Ícone do site Idris Brasil

Conselho Semanal – Estreia: Jamie x Alex

Sejam muito bem vindos ao Conselho Semanal, uma nova coluna aqui do Idris que terá o objetivo de debater alguns assuntos sobre as séries escritas por CC. Sendo assim, sintam-se livres para comentar quantas vezes quiserem e fazer um pequeno debate até mesmo entre vocês nos comentários.
E para inaugurar o nosso Conselho, resolvi começar com um tema que gera uma certa polêmica: a escalação de Jamie Campbell Bower como o protagonista do filme de Cidade dos Ossos, Jace Wayland. A notícia veio no último maio e provocou uma reação intensa nos fãs – principalmente negativa, já que praticamente todas as fãs queriam o Alex Pettyfer no papel. Sou obrigada a admitir que fiz parte dessa maioria que ficou revoltada com a escolha, e hoje não tenho palavras pra dizer o quanto me arrependo de ter planejados dolorosas maneiras para a morte do JCB na minha mente. Ao longo do tempo, porém, fui conhecendo um pouco mais de Jamie e acabei me apaixonando. Tanto é que começarei em breve a assistir ‘Camelot’, uma série da emissora americana Starz no qual ele protagoniza o jovem Rei Arthur.
Com isso em mente, fiz uma compilação de alguns aspectos de Jamie e Alex a serem observados, e espero que vocês a partir daqui gostem um pouquinho mais do nosso Jace =)

Vamos começar por Alex Pettyfer:
O ator de 21 anos conhecido por interpretar John Smith em ‘Eu sou o número quatro’ e Kyle Kingson em ‘A fera’, Alex era sem dúvidas – e talvez ainda seja – o Jace ideal de muitos fãs da série. E é fácil de entender o porquê: é inegável que o Alex não deixa nada a desejar no quesito beleza e físico (coisas que Jace tem de sobra). Sua atuação nesses dois filmes é considerada boa, mas para por aí. Bom, eu vi ‘A fera’ e posso afirmar que o filme é um fracasso. Para mim, a única atuação decente foi a de Neil Patrick Harris, o mentor cego de Alex no longa. Enquanto um filme foi considerado um sucesso pela crítica, o outro foi detonado em vários sites, o que nos leva a concluir que não é a qualidade do projeto que influencia no ator. Se por um lado ele ainda consegue atuar bem com um roteiro mal desenvolvido, por outro ele não chega a uma performance espetacular com um texto de alta qualidade. Acredito que este seja um fator determinante.

Além do mais, foi dado à ele o papel, e ele recusou, pois não queria ficar associado à papeis adolescentes. Jamie, por outro lado, viajou de Londres até Los Angeles só para fazer o teste. E mais: ele se preparou para o teste, foi vestido com as roupas que Jace usaria, claro que após estudar o texto diversas vezes. Isso para mim já seria suficiente: um ator recusou o papel, o outro fez tudo a seu alcance para se sair bem na audição. Não me parece uma escolha difícil.
Vamos agora ao fato que mais gera discordância: aparência física. Embora Jamie não seja do tipo de beleza óbvio, ele tem charme e estilo e à medida em que você o conhece, passa a descobrir uma beleza estonteante. Ok, isso é tudo muito poético, mas eu trouxe aqui para vocês algumas das manipulações que fizeram para que ele possa se tornar mais a cara do personagem. Eu estou perfeitamente ciente de que são manipulações, e ele pode não parecer assim agora, mas com um pouco de malhação (o que ele está fazendo) e as lentes douradas, ele se transforma no Jace.

Mais um aspecto positivo do JCB: ele tem experiência com cenas intensas de ação, já que na série Camelot, ele participou de várias cenas de lutas, com lâminas e espadas – algo que assemelha a um certo Caçador de Sombras. Tenho absoluta certeza que Alex é perfeitamente capaz de executar uma dessas cenas com muita técnica, porém experiência sempre conta mais.
Em mais uma abordagem, embora ‘Eu sou o número quatro’ tenha tido uma bilheteria grande o suficiente para ser considerado um blockbuster, não é nem de longe tão grande quanto a saga Crepúsculo, onde Jamie atuou (não estou nem contabilizando Harry Potter, porque o que se vê dele é apenas uma cena rápida e uma foto). Mais uma vez a experiência é vantajosa: ele se acostumou a lidar com fãs escandalosas – e vamos combinar que esse fandom se encaixa nessa categoria -, pedidos de casamento, premieres lotadas, premiações e vários situações semelhantes.

Por falar em premiações: Alex foi nomeado em 5 premiações, sendo quatro delas por seu trabalho nos filmes acima mencionados. Dois deles ele ganhou: o ShoWest Award (2010) por “Ator do Futuro” e Teen Choice Award (2011) por “Ator que roubou a cena”. Esses prêmios são dados através do voto popular. Já Jamie foi apenas nomeado uma vez, no ano passado, e ganhou o National Award por “Brits going global”, um prêmio que indica os atores ingleses que estão fazendo sucesso internacionalmente, e Alex também estava concorrendo, também por voto popular.
Apenas para acrescentar mais uma informação: apesar de não ter lido os livros, Jamie, ao se preparar para o teste, conseguiu atingir o esperado do personagem: embora Jace seja bem sarcástico, por dentro ele possui a vulnerabilidade de um adolescente. Fico realmente feliz ao saber que ele conhece o personagem tão bem logo no início. Espero ansiosamente para ver o resultado final dessa atuação, que tenho certeza que ultrapassará as maiores expectativas dos fãs.
Expectativas essas que já estão sendo correspondidas: pedi a opinião de duas fãs de TMI, também fãs dos dois atores, sobre esse assunto. Ana, que conheceu a série através do Alex, diz que “Jamie Campbell é simplesmente irresistível e voces conhecem alguem mais irresistível que Jace Wayland?” e Bárbara confirma: “O Alex fez a escolha de não estar no filme e o maravilhoso, lindo, magnífico Jamie Campbell Bower fez tudo perfeitamente bem e foi escalado como Jace.” “Eu confio inteiramente que o Jamie vai arrasar e deixar muito fã de TMI de queixo caído”, diz Ana. Bárbara dá um conselho: “JCB não irá nos decepcionar de forma alguma. Deem uma chance pra ele.”

Se você ainda não está convencido de que Jamie é realmente o Jace, ou se quer conhecer mais sobre este ator, veja esses links:
Entrevista de Cassandra Clare dizendo que Jamie (juntamente com Lily) a fez chorar
Lily Collins diz que está animada para trabalhar com JCB
Lily Collins fala sobre Jamie como Jace
Texto completo da Ana (twitter: @analovesick)
Texto completo da Bárbara (twitter: @killmetweeting)
– Vídeos: (infelizmente não deu para legendar, vale arriscar no inglês):
Entrevista sobre Camelot 1 (minha entrevista preferida com ele)
Entrevista sobre Camelot 2 (“We nailed that one”)
Entrevista sobre Camelot 3 (o cabelo dele tá muito legal nessa LOL)
Entrevista sobre a saga Crepúsculo (logo a primeira fala é hilária)
Entrevista sobre TMI (da qual peguei falas dele sobre o teste)
Jamie responde tweets no MTV News (qualquer referência a unicórnios já me faz amar um vídeo)
Clipe de “Never Let Me Go”, por Florence and the Machine
– Sites:
Wikipedia
IMDB
Fã-site
Fotos de Jamie na nossa galeria

É isso galera, espero que tenham gostado do Conselho dessa semana e aberto um pouco mais os olhos, porque eu tenho certeza que quando o filme estrear, todos vão ver o que eu já vejo agora: Jamie Campbell Bower foi a escolha perfeita para o papel.

Agradecimentos: Ana e Bah, lindas

Não esqueçam de deixar suas dúvidas/críticas/sugestões/elogios/opiniões nos comentários e até sexta que vem!

~~~Um pouco mais de JCB pra vocês~~

Sair da versão mobile