“Mesmo sabendo como tudo acaba”
C. L. Polk
Tradução: Helen Pandolfi
Suma – 2024 – 168 páginas
Oi pessoal! Hoje vim falar para vocês do livro “Mesmo sabendo como tudo acaba” de C.L. Polk. Esse livro me chamou muito atenção pela capa e sinopse, e ele foi uma surpresa incrivelmente gostosa!
O livro é bem curto, e tem 168 páginas na versão física. A versão física dele também é LINDA e capa dura, além do próprio livro ter ganhado o respeitado prêmio Nebula em 2022, na categoria novela, um conto com tamanho maior.
Vamos começar com a sinopse:
Neste suspense repleto de mistério e romance, o leitor percorre o cenário noir de Chicago nos anos 1940 em uma história sobre anjos, demônios e magia, mas também sobre enfrentar opressores e encontrar seu próprio caminho.
Helen Brandt perdeu tudo: o trabalho, a família e, em uma atitude desesperada para salvar o irmão, a própria alma. Graças a um pacto demoníaco, Teddy sobreviveu e, em troca, ela foi condenada a padecer no inferno por toda a eternidade.
Expulsa da ordem mágica à qual pertencia, a jovem passou a última década investigando mistérios sobrenaturais ao lado de Edith, seu grande amor. Agora, prestes a dar adeus à vida que dividia com a amada e cumprir sua sentença, ela recebe uma última oferta de trabalho: capturar o assassino em série mais temido da cidade.
Ao ter a proposta recusada, sua cliente lança mão da única recompensa que a detetive não pode negar: reverter o pacto e envelhecer ao lado da mulher que ama. Agora, ela terá três dias para descobrir quem está fazendo vítimas pela cidade ou perder para sempre a chance de ser feliz com Edith.
Como dito acima, o livro se passa na Chicago de 1940 (eu amo esses livros de época!), e é narrado em primeira pessoa pela personagem principal. Por ser um livro curto, os capítulos são curtos. O livro tem uma “mitologia” própria que é incrível, e eu adoraria MUITO conhecer mais desse mundo. No começo, admito, fiquei um pouco perdida com os termos, porque o livro já começa no momento em que Helen está realizando um ritual para desvendar um assassinato e já joga vários termos da própria mitologia em cima da gente… mas aos poucos tudo vai ficando claro.
O livro é cheio de romance (é um romance sáfico), e também tem muito mistério. É um livro com reviravoltas incríveis. Para mim, apesar de o começo ter sido um pouco confuso, o livro foi ficando melhor e melhor e melhor, tanto é que eu li em menos de um dia!
O plot da história em si, também achei incrível! Uma detetive tentando capturar um serial killer em troca do seu amor!!!!! O livro também toca bastante nos temas de misoginia e homofobia, o que eu achei super importante para o contexto.
Enfim, pessoal, não dá pra falar muito sem entregar, mas eu amei muito a Helen e a Edith! E eu simplesmente AMEI a ambientação do livro. Para mim, é um daqueles livros que a gente gostaria de esquecer para poder ler de novo como se fosse a primeira vez!
Para comprar “Mesmo sabendo como tudo acaba”, basta clicar no nome da loja: