09.03

padrao_emmajulespng

Em pleno Dia Internacional da Mulher, algumas pessoas ainda são condicionadas (ou preferimos pensar assim) a acreditar que em um relacionamento heterossexual, ou na sociedade no geral, homens e mulheres têm seu papel definido, e isso não pode ser mudado. Caso contrário, gera estranhamento.

E um fã disse à Cassie que acha estranho em Os Artifícios das Trevas a Emma ter tido alguns namorados e ter feito sexo, enquanto o Julian ainda é virgem. E como sabemos que muito provavelmente os dois se envolverão em um romance, isso significaria que ela teria mais experiência nesse campo que ele.

A Cassie foi bastante didática em sua reposta, e mostrou mais uma vez que as mulheres podem sim se sobressair sobre os homens, sem regra ou exceção. Confiram o post traduzido abaixo!

Olá Cassie. Eu sei que você está sempre muito ocupada, mas eu tenho essa pergunta na minha mente por um mês mais ou menos e eu não tenho nenhuma ideia de como eu posso responder a isso e porque é sobre Julian e Emma eu pensei que você pode responder a isso. Eu queria saber por que você decidiu mudar o papel e fazer Emma a única com experiência e Julian quem nem sequer tinha uma namorada. Porque eu acho que vai ser muito estranho e, provavelmente, o que significa que Julian é super tranquilo e provavelmente tímido. Eu sei que é uma coisa estúpida, mas várias pessoas estão perguntando a mesma coisa, então eu ensinou que você pode responder a isso, para me fazer e aos outros fãs, felizes. — Hgcastloveyou

Há um monte de coisas para organizar nesta pergunta.

Em primeiro lugar, a ideia de “inverter os papéis”. Bem, isso só se aplica se você estiver cortando uma visão de um mundo que combina com romances que foram escritos há vinte anos — que todos os romances estão entre uma garota virgem corada e um muito experiente homem. Não é como se nós não vemos esse ponto de vista muito tradicional no entretenimento popular agora (Cinquenta tons de Cinza) — mas isso não significa que não há qualquer razão narrativa real para cumpri-la, exceto o pensamento que você deve dar às pessoas o que elas esperam, porque elas esperam.

Essa ansiedade não é sobre sexo. É sobre o poder. Trata-se da ideia de que a experiência sexual combina com outras “marcas de poderes” que são codificadas como masculino: riqueza, poder dinástico, fama. Trata-se da ideia de que uma mulher com mais poder do que um homem é algo desconfortável, e um profundo desconforto relacionado com a ideia de que se Emma já namorou antes, e Julian não namorou, e ela tem mais experiência do que ele, isso significa que ela tem mais poder do que ele tem/vai passar por cima dele/ela vai ser uma covarde.

Agora, isso não é como se não tivesse romances assim que não se reverta a isso, com grande sucesso. Pense Outlander. Não há nada de “estranho”, sobre o fato de que Claire tem experiência e Jamie não. Isso não significa que ela tem todo o poder. Isso significa que eles têm o poder em diferentes arenas de suas vidas. É também útil para mostrar que o sexo não é necessariamente uma marca de poderes. Às vezes, o sexo é apenas sexo.

Não sei porque o Julian não tendo experiências com namoro significaria que ele é tímido e calmo. Simon, Will, Jem, Alec, Gideon e Gabriel, nenhum deles já havia namorado, nós só os vimos com seus primeiro(as) namorados(as) . Will é o oposto de tímido e calmo. Não é como se os homens transassem e virassem mestres do universo, capazes de matar demônios e resgatar donzelas de um jeito que não eram antes.

Emma é mais velha que Clary, que começou no livro com 15 anos. Emma tem 17, quase 18 anos, é normal que uma garota dessa idade tenha tido sexo consensual com um namorado antes e continue sendo uma garota normal. Clary era virgem, Jace não. Tessa e Will eram virgens. Nesse caso, Emma não é virgem e Julian é. Não estou “invertendo os papeis”, apenas explorando um cenário diferente.

Julian não evita sexo porque ele é tímido. Ele evita sexo, assim como relacionamentos, porque ele possui segredos que não pode contar, e não quer dormir com alguém com quem não possa confiar seus segredos. É a escolha dele, e é uma escolha adequada para o seu personagem, mas isso não significa que ele é fraco ou não é atraente ou não consegue se relacionar com as pessoas, ou que a relação dele com a Emma é “esquisita”. Acho que é um bom momento para eu dizer que Lady Midnight pode não ser o livro que vocês esperam. Não tem como saber tão cedo assim como é o relacionamento das pessoas e como isso se desenvolve. Emma e Julian são parabatai quando o livro começa, e esse é o relacionamento que eles tem, e se Julian se tornasse algo a mais para Emma e eles tivessem um relacionamento amoroso, ele não seria tão babaca a ponto de se importar com o fato de que ela já teve namorado(s). E isso já são muitos “se”.

Mesmo que o relacionamento “tradicional” consista em um homem experiente e uma mulher sem experiência, não tem porque todo mundo escrever só esse tipo de relação. Se todos os livros fossem sobre o mesmo relacionamento, o mundo seria um lugar chato!

Que orgulho de ser fã de uma mulher tão inteligente e que inspira a mudança para o bem! Feliz Dia da Mulher para todas as shadowhunters que estiverem lendo esse post. Mesmo que já tenha passado a data, afinal, adoraríamos ver uma realidade em que a afirmação e celebração desse dia não seja mais fundamental, pois nos outros 364 dias do ano somos tratados com igualdade.

Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário

7 comentários em “Cassie fala sobre Emma e Julian e do papel e experiência de homens e mulheres no relacionamento”



  1. Miriam disse:

    DIVA!

  2. Joyce Canto Mariano disse:

    SOCORRO! Vráááá!!! Cassie sempre destruíndo! e não sei quanto a vcs, mais é o livro pelo qual eu estou mais ansiosa em anos e anos! Tudo que eu li acima só me faz querer Lady Midnight mais freneticamente ainda! #nãoaguentomaisesperar!

  3. M. Sayuri disse:

    AMEI! Cassie me representa!

  4. Rubyane S. disse:

    Queen Cassie arrasando sempre! Que orgulho *-*

  5. Bianca disse:

    Perfeito!!!!

  6. Bárbara Morgenstern disse:

    A Cassandra lacra *-* e a Tessa também tirou a virgindade do Jem depois que ele deixou de ser um Irmão do Silêncio :v <3



Os comentários estão desativados.





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook