Ícone do site Idris Brasil

Matéria sobre Cassandra Clare na Publishers Weekly

cassandra-clare
A Publisers Weekly colocou no ar um artigo no dia 1º de dezembro sobre Cassandra Clare. O artigo destaca a enorme quantidade de Cassandra em redes sociais, a sua interação com os fãs, e claro, a grande e esperada estreia de Clockwork Prince, o segundo volume na série antecedente a Os Instrumentos Mortais, que se trata de Caçadores de Sombras na Era Vitoriana, passado em Londres.

Nos primeiros dois dias online, o trailer de CP teve mais de 2300 compartilhamentos via Facebook e mais de 2 mil fãs curtiram o vídeo. O gerente sênior de marketing Elker Villa, cuja equipe trabalhou com a companhia responsável pelo trailer, Dirty Robber, disse que foi “a produção de mais valor de qualquer trailer que nós já fizemos para os livros de Cassandra. Westwick também narrou o audiolivro de Cidade dos Anjos Caídos e o de Clockwork Prince” fazendo referência ao ator de Gossip Girl cujos comentários vieram como um bônus no trailer, sendo “a primeira vez que usamos a voz de um ator conhecido em um dos book trailers de Cassandra.”

A representante da editora McElderry, Anne Zafian, diz que o trailer deve aumentar o número das pré-vendas do livro, cuja primeira edição está prevista para 750 mil cópias. É a maior encomenda dos romances de Cassandra, que tem mais de 5,5 milhões de vendas nos Estados Unidos.

A diretora editoral Karen Wojtyla, editora de Cassie, dá ênfase a interação online da autora. “Cassandra é a escritora que mais ativa online que eu já trabalhei”, observa. “Ela ama os fãs e se comunica com eles de todas as maneiras disponíveis. Ela sempre fala sobre os próximos livros, e tem números enormes na pré-venda e vendas dos e-books. É preciso muito trabalho e esforço para ter uma divulgação online tão forte, mas o mundo jovem responde mesmo.”

Clare diz que trabalhar com os fãs significa algo de verdade para ela. Ainda diz que acessa “qualquer tipo de mídia que esteja circulando no momento. É muito importante construir uma relação com os meus leitores e é uma maneira maravilhosa de lançar no mundo meus livros novos e compartilhar as novidades.”

A decisão de lançar a primeira edição de Clockwork Prince com conteúdos adicionais veio “da relação com os fãs”, afirma a autora. “Eu sempre dei a eles pedacinhos extras online, mais ou menos como os cortes do diretor nos filmes – coisas como cenas excluídas ou reescritas, ou árvores genealógicas – e elas sempre são recebidas com muito entusiasmo. Então eu pensei que fazer uma edição de colecionador seria uma maneira de recompensar meus leais leitores que compram o livro assim que é lançado.”

Além do book trailer, os agentes de marketing adotaram nova estratégia: um anúncio de 30 segundos na MTV, programado para ir ao ar nas duas primeiras semanas de Janeiro. Cassandra autografou 2.000 cópias do romance, que estarão disponíveis para a venda em kits. “É a nossa maneira de alcançar o mercado independente, e Cassie foi uma parceira muito disposta nessa área” diz Zafian.

A partir de 6 de dezembro, Cassandra visitará 6 cidades fazendo eventos de autógrafo e bate-papo. “O contato pessoal é insubstituível” diz ela. “É incrível manter contato online, mas conhecer leitores pessoalmente e ouvir suas histórias é incrível. Uma das melhores coisas dos tours são os fãs que vem pegar os autógrafos e me deixam cartas. Eu tenho uma grande coleção delas. Eles me dão a oportunidade de ouvir as pessoas que não estão conectadas e saber o que os livros significam para elas.”

Essa mulher é incrível, não? Amo cada dia mais a Cassie

Sair da versão mobile