25.05

SÓ ESCUTE
Sarah Dessen
Páginas: 352
Editora Seguinte

SKOOB

Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

A resenha de hoje é de um livro cortesia da nossa parceira, Companhia das Letras. O livro, que foi publicado originalmente em 2006, já havia sido lançado no Brasil em 2010 pela Farol Literário, com o título “Just Listen – A garota que esconde um segredo”, edição que não se encontra mais a venda. Agora o livro está sendo relançado com uma capa muito linda e título em português. Só Escute, da Sarah Dessen, foi lançamento da Editora Seguinte, selo jovem da Cia de Letras, em outubro de 2017.

Para quem não conhece a Sarah Dessen, preciso dizer que ela é talvez um dos principais nomes na literatura Jovem Adulto. Sarah escreve livros para jovens, com temas contemporâneos, desde 1998 e já carrega treze obras em seu currículo, seis já lançados no Brasil.

Eu já havia lido “Só Escute” há uns anos atrás, na edição da Editora Farol e tive o prazer de fazer essa releitura com a edição da Editora Seguinte. Posso dizer que minha opinião do livro permanece a mesma de 6 anos atrás.

Em “Só Escute” conhecemos a história de Annabel, uma menina que aparentemente tinha uma vida perfeita na escola, era popular, tinha uma carreira de modelo promissora e uma família estruturada. Até que um acontecimento muda tudo isso, trazendo a tona todas suas inseguranças e medos e, quando as aulas voltam, ela se encontra sozinha e cheia de problemas.

“Bastou uma decisão equivocada uma noite e, quando percebi, era eu quem estava na mira dela — eu era a vagabunda, a excluída não só da sua vida, mas da vida que tinha passado a ser a minha.”

Pode parecer uma premissa simples e até “fútil”, mas não se engane. Há profundidade e importância nos problemas passados por Annabel que, apesar por passar por situações fortes e polêmicas, é abordado com delicadeza e respeito por Dessen, mas sem nunca pender para um lado muito dramático.

Dessen tem um jeito muito bonito de escrever sobre jovens e com Só Escute não foi diferente. Ela costuma sempre escrever sobre questões adolescentes de um jeito que não envolva somente romance, mas também relações familiares e amizades. Também tem um jeito humano de contar histórias e desenvolver personagens, eles são palpáveis e suscetíveis a erros, tornando-os relacionáveis e sem transformá-los em heróis ou vilões.

“Mesmo assim, no fundo, eu sabia que não tinha feito nada de errado. Não era minha culpa. Em um mundo perfeito, eu poderia contar às pessoas o que havia acontecido e, de alguma forma, não sentir vergonha. Na vida real, no entanto, era mais difícil.”

Este livro, apesar de toda delicadeza da narrativa da Dessen, trata através de vários personagens temas obscuros como o relacionamento abusivo entre amigas (mostrando que esse tipo de abuso não acontece somente entre casais de namorados), transtorno alimentar, pressão profissional, traumas. Algumas vezes durante a leitura, nos deparamos com uma narrativa um pouco mais densa. Aquela sensação que algo será revelado ou dar errado a qualquer momento.

Annabel é uma protagonista que cativa por ser tão humana. Acredito que muitos leitores, assim como eu, em algum momento irão se identificar com suas atitudes ou sentimentos. Ela é uma menina que evita conflitos, que mente ou finge reações para não chatear aqueles que ela ama. Uma garota que comete erros pela passividade e medo de julgamentos, mas que trabalha pouco a pouco para superar e mudar.

“Ainda assim, algumas vezes me perguntei se tinha tomado a decisão certa. Mas, conforme os dias e depois as semanas passaram, sentia que, ainda que quisesse contar minha história, era tarde demais. Como se, quanto mais tempo passasse, menos as pessoas estariam dispostas a acreditar em mim.”

A narrativa é em primeira pessoa e se alterna em flashbacks do passado e presente, o que ajuda a entender melhor a situação que a Annabel está no presente.

Sobre os outros personagens, temos a família de Annabel. Como eu disse anteriormente, Dessen sempre dá muito destaque as relações familiares, e dessa vez temos situações interessantes com suas irmãs e seus pais.

“— Olha só — eu disse finalmente —, só queria dizer que você estava certo. É meio difícil ficar segurando tudo. Mas para mim… às vezes é mais difícil ainda falar.”

Também temos Owen. Um cara tido como “estranho” e recluso, que ama música e que é sempre sincero. Annabel e Owen desenvolvem uma relação gradual durante o livro, um relacionamento que aconteceu quando Annabel mais precisava de ajuda e apoio. Ver a relação deles sendo construída e sustentada por uma amizade saudável é bonito de ler.

“Lembrei a primeira impressão que tive dele: de que era perigoso, uma ameaça. Agora eu sabia que não era verdade, pelo menos não como pensara. Mas havia uma coisa assustadora em Owen Armstrong: ele era honesto e esperava o mesmo de todo mundo. Aquilo me deixava aterrorizada.”

Acredito que “Só Escute”, assim como outros livros da Sarah Dessen, é um livro para todas as idades. São livros que eu gostaria muito de ter lido com 15 anos, mas que ainda aprecio e procuro ler com 25. Livros que tratam problemas cotidianos adolescentes e, às vezes polêmicos e fortes, de forma leve e delicada, mas nunca desmerecendo ou zombando de tais conflitos.

“— Só escute — li em voz alta.
— É. Não pense ou julgue. Só escute.
— E depois?
— E depois — ele disse — você pode chegar a uma conclusão. É justo, não acha?”

E agora uma surpresa! Iremos sortear um exemplar de “Só Escute”, para você também ter a oportunidade de ler esse livro lindo com essa história incrível!

Realizamos um primeiro sorteio dia 04/06/18, ás 15h. Entanto a vencedora não respondeu nosso e-mail com seus dados no prazo estipulado. Então precisamos realizar novo sorteio.

Resultado do 2º sorteio, feito as 14h do dia 08/06/18:

Um e-mail foi mandado para a ganhadora, que deve responder em 24h, se não um novo sorteio será realizado.

As REGRAS são:

– Promoção iniciada às 19:00 do dia 25/05/18 e será encerrada às 15:00 horas do dia 04/06/18 (horário Brasília).
– Válida para todos moradores do território nacional, sendo necessário um endereço válido para entrega dentro do país.
– Prêmio intransferível.
– Caso não sejam cumpridas as regras, um novo sorteio será realizado.
– O sorteado terá 24 horas para enviar seu nome e endereço para [email protected] depois de postado o resultado. Caso não entre em contato, um novo sorteio será realizado. Somente envie o endereço caso você seja o sorteado.
– O brinde será entregue sem custo algum para o(a) sorteado(a), sendo enviado no prazo de até um mês depois de encerrado o sorteio.
– Todas as entradas serão conferidas. O twitter e instagram serão conferidos em todas entradas já como são obrigatórias, sem liberar qualquer tipo de casualidade. Caso alguma entrada não seja validada, um novo sorteado será escolhido.

Arquivado nas categorias: Blog , Livros , Resenha com as tags: , , .
Postado por:
Você pode gostar de ler também
18.03
“Água turva” Morgana Kretzmann Arte de Capa: Tereza Bettinardi Companhia das Letras – 20...
15.03
“The Gathering” C. J. Tudor ARC recebido em formato digital gentilmente cedido pela Penguin ...
12.03
Sinopse:Nesta coletânea de contos, Rainbow Rowell nos presenteia com nove histórias de amor chei...
11.03
Começou hoje, 11/03, às 09 horas, mais a Semana do Consumidor Amazon, que irá até 18 de março d...
08.03
Sinopse:Elsie Hannaway é uma física teórica que passou anos de sua vida moldando diferentes ver...
05.03
Março chegou aí e com ele veio novos livros pra gente ler e amar! Antes vem aqueles anúncios d...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook