito que eu esperava um pouquinho mais do que o que foi mostrado nas últimas páginas, mas o livro cumpre bem com a proposta de mostrar um pouco mais sobre a vida imediata do Atlas, da Lily e assim por diante.

Aqui no Brasil, o livro chegou pela Galera Record, com 336 páginas. A capa continua tão linda quanto a primeira!
Agora só podemos esperar que o segundo livro também ganhe uma adaptação fiel nos cinemas!

Para comprar “É assim que começa” basta clicar no nome da livraria:

Amazon.
Magalu.

Postado por:
Você pode gostar de ler também
01.10
Gente... O que aconteceu com setembro? Eu só pisquei e já chegamos em outubro! E tem muitos lança...
27.09
“O herdeiro roubado” Holly Black Tradução: Adriana Fidalgo Galera Record – 344 – 232 ...
25.09
“Condições ideais de navegação para iniciantes” Natalia Borges Polesso Arte de capa: Fla...
24.09
Sinopse: Em uma escola interna escondida em Manhattan, os descendentes do zodíaco chines estão e...
21.09
”Casa de família” Paula Fábrio Arte da capa: Tereza Bettinardi Companhia das Letras – 2...
20.09
  Oi pessoal! Hoje vim falar para vocês sobre a melhor leitura que fiz em 2024 até ago...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook