Ícone do site Idris Brasil

Resenha: Estrada Fantasma – Jeff Lemire, Gabriel H. Walta, Jordie Bellaire


“Estrada Fantasma” volume 1
Jeff Lemire
Ilustrador: Gabriel H. Walta
Colorista: Jordie Bellaire
Letrista e designer: Steve Wands
Tradução: Sara Orofino
Alta Geek – 2025 – 128 páginas

O horror TRASH encontra a fantasia sobrenatural de alto conceito.

Caminhões e massacres sangrentos.

Dom é um caminhoneiro tentando superar seu passado trágico. Certa noite, quando para a fim de ajudar Birdie, vítima de um grande acidente de carro, os dois encontram um artefato nos destroços da estrada e a vida de ambos vira de cabeça para baixo. De repente, uma viagem comum à meia-noite se transforma em uma jornada alucinante por um universo surreal, onde Dom e Birdie são perseguidos por monstros estranhos e abomináveis.

Já sabia da existência desta HQ desde que a Forbes a descreveu como “Stephen King encontra John Carpenter” porque quem acompanha as resenhas e o site sabe que sou fã do King e filme de terror no geral, em especial Carpenter, diretor de alguns dos meus filmes favoritos. Não havia possibilidade de não querer ler essa série de 15 capítulos dividida em 3 volumes, já finalizada e indicada à “Melhor nova série” do prestigiado Eisner Award em 2024, então quando tive a chance de receber um exemplar enviado pela LC Comunicação, simplesmente me joguei – e me surpreendi bastante porque não tem tanto trash quanto a própria descrição nos faz acreditar e sim um tipo de terror com um mistério que me prendeu bastante.

Alternando passado e presente, a linha cronológica da história também vai nos mostrando bastante sobre o passado de algumas personagens chaves, como o protagonista Dominic “Dom” Murphy, um caminhoneiro que durante uma noite encontra um carro capotado e uma jovem machucada próxima dele. Ao descer do seu caminho para a ajudar, os dois veem o que parece um artefato com uma forma estranha, e ao tentar tocar na tal coisa, se veem durante o dia no meio da mesma estrada – e com zumbis ou pessoas ressecadas ou algo equivalente no meio do lugar. O terror parece ter chegado e depois de um luta, a dupla consegue fugir.

A garota, que se chama Bervely e atende pelo apelido de Birdie, conta que estava viajando com o noivo para contar aos pais dele que haviam ficado noivos, mas, no meio do caminho, o acidente aconteceu. Claro que a policia, vendo o acidente e um corpo em um carro no meio da estrada, é envolvida, mas logo também são surpreendidos com a chegada da agente Theresa Weaver, que está investigando o caso por motivos que a principio não ficam claros – e, pra ser sincera, o mistério só vai continuando e ficando mais difícil confiar em qualquer pessoa porque entendemos que há diversos motivos diferentes que são catalisadores para os personagens.

Confesso que em alguns momentos me lembrei da histórias de Seteálem, a famosa creepypasta brasileira, na qual diversas pessoas já afirmaram se verem em outro lugar que parece o nosso, mas não é, mas aqui em “Estrada Fantasma” há uma explicação antes do final do volume – e que não falarem por motivos óbvios de spoilers – que deixa claro que há toda uma mitologia por trás. Não tenho como explicar o quão ansiosa estou para o próximo volume. Tudo nessa Graphic Novel é feita sob medida para pessoas como eu, que gostam de sobrenatural, em uma leitura rápida e intrigas para serem resolvidas rapidamente, sem tantos volumes. A estrada por ser fantasma, mas o hype é real: aproveite.

Para comprar “Estrada Fantasma”, basta clicar no nome da livraria:

Amazon.
Magalu.

Sair da versão mobile