14.05

padrao_TDA

No #TMITuesday dessa semana, Cassie Clare liberou duas artes oficiais do último livro da série Os Instrumentos Mortais, Cidade do Fogo Celestial + o prólogo deste, onde somos apresentados aos personagens da próxima série Shadowhunters: Os Artifícios das Trevas .

Um deles é um dos Blackthorn, Tiberius (Ty), que apresentou um comportamento peculiar, que levantou algumas questões, que Cassie prontamente respondeu em seu Tumblr. Confiram:

Depois de ler o trecho do prólogo de Cidade do Fogo Celestial , eu tive a sensação de que o Ty tem síndrome de Asperger *. Você pode confirmar isso ? Eu acho que seria muito legal , porque eu também tenho lidado com Asperger na minha vida (era pior , quando eu tinha a idade de Ty ) e vê-la  criar um personagem que também está passando por isso é realmente gratificante , por falta de uma palavra melhor . Muito obrigado se você puder responder ! ➰ – malec -chat
Oi Cassie , eu adoro os seus livros e eu mal posso esperar por Cidade do Fogo Celestial. Você é uma autora incrivelmente talentosa e eu caí profundamente no amor com a sua escrita . Infelizmente, terei que esperar um pouco pelo livro, mas nesse meio tempo eu me satisfaço  com o # TMItuesday . Acabo de ler o novo trecho do prólogo e queria saber se o Ty é  autista** . Tenho familiares que trabalham com crianças autistas e no trecho eu percebi que  Ty estava mostrando alguns traços autistas , então eu queria saber se ele é  ou não autista ? – letmeliveinbooks
Sim , Ty apresenta aspectos autistas. Fico feliz que perceberam , pois é uma parte do seu caráter . Meu meio-irmão é autista (eu sei que há um debate dentro da comunidade neurotípica quanto se é melhor dizer ” autista ” ou ” pessoa com autismo ” por isso eu tento ir com o que as pessoas querem chamar a si mesmos ) e é , em parte, por essa relação que eu decidi que eu gostaria de escrever um herói neurotípico*** . Ty tem uma família amorosa e solidária , mas certamente vive dentro de uma sociedade que é intolerante a diferença, e que tem uma má relação específica com neurotipicalidade entre os seus membros.
Ty é um dos meus personagens favoritos de Os Artifícios das Trevas . Eu queria deixar claro que ele é tão capaz e qualificado , e também digno de amor, respeito e admiração como seus parceiros neurotípicosl , quando ele está lutando e quando ele não está, e eu espero que você gostem dele.

*Síndrome de Aspenger:A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo.Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo, crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo – quando gostam do tema “dinossauros”, por exemplo, falam repetidamente nesse assunto. Habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de mapas, são bastante presentes em pessoas com essa síndrome.Na infância, essas crianças apresentam déficits no desenvolvimento motor e podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem interpretar metáforas e ironias – o que interfere no processo de comunicação. Além disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para realizar atividades que fogem à rotina.

** Autismo:O Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como “Transtornos do Espectro Autista” (TEA). O TEA são um conjunto de manifestações que afetam o funcionamento social, a capacidade de comunicação, implicam em um padrão restrito de comportamento e geralmente vem acompanhado de deficiência intelectual. O TEA é constituído pelo Autismo, a síndrome de Asperger e pelo transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social.

***Neorotípico: Em Psicologia, Psiquiatria, Neurologia e áreas afins, diz-se neurotípico do indivíduo que não apresenta distúrbios significativos no funcionamento psíquico.

 

FONTE

 

Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook