BlogLivros

Resenha: A Preterida (Bilionários da Biotech #1) – Ava Rani


“A preterida” (Bilionários da Biotech #1)
Ava Rani
Tradução: Alexandre Boide
Arte de Capa: Joana Figueiredo
Paralela – 2025 – 304 páginas

Um romance quente e apaixonante no universo da elite nova yorkina como em Gossip Girl e Succession.

Contém tropes que amamos:
• Friends to lovers;
• Dual POV;
• Secret pining;
• Melhor amigo do irmão;
• Ele se apaixona primeiro;
• Slow burn;
• Protagonistas bilionários.

Sloan Amari é a obstinada herdeira que sempre precisou provar para a família que tinha mais a oferecer do que ser bonita e ter bons modos. Há anos à sombra do irmão mais velho, Henry, ela está determinada a provar que é tão capaz quanto ele, e para isso conquistou reconhecimento como uma advogada bem-sucedida ― tanto que está prestes a se tornar a sócia mais jovem da empresa em que trabalha.

Marcus Stutton é o lindo CEO da concorrência e o melhor amigo de Henry. Agora ele está de volta em Nova York depois de anos morando fora. Os dois sempre foram próximos, mas o afastamento de Marcus parece ter sido motivado por um segredo. Ou seria mais de um? Será que suas ambições falarão mais alto que o desejo que sentem um pelo outro?

A preterida é o primeiro livro na série de romances standalone Bilionários da Biotech.

CONTEÚDO ADULTO

Sloan é a preteria. Filha mais nova de um casal indo-britânico (o pai já nascido nos Estados Unidos, mas com pais indianos) e uma mãe britânica, esperam que ela seja linda, elegante, rica e muito sofisticada. Mas Sloan é mais do que querem que ela seja: determinada, corajosa, inteligente e dona de si mesma, estudou na Universidade da Pensilvânia e é uma advogada prestes a se tornar sócia da prestigiada firma da qual faz parte, tudo isso por si mesma, sem se envolver no Império farmacêutico que seu avô fundou e que agora deve ser comandado por seu irmão, Henry.

E é justamente por ser quem ela é, tão ela, que Marcus Stutton, o melhor amigo de Henry, é derrubado de amor por ela, mas ela sequer imaginava, apesar de achar ele gostoso e maravilhoso. Sloan é a melhor amiga de Xander, o irmão mais novo de Marcus, tudo bem família entre os quatro. E se você quer um romance que promete exatamente o que a sinopse promete, pode se jogar que aqui não temos surpresa alguma: um romance de pessoas ricas (muito ricas), bonitas, inteligentes e que o cara é completamente derrotado de amor pela protagonista. Mas há um trunfo na trama de Ava Reid: o relacionamento entre os irmãos.

Eu era a filha obediente indo-britânica do herdeiro de uma empresa farmacêutica indiana-americana e sua esposa socialite inglesa. As expectativas sobre mim eram ofensivamente baixas. Enquanto Henry, meu irmão mais velho, se tornaria o ceo um dia, a única coisa que esperavam de mim era que eu tivesse bons modos e estivesse sempre bonita. O fato de eu ser a sócia júnior mais jovem da minha empresa de advocacia era visto por eles como um hobby.
Afinal, eu era a preterida. O herdeiro tinha expectativas a cumprir. Eu tinha eventos beneficentes para comparecer.

Há duas duplas de irmãos: Henry e Sloan, Marcus e Xander. Enquanto Henry vive com o peso de ter de ser perfeito aos olhos do avô e termina justamente se metendo em algumas encrencas, Marcus e Xander passaram pela morte dos pais em uma cidente de carro, o que abriu um abismo entre os irmãos, coisas que o luto também pode provocar. Marcus e Henry são melhores amigos desde a faculdade, quando o destino os juntou, colocando os dois para dormirem no mesmo dormitório na faculdade. Xander, 2 anos mais novo do que o irmão mais velho, entrou na faculdade e logo os 3 se tornaram os 3 jovens mais disputados do lugar. Mais 2 anos depois, Sloan também entrou na faculdade, se tornando muito popular ao ter acesso aos 3 mais diputados do lugar.

Mas, mais do que isso, Sloan se tornou melhor amiga de Xander também, com quem vive pregando peças e é por causa disso que a trama começa: Xander a voluntariou para presider o comitê da festa de ex-alunos. Claro que ela vai para não “perder” a competição que vive com o melhor amigo, e é assim que Marcus volta aos Estados Unidos depois de um longo tempo fora, trabalhando e só se focando nisso para não pensar na dor que foi perder os pais em um acidente tão trágico. O relacionamento com o irmão está complicado, mas, além disso, Sloan agora está solteira e Marcus precisará de muito autocontrole para não dar em cima da irmã do melhor amigo. Preciso dizer que falha?

Ele e Henry fizeram juntos a pós-graduação em negócios depois da faculdade. Depois disso, passaram a trabalhar na Amari Global, a empresa da minha família. Marcus era o mais próximo que nosso avô já teve de um pupilo. Henry jamais admitiria, mas ele sempre sentiu que Marcus era o herdeiro que nosso avô sonhou, tendo que se conformar com ele em vez disso. Marcus subiu rápido na hierarquia, e acabou saindo para entrar numa startup, vendida não muito tempo depois. Ganhou uma nota preta.
No mundo de hoje, o sucesso no ramo da biotecnologia era menos sobre descobrir um novo medicamento ou dispositivo médico e mais sobre adquirir seus direitos intelectuais. A Sutton Industries, a empresa de Marcus, fazia isso com precisão cirúrgica. Com isso, ele virou uma lenda. Criou a própria companhia e rapidamente se tornou o único concorrente à altura do meu irmão.

Sloan também está lidando com o fato de que irá para a Inglaterra ajudar sua empresa e ainda não ter contado aos pais. Ela parece sufocada, mas, mais do que isso, ela realmente enfrentou preconceitos por causa da cor de sua pele e também por vir de uma família considerada “dinheiro novo”, principalmente quando lidou com a família do seu ex-namorado, Julian Waldorf. Essas passagens do livro tornou a trama mais profunda e mais real, créditos totais da autora. Mesmo sendo rica e linda, Sloan tem de lidar com o tipo de preconceito que sequer parece fazer sentido, mas que sabemos que ainda existe, dando profundidade a personagem que já é, confesso, a melhor do livro. Geniosa e teimosa, Sloan não facilita a vida de ninguém ao redor dela e isso é delicioso de ler.

Mas realmente aponto a reconstrução do relacionamento de Xander e Marcus o ponto alto do livro. Claro que há mais também porque Marcus pode estar escondendo mais coisas no mundo dos negócios, mas o pobre está tão derrotado de amor por Sloane que qualquer outro problema que ele tenha se torna pequeno perto dele tentando (primeiro) resistir e (depois) conquistar a mulher da sua vida, o que fica bastante claro em seus pontos de vistas, que também ajuda a trama ser mais rápida e entendermos o que está acontecendo com bastante facilidade.

Às vezes, Sloan era uma contradição ambulante, um quebra-cabeça que eu não conseguia resolver. Mas, porra, estava disposto a dedicar todo o meu tempo tentando.
Uma herdeira riquíssima que correu atrás para se tornar advogada, em vez de viver como uma socialite com uma herança bilionária à sua espera. Era independente até demais, mas fazia de tudo para manter nosso pequeno grupo unido. Inflexível num momento, incrivelmente maleável no outro.
Só depois que Sloan começou a faculdade de direito passei a entender o quanto ela leva a sério seu desejo de se afirmar pelos próprios méritos. Eu respeitava isso. E achava absurdamente sexy.

Primeiro livro de uma trilogia (até aqui), “A Preterida” entrega tudo tão certeiro e bem que de cara entendi que os próximos livros seriam sobre Henry e Xander, e o goodreads me confirmou exatamente isso. E, claro, há cenas de hot aqui nada indicadas para menores, então realmente é o que já falei, com a sinopse entrega exatamente o que há no livro.

Não espere uma trama mirabolante, não espere grandes reviravoltas, não espere intrigas capazes de te fazer questionar o que vem a partir dali: “A Preterida” é justamente o tipo de livro de romance que te dá o que você quer ao escolher lê-lo. Fica claro que o romance entre Sloan e Marcus tem um grande problema que ser o melhor amigo do Henry, que pode até lhe perdoar caso Marcus passe a perna nele em algum negócio, mas transar com a irmã é demais para perdoar! – claro que isso será resolvido quando o momento certo chegar. O final ainda entrega alguns momentos doces e repleto de amor, então, no final das contas, Sloan foi escolhida para ter uma história deliciosa de amor para si.

Para comprar “A preterida”, basta clicar no nome da livraria:

Amazon.
Magalu.