12.06

padrao_cassie
 

Cassandra Clare, mais uma vez, respondeu em seu tumblr perguntas dos fãs. Nesta ocasião, ela fala sobre o relacionamento (um tanto quanto distante) entre dois de seus personagens principais, Simon e Alec, e sobre como os Caçadores de Sombra são condicionados desde a infância à desgostar dos seres do Submundo.

 

bue-boring-ers disse:

“Eu achei a avaliação do Simon sobre Alec em CoHF bastante contraditória; ele o considera ser o “mais conservador dos Lightwood”, e aquele que mais despreza os seres do submundo. Ao longo de toda a série, pelo menos em comparação a Jace, Isabelle, e seus pais, ele parece ser quem mais aceitou os seres do submundo em geral. As Crônicas de Bane também consolidaram essa parte da personalidade de Alec, na minha opinião. Isso é apenas um caso de Simon não conhecer Alec direito e fazendo falsos julgamentos?”

Olá!  Spoilers de CoHF abaixo do corte.

Quero dizer, de fato Simon não conhece Alec extremamente bem. Eles são próximos e se conhecem bem mais que, digamos, Jordan e Alec, mas eles não são bastante próximos. Muito disso tem haver com o fato de que Alec resistiu em ser amigável com Simon por bastante tempo porque… Simon era um mundano e depois um Ser do Submundo.

Alec definitivamente É menos conservador do que seus pais quando se trata de Seres do Submundo. Seus pais, é claro, juntaram um grupo de ódio quando eles eram jovens! Toda a geração mais nova são menos preconceituosos quando se trata de Seres do Submundo, o que fala bem deles, mas isso não significa que qualquer um deles está livre de preconceito. Como eles poderiam estar, tendo sido criados do jeito que foram? Você pode ver isso mais claramente com Max, porque ele é o mais novo, que repete o que ele deve ter aprendido dos seus pais e outros em Idris e diz em Cidade de Vidro, simplesmente: ‘feiticeiros são maus’ – como de faco eles aprendem.

Alec está namorando um Ser do Submundo, e um que ele ama. Alec foi imediatamente simpatizante com Magnus em Cidade dos Ossos, quando ele conhece algumas das histórias trágicas do passado de Magnus, e ele é simpatizante com um lobisomem que obviamente se odeia e arrepende em TBC. Mas Jace namorou uma fada (Kaelie) e Isabelle também (Meliorn). Isabelle saiu e amou Simon-como-um-vampiro. Todos eles são capazes de ver Seres do Submundo como pessoas, capazes de amar e serem gentis para eles, mas isso não significa que eles também não são preconceituosos: o preconceito é algo com o qual eles tem que lutar.

Todos os Seres do Submundo não são criados igualmente aos olhos dos Caçadores de Sombras. Fadas nunca foram humanas. Vampiros são combatidos com parafernálias religiosas, o que deve ser uma indicação de que são condenáveis para aqueles escolhidos pelo Anjo, e eles vivem por predarem mundanos os quais os Caçadores de Sombras juraram proteger. O próprio Alec diz que ele nunca, jamais viraria um vampiro – eles tem de fato um problema om eles. Ele admite isso.

Eu posso ver de onde você está vindo: Alec ama Magnus e nós o vimos ser gentil e simpático com outros Seres do Submundo, incluindo Simon.

Eu posso ver de onde Simon está vindo: Simon percebe corretamente que Alec tem um problema com vampiros. Simon também observa corretamente que Alec é mais provável a querer obedecer e acreditar na Clave do que obviamente os rebeldes Jace e Isabelle, e a Clave é horrível com os Seres do Submundo – eles jogam Simon na prisão em cidade de Vidro, e em Cidade do Fogo Celestial o Inquisidor, pai de Alec, tenta expulsar Simon de sua propriedade com um crucifixo. E no passado Alec defendeu a Clave em frente ao Simon, insultou mundanos, insultou Seres do Submundo, insultou vampiros especialmente, e se recusou a usar o nome de Simon, no lugar se referindo a ele como “o vampiro.”

Em CoB, Alec é rude e insultante com Clary porque ele acha que ela é uma humana mundana. Logo depois, eles tem uma conversa onde os Lightwoods implicam que mundanos são na verdade “melhores” que Seres do Submundo:

CoB 194-195
“Toda essa coisa de Seres do Submundo. Você não caçam eles, porque eles não são exatamente demônios, mas também não são exatamente pessoas. Vampiros matam, eles bebem sangue-“
“Apenas vampiros desonestos bebem sangue humano de pessoas vivas,” interrompeu Alec. “E esses, nós podemos matar.”
“E lobisomens são o quê? Apenas cachorrinhos que cresceram demais?”
“Eles matam demônios,” disse Isabelle. “Então se eles não nos incomodarem, nós não os incomodamos.”
Como deixar aranhas viverem porque elas comem mosquitos, Clary pensou. “Então eles são bons o suficiente para continuar vivendo, bons o suficiente para cozinhar para vocês, bons o suficiente para flertar, mas não são realmente bons o suficiente? Quero dizer, não tão bons quanto pessoas.”
Isabelle e Alec olharam para ela como se ela estivesse falando Urdu.
“Diferente de pessoas,” disse Alec finalmente.

CoA
Alec sendo conservador:
“Então a Inquisidora deve ser louca,” disse Clary. 
“Ela não é, na verdade,” disse Alec. “Se Jace estivesse em seu exército mundano, você acha que ele poderia discutir com seus supervisores? Absolutamente não.”
“Bem, não durante uma guerra. Mas Jace não é um soldado.”
“Mas todos nós somos soldados. Jace tanto quanto o resto de nós. Há uma hierarquia de comando e a Inquisidora está próxima do topo. Jace está próximo do final. Ele deveria ter tratado ela com mais respeito.”
(135)

“Eu não sabia que você estava trazendo o mundano.” Os olhos azuis dele passaram inquietamente por Simon.
“Isso é o que eu gosto em vocês,” disse Simon. “Vocês sempre me fazem sentir bem-vindo.”
“Ah, vamos lá Alec,” disse Clary. “Qual o problema? Não é como se Simon nunca tivesse vindo aqui antes.”
(135)

CoG
Alec, que parecia importante, ignorou isso. “Jace, você trouxe o vampiro aqui, então você está responsável por ele. Não deixe ele sair.”
O vampiro, Simon pensou. Não era como se Alec não soubesse o nome dele. Ele salvou a vida de Alec uma vez. Agora ele era “o vampiro.”
Mesmo para Alec, que estava propenso ao ajuste ocasional de mau humor inexplicável, isso foi desagradável. Talvez tivesse algo haver com estar em Idris. Talvez Alec sentisse uma necessidade maior de afirmar ser um Caçador de Sombras aqui.
(47)

Simon falou sem pensar. “Ele e Isabelle… Tem alguma coisa acontecendo aí?”
Isso tirou um riso de Alec. “Isabelle e Sebastian? Dificilmente. Sebastian é um cara legal-Isabelle só gosta de namorar meninos completamente inapropriados que nossos pais irão odiar. Mundanos, Seres do Submundo, bandidos bonitos…”
“Obrigado,” Simon disse. “Estou contente em ser classificado com o elemento criminal.”
(73)

CoFA
“Eu ainda não consigo ver o que isso tem haver com a gente,” Alec disse. “Então você pegou um vampiro que estava planejando algo desagradável. Não estão sempre?”
Simon sentiu seu estômago revirar. Ele olhou em direção a Camille para ver se ela estava rindo para ele, mas o olhar dela estava fixado em Magnus.
Alec, olhando para Simon pela primeira vez, corou. Era sempre notável nele porque a pele dele era muito pálida. “Desculpe, Simon. Não foi o que eu quis dizer. Você é diferente.”
(249-250)

Eu poderia continuar, mas enfim. Alec realmente é no começo o mais conservado dos Lightwoods. Enquanto Alec evolui ao longo dos livros, ele realmente se torna menos e menos assim – ele insulta vampiros em CoFA e depois para – e em As Crônicas de Bane nós o vemos realmente enfrentando seus sentimentos sobre Seres do Submundo, mas também pela primeira vez (tanto com Magnus e o lobisomem que ele encontra depois no clube). Obviamente seu relacionamento com Magnus tem muito haver com ele percebendo que não se pode forçar o preconceito a te aceitar (embora você possa esperar fazer valer a mudança mudando as leis) e você precisa se aceitar, ter orgulho de si mesmo e se amar. O que eu acho que tem sido o arco de Alec durante todo o tempo.

Há também os fatores que complicam, Simon estando interessado na irmã de Alec desde o primeiro dia; que Alec mostrou desdém por mundanos em frente a Simon em Cidade dos Ossos por conta de sua raiva de Clary; que Alec é tímido e não gosta de mudança e Simon é um estranho e sabe muito menos que Clary, Isabelle ou Jace, os quais acabam ficando bem próximos de Simon.

Mas sim, como Alec não conhece Simon tão bem assim, Simon não conhece Alec tão bem assim: ele não estava lá em Cidade das Cinzas quando Alec fingiu concordar com a prisão de Jace (quando Jace e Isabelle foram enganados, acreditando na submissão de Alec com as leis da Clave, o que mostra como Alec se transforma mesmo para aqueles que o conhecem melhor) e depois instantaneamente corre para tentar salvá-lo e libertá-lo.

Pessoas são complicadas. Alec e outros tem sentimentos complicados e em constante evolução. Simon não está errado que Alec é conservador e tem de fato problemas com vampiros, mas ele também não está dando crédito suficiente ao Alec pelo seu amadurecimento e bom coração.

 

Fonte

Arquivado nas categorias: Cassandra Clare com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook