Ícone do site Idris Brasil

Cassie fala sobre Emma e Julian e do papel e experiência de homens e mulheres no relacionamento

Em pleno Dia Internacional da Mulher, algumas pessoas ainda são condicionadas (ou preferimos pensar assim) a acreditar que em um relacionamento heterossexual, ou na sociedade no geral, homens e mulheres têm seu papel definido, e isso não pode ser mudado. Caso contrário, gera estranhamento.

E um fã disse à Cassie que acha estranho em Os Artifícios das Trevas a Emma ter tido alguns namorados e ter feito sexo, enquanto o Julian ainda é virgem. E como sabemos que muito provavelmente os dois se envolverão em um romance, isso significaria que ela teria mais experiência nesse campo que ele.

A Cassie foi bastante didática em sua reposta, e mostrou mais uma vez que as mulheres podem sim se sobressair sobre os homens, sem regra ou exceção. Confiram o post traduzido abaixo!

Olá Cassie. Eu sei que você está sempre muito ocupada, mas eu tenho essa pergunta na minha mente por um mês mais ou menos e eu não tenho nenhuma ideia de como eu posso responder a isso e porque é sobre Julian e Emma eu pensei que você pode responder a isso. Eu queria saber por que você decidiu mudar o papel e fazer Emma a única com experiência e Julian quem nem sequer tinha uma namorada. Porque eu acho que vai ser muito estranho e, provavelmente, o que significa que Julian é super tranquilo e provavelmente tímido. Eu sei que é uma coisa estúpida, mas várias pessoas estão perguntando a mesma coisa, então eu ensinou que você pode responder a isso, para me fazer e aos outros fãs, felizes. — Hgcastloveyou

Há um monte de coisas para organizar nesta pergunta.

Em primeiro lugar, a ideia de “inverter os papéis”. Bem, isso só se aplica se você estiver cortando uma visão de um mundo que combina com romances que foram escritos há vinte anos — que todos os romances estão entre uma garota virgem corada e um muito experiente homem. Não é como se nós não vemos esse ponto de vista muito tradicional no entretenimento popular agora (Cinquenta tons de Cinza) — mas isso não significa que não há qualquer razão narrativa real para cumpri-la, exceto o pensamento que você deve dar às pessoas o que elas esperam, porque elas esperam.

Essa ansiedade não é sobre sexo. É sobre o poder. Trata-se da ideia de que a experiência sexual combina com outras “marcas de poderes” que são codificadas como masculino: riqueza, poder dinástico, fama. Trata-se da ideia de que uma mulher com mais poder do que um homem é algo desconfortável, e um profundo desconforto relacionado com a ideia de que se Emma já namorou antes, e Julian não namorou, e ela tem mais experiência do que ele, isso significa que ela tem mais poder do que ele tem/vai passar por cima dele/ela vai ser uma covarde.

Agora, isso não é como se não tivesse romances assim que não se reverta a isso, com grande sucesso. Pense Outlander. Não há nada de “estranho”, sobre o fato de que Claire tem experiência e Jamie não. Isso não significa que ela tem todo o poder. Isso significa que eles têm o poder em diferentes arenas de suas vidas. É também útil para mostrar que o sexo não é necessariamente uma marca de poderes. Às vezes, o sexo é apenas sexo.

Não sei porque o Julian não tendo experiências com namoro significaria que ele é tímido e calmo. Simon, Will, Jem, Alec, Gideon e Gabriel, nenhum deles já havia namorado, nós só os vimos com seus primeiro(as) namorados(as) . Will é o oposto de tímido e calmo. Não é como se os homens transassem e virassem mestres do universo, capazes de matar demônios e resgatar donzelas de um jeito que não eram antes.

Emma é mais velha que Clary, que começou no livro com 15 anos. Emma tem 17, quase 18 anos, é normal que uma garota dessa idade tenha tido sexo consensual com um namorado antes e continue sendo uma garota normal. Clary era virgem, Jace não. Tessa e Will eram virgens. Nesse caso, Emma não é virgem e Julian é. Não estou “invertendo os papeis”, apenas explorando um cenário diferente.

Julian não evita sexo porque ele é tímido. Ele evita sexo, assim como relacionamentos, porque ele possui segredos que não pode contar, e não quer dormir com alguém com quem não possa confiar seus segredos. É a escolha dele, e é uma escolha adequada para o seu personagem, mas isso não significa que ele é fraco ou não é atraente ou não consegue se relacionar com as pessoas, ou que a relação dele com a Emma é “esquisita”. Acho que é um bom momento para eu dizer que Lady Midnight pode não ser o livro que vocês esperam. Não tem como saber tão cedo assim como é o relacionamento das pessoas e como isso se desenvolve. Emma e Julian são parabatai quando o livro começa, e esse é o relacionamento que eles tem, e se Julian se tornasse algo a mais para Emma e eles tivessem um relacionamento amoroso, ele não seria tão babaca a ponto de se importar com o fato de que ela já teve namorado(s). E isso já são muitos “se”.

Mesmo que o relacionamento “tradicional” consista em um homem experiente e uma mulher sem experiência, não tem porque todo mundo escrever só esse tipo de relação. Se todos os livros fossem sobre o mesmo relacionamento, o mundo seria um lugar chato!

Que orgulho de ser fã de uma mulher tão inteligente e que inspira a mudança para o bem! Feliz Dia da Mulher para todas as shadowhunters que estiverem lendo esse post. Mesmo que já tenha passado a data, afinal, adoraríamos ver uma realidade em que a afirmação e celebração desse dia não seja mais fundamental, pois nos outros 364 dias do ano somos tratados com igualdade.

Sair da versão mobile