07.11

“A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Outras Histórias”
Washington Irving
Narração: Thiago Ubaldo, Zeza Mota.
Duração: 04h01m28s
Tamanho: 56.47 MB
Produção: Tocalivros Studios
Editora: Editora Wish
Material de Apoio: Não
Data de Lançamento: 08/10/2021
Disponível: Compra, Clube do Audiolivro e Assinatura Ilimitada

A Lenda original do Cavaleiro sem Cabeça em uma edição comemorativa com capa dura. Inclui os contos extras: Rip van Winkle, O Noivo Espectral e O Diabo e Tom Walker.

Ichabod Crane, um sujeito esguio e supersticioso,  viaja até uma vila chamada Sleepy Hollow para exercer seu ofício de educador. Lá, compete com o valentão Brom Bones pela mão de Katrina Van Tassel, filha única do rico fazendeiro Baltus Van Tassel. Porém, saindo de uma festa em uma noite de outono, Crane é perseguido por um suposto fantasma conhecido como Cavaleiro sem Cabeça. É o momento de descobrir se a lenda do Soldado Hessiano, que cavalga em busca de sua cabeça perdida, é verdadeira.

Nossa parceria com a Tocalivros continua a todo vapor e aqui estamos novamente trazendo mais uma resenha de audiolivro para vocês, lembrando que na Tocalivros há o plano de assinatura por R$ 14,90 que você pode ouvir qualquer livro de todo acervo de audiolivros da plataforma, e você pode testar completamente grátis por 15 dias criando sua conta clicando AQUI. Para saber tudo sobre a , você pode vir em nosso post completo sobre a plataforma clicando AQUI.

Washington Irwing foi mais do que o autor do famoso conto “A Lenda do cavaleiro sem cabeça”, ele também foi biógrafo, ensaísta, historiador e diplomata dos Estados Unidos, tudo ainda no início do século XIX. E, para ser sincera, apesar de já ter mais conhecido sobre quem ele foi, eu só conhecia o conto mais famoso dele, sem nunca ter lido a versão original ou qualquer outro conto dele. E agora tive a chance de ouvir um livro com 4 contos seu e adorei a experiência. Vou procurar falar superficialmente sobre cada um dos contos individualmente, apesar de não me aprofundar para não dar nenhum spoiler – e bem, são contos curtos.

Este audiolivro é a narração de um livro com 4 contos do autor, que são: “A Lenda do cavaleiro sem cabeça”, “Rip Van Winckle”, “O noivo espectral e a cozinha da estalagem” e “O Diabo e Tom Walker”, além do prefácio do autor Oscar Nestarez, uma introdução pelo autor Jim Anotsu e ainda no final uma pequena biografia do autor. Mas ok, vamos direto ao ponto: os contos!

Em temos o professor Ichabod Crane que tem uma vida bastante pacata na pequena Sleep Hallow adorando comer apesar de ser bastante esbelte e dando suas aulas, até que se apaixona e também vê a chance de subir na vida na figura de Katrina Van Tassel, uma personagem que não tem muita profundidade mas que é altamente bela e rica. A garota também é cortejada por Brom Bones, que está decidido a humilhar seu concorrente. Parece somente uma comédia romântica, eu sei, mas estamos falando de uma cidade que vive a sombra de uma lenda ancestral: a do cavaleiro sem cabeça. Brom parece cada dia mais disposto a fazer Crane de tolo e é ai que a coisa escala entre os dois de uma forma que termina ao encontro do professor com a assombrosa figura que procura uma cabeça perdida – mas será ela real ou não?

O principal espírito, contudo, que assombra essa região encantada, e parece ser o comandante em chefe de todos os poderes do ar, é a aparição de uma figura a cavalo, sem cabeça. Dizem alguns que é o fantasma de um soldado hessiano11, cuja cabeça foi levada por uma bala de canhão em alguma batalha anônima durante a Guerra da Independência, e o povo do campo o vê sempre e amiúde, percorrendo as trevas da noite como se nas asas do vento. A assombração não se limita ao vale, mas às vezes chega às estradas adjacentes e principalmente aos arredores de uma igreja pouco distante. Na verdade, alguns dos historiadores mais autênticos da região, que tiveram o cuidado de coletar e conferir os fatos flutuantes a respeito desse espectro, alegam que, estando o corpo do soldado enterrado no cemitério da igreja, o fantasma cavalga até o local da batalha numa busca noturna por sua cabeça, e a velocidade impetuosa com que às vezes passa pelo vale, como uma ventania à meia-noite, se deve ao fato de estar atrasado e ter pressa de voltar ao cemitério antes do amanhecer.

Rip Van Winckle” é o nome do personagem principal do conto que gostei bastante: Rip vai caçar e se encontra com uma figura bastante peculiar, que lhe serve uma bebida forte. Logo se deita para se descansar e termina dormindo por décadas – sim, temos aqui uma famosa “viagem no tempo”, se é que podemos chamar assim –, ficando a reflexão do que entendemos do mundo: quando Rip acorda, os Estados Unidos agora não mais são uma colônia Inglesa e sim, um país independente, além de, claro, ter perdido todas as pessoas que ele conhecia, até que alguém lhe parece bastante familiar.

Já o conto “O noivo espectral e a cozinha da estalagem” foi, de longe, o meu favorito, e é também o mais mergulhado no terror, por assim falar (as não espere terror em altos níveis). Em uma estalagem holandesa, um casamento está prestes a acontecer: a noiva, filha do Barão Von Landshort, está ansiosa para encontrar seu noivo, o Conde Von Altenburg. Indo para a festa, algo muito ruim acontecerá, tornando a festa no palco inesperado e muito, muito bom de se ler, e que é sim, um conto de romance (me convença de que não é. Duvido você conseguir!).

Por fim, temos “O Diabo e Tom Walker” que é o conto mais “próximo” da realidade: Tom Walker é um homem miserável de espirito e muito, muito avarento. Sua esposa era igualmente péssima. Mas, para piorar a situação, Tom se vê envolto em uma trama diabólica sendo convidado a entrar na procura do tesouro perdido do pirata Kidd pelo Caçador – mas você pode chamá-lo de Mineiro negro. Ou Lenhador negro. Ou Velho Scratch. Ou só Diabo mesmo. Tudo para começar a dar certo para Tom, até que ele começa a tentar encontrar um jeito de passar a perna no Diabo, e claro que a gente imagina que isso não vai terminar bem.

Quanto a narração do audiolivro, o que tenho para falar de Thiago Ubaldo que você já não sabem? Ele é incrível, as narrações dele são repletas de sentimentos e cadência, então mais um audiolivro que tive uma experiência ótima – e não vou esquecer da narração de Zeza Mota também, que está muito, muito boa. Se você procura um audiolivro curto e rápido de se ouvir, com contos que contem elementos de terror mas não são apavorantes, você encontrou o que procura: e você não vai se arrepender.

Para ouvir “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Outras Histórias ” basta vir na Tocalivros.

Arquivado nas categorias: Audiolivro , Blog com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
17.04
Sinopse: Nas planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são a...
16.04
Sinopse: Gigi Graham tem três objetivos na vida: se classificar para a seleção nacional de hó...
12.04
“Dolores Claiborne” Stephen King Tradução: Regiane Winarski Suma – 2024 – 240 página...
09.04
Dá pra acreditar que já estamos em abril? Quase na metade do ano já (exagerada)! Vem com a gente ...
05.04
“Uma família feliz” Raphael Montes Arte de Capa: Rafael Nobre Companhia das Letras – 202...
02.04
Sinopse: Toda a carreira de Nora Mackenzie está nas mãos do famoso tight end da NFL Derek Pender...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook