16.12

padrao_TDA

Cassandra Clare respondeu em seu Tumblr uma pergunta de um leitor sobre as crenças de Cristina Rosales, religião e homofobia.
Cristina Rosales é uma personagem de sua futura trilogia, The Dark Artifices (Os Artifícios das Trevas), cujo primeiro livro tem previsão de lançamento para o final do ano que vem (2015) ou começo de 2016.

Cristina

alwaysadamfangirl disse:
Olá Cassie! Está tudo bem se eu te pedir para evitar fazer personagens Católicos em TDA (Cristina em particular) homofóbicos? Cristina é uma pessoa bastante apaixonada pela sua religião, e uma Católica de verdade é legal para todo mundo, mas não é legal para todo mundo que é hétero. Eu vi vários fãs falando “Eu quero que Cristina seja homofóbica para dar sofrimento** a Mark” e isso é terrível. Por favor Cassie? E algum comentário sobre a questão? Com amor, do Instituto de Bogotá!

Cristina não é Católica.
Ela não pode ser – Shadowhunter cultuam o Anjo Raziel como o seu criador. Isso não é Catolicismo. É incompatível, até onde eu entendo, com sendo um Católico devoto. Mas essa é a natureza de ser Caçador de Sombras; é incorporado seu próprio sistema de crença sobre anjos, demônios e Paraíso, por necessidade.

Eu realmente disse que Cristina é uma crente e forte em sua fé. Ela é! Na personagem de Cristina eu estou explorando a fé dos Caçadores de Sombras: a fé dela não se conecta totalmente com qualquer religião do mundo real. Ela é influenciada, é claro, por ter crescido em um país em grande parte Católico. Da mesma forma que Jem é influenciado pelo Budismo da China – ele claramente acredita até certo ponto em Samsãra, na ideia de mais de uma vida. Ele claramente não acredita em um Inferno Cristão. Assim como o Cristianismo tem suas variantes, a religão Shadowhunter também tem: Eu penso na religião que Cristina segue como sendo influencida pelo Catolicismo, mas não como sendo ele.

Em City of Bones embora Jace seja um Caçador de Sombras, ele também é casualmente agnóstico, dizendo que nunca viu um anjo, acreditando apenas nos demônios, que são “palpáveis” para ele. Mas nos Artifícios das Trevas, eles estão vivendo em uma época de milagres, não só houve contato direto com os anjos e os vilões foram destruídos por anjos/fogo celestial (que também limpou um deles de uma “doença demoníaca”), eles tem uma Caçadora de Sombras entre eles que pode criar novas runas por causa de seu sangue anjo. Com Cristina, há uma oportunidade para explorar exatamente o que os Caçadores de Sombras que são verdadeiros crentes acreditam, mas também a forma como a sua fé está sendo revolucionada agora.

Quanto Cristina sendo homofóbica, eu fico muito desconfortável por ter que dar spoilers sobre personagens que estão em livros que não foram escritos, ou ser perguntada sobre detalhes de livros que ainda não foram publicados. O fato dos fãs estarem discutindo isso, ou se preocupado com isso, não significa que seja uma coisa que vai acontecer. (Especialmente considerando que esta é uma ideia baseada em uma premissa errada.) É normal se preocupar com o que vai acontecer com seus personagens favoritos em livros futuros, mas, infelizmente, também não é certo da minha parte assegurar algo a vocês.

Eu vou dizer que eu recebo e-mails o tempo todo que dizem “muitos fãs acham isso”. Normalmente, eles são seguidos por e-mails que expressam o ponto de vista oposto exato dos que dizem “muitos fãs acham isso”. Cada e-mail me impele a escrever a história exatamente de acordo com as especificações da pessoa que escreve a carta. Cada e-mail está convencido de que eles sabem a direção que eu estou levando a história e que eles não vão gostar. A coisa é, eu não posso assegurar a vocês sem spoilers, então, infelizmente, o exercício de se preocupar com o que acontece em seguida é algo que necessariamente tem que acontecer sem mim. 🙂

Mark tem um monte de “sofrimento”** (blergh, eu odeio essa expressão!**), ele foi sequestrado e mantido longe de sua família por anos! Ele mal reconhece eles quando ele volta! Ele foi torturado no Reino Encantado! Enquanto eu não posso dar spoilers, estou confusa quanto ao porquê dos Blackthorns iriam aceitar ter alguém em sua casa que fosse biofóbica em relação ao seu irmão? E por que Emma amaria ela (Cristina) como uma irmã se ela fosse horrível? Parece muito estranho!

(Como uma nota adicional, eu autografei no México muitas vezes e nunca encontrei nenhuma homofobia dos meus leitores lá – eles sempre foram muito amoroso sobre Magnus e Alec.)

** no texto original em inglês é usado a expressão “Man Pain”, sem tradução literal.

FONTE

Postado por:
Você pode gostar de ler também
02.06
Cassie postou em seu instagram um trecho de uma carta exclusiva para a edição do Reino Unido de co...
01.06
Cassie enviou uma newsletter nova onde ela fala sobre as edições especiais de Sword Catcher e da e...
30.07
Cassie enviou uma nova newsletter onde ela fala sobre a turnê dela no Reino Unido, liberou um trech...
12.07
Cassie esteve presente na YALC (Young Adult Literature Convention) em Londres no sábado, dia 9 de j...
03.04
Cassie enviou uma newsletter bem pequena e sem muitas novidades, só pra falar sobre o atraso da new...
02.04
Enfim começou a pré-venda do Box da trilogia “Os Artifícios das Trevas” que foi anunciado ano...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook