Resenha: Atmosfera – Taylor Jenkins Reid
Oi pessoal!
Hoje vou falar com vocês sobre o melhor livro que li em 2025 até agora.
Atmosfera foi escrito por ninguém menos que Taylor Jenkins Reid, autora de sucessos como Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones and The Six. Confira a sinopse abaixo:
Neste romance épico ambientado na Nasa dos anos 1980, Taylor Jenkins Reid ― autora best-seller do New York Times com os aclamados Os sete maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones and the Six ― nos desafia a questionar os limites que estamos dispostos a romper para viver e amar verdadeiramente.
Joan Goodwin é obcecada pelo Universo desde que se entende por gente. Atenciosa e reservada, ela está satisfeita com a vida de professora universitária e como tia de Frances, sua sobrinha precoce. Isso até se deparar com um anúncio da Nasa à procura de mulheres cientistas interessadas em integrar o primeiro projeto do programa Ônibus Espacial. De repente, tudo o que Joan mais quer é ser uma das poucas pessoas a ir para o espaço.
Selecionada entre milhares de candidatas, Joan inicia o treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, no verão de 1980 junto a um grupo excepcional: o piloto de caças Hank Redmond e o cientista John Griffin; a especialista de missão Lydia Danes, nem sempre a mais agradável; a calorosa Donna Fitzgerald, que navega nos próprios segredos; e Vanessa Ford, a misteriosa e encantadora engenheira aeronáutica capaz de fazer qualquer nave voar.
E então, em dezembro de 1984, durante a missão STS-LR9, tudo muda num piscar de olhos. Enquanto os astronautas aprofundam os laços de amizade e se preparam para os primeiros voos, Joan descobre uma paixão e um amor que nunca imaginou viver. Com um novo mundo diante de si, ela passa a questionar tudo o que sabe sobre seu lugar no universo.
Frenético, apaixonante e inspirador, Atmosfera é Taylor Jenkins Reid em seu melhor: transportando leitores para tempos e lugares inimagináveis, apresentando personagens complexas e reais e contando histórias comoventes sobre o poder do amor ― dessa vez, entre as estrelas.
Em seu novo livro, somos apresentados à Joan, uma astronauta em treinamento nos anos 80. E passamos a acompanhar sua jornada conciliando seu amor pelo espaço, treinamento e vida pessoal.
A sinopse já diz muito sobre a história e eu não quero dar nenhum spoiler, então vou direto falar sobre o livro em si.: No começo eu admito que fiquei um pouco perdida em relação aos personagens (que são muitos e apresentados todos de uma só vez, como se a gente já devesse conhecer eles). Isso me pegou um pouco porque eu fiquei muito preocupada em entender quem era quem e não dei tanto foco para a história, e para mim a forma como os personagens foram todos introduzidos de uma só vez foi um ponto negativo da história.
Outro ponto negativo é que o livro tem uma linguagem bem técnica em relação ao tema, espaço, foguetes, NASA, etc… Então a melhor coisa é tentar não se prender muito nesses detalhes (porque diversas vezes você não vai entender nada, mesmo, e tá tudo bem).
Agora que já tirei os únicos pontos negativos do caminho, posso dizer que esse livro é simplesmente sensacional. Sério! É impressionante como Taylor introduz muito bem o feminismo em seus livros, e nesse não é diferente. O tema da dificuldade de ser uma mulher nos anos 80, e, em alguns ambientes considerados masculinos, como a NASA, é super presente nesse livro.
Não preciso nem dizer que a história é escrita beirando a perfeição, e, tirando os pontos que eu descrevi lá em cima, simplesmente não tem defeitos e flui muito bem e super rápido.
A Taylor dividiu o livro em dois tempos: no tempo atual, onde o grupo de amigos de Joan esta vivendo uma missão que ela acompanha, e no passado, desde à chegada de Joan na NASA, passando por todos seus treinamentos e desenvolvimento.
O legal é que apesar de muitas vezes a leitura se tornar meio técnica, dá para perceber de fato que rolou uma super pesquisa para escrever o livro, então me senti super tranquila lendo a história e sabendo que eu podia confiar nas informações que estavam sendo apresentadas.
Esse livro partiu meu coração em um milhão de pedacinhos, e depois colou tudo juntinho. É o tipo de leitura que te deixa obcecada, querendo mais a todo momento, e, no meu caso, pessoalmente, ainda trouxe essa temática de astronautas e NASA, que são assuntos que eu sempre amei e pelos quais sempre me interessei.
Eu amei passar esse tempo com a Joan, mas principalmente com a Vanessa. Eu amei a ideia que o livro apresentou de que às vezes você ama demais uma ideia, aí vive aquilo e vê que as coisas são, na verdade, diferentes.
Eu amei demais essa leitura. Eu ri, chorei, passei raiva, e fiquei um tempão pensando e refletindo sobre, quando terminei. E se tiver espaço para mais uma reclamaçãozinha, minha queixa é que o final foi MUITO curto e isso me incomodou porque eu queria muitooooooooo mais!!!!
Leia, leia, leiaaaaaaa esse livro, e depois vem me contar o que achou!
Para garantir sua cópia de “Atmosfera“, clique no nome da livraria.