Ícone do site Idris Brasil

Resenha: Lady Escândalo (Damas de Aço 4) – Karina Heid


“Lady Escândalo”(Damas de Aço 4)
Karina Heid
eBook – 2020 – 354 páginas

Bückeburg, 1839

Wilhelmine von Hoefsted teve a reputação destruída em um escândalo de proporções avassaladoras. Seu nome foi jogado na lama, e suas chances de arrumar um marido tornaram-se nulas. Até que, durante um baile, ela conhece o imponente e avassalador Duque de Württemberg-Winnental.

Em visita ao Norte para tratar de assuntos estratégicos, Alexander, o oitavo duque de Württembeg-Winnental, ouve rumores sobre um escândalo. Ele só não esperava que o alvo dos mexericos fosse uma jovem de beleza atrevida, mente afiada e aparecesse no baile com um vestido vermelho, a cor da não-rendição.

Ao invés do exército, o duque volta do Norte com uma noiva. Uma mulher que  descobrirá ser extraordinária, e que lutará por cada pedaço do seu coração até que ele seja inteiro e irrevogavelmente dela.

Alternando entre o passado e o presente, onde uma ancestral da célebre duquesa tenta encaixar as peças sobre quem foi Wilhelmine e por que era chamada de Lady Escândalo, as leitoras da série Damas de Aço acompanharão os primeiros anos de seu casamento e as razões pelas quais o nome deles acabou entrando para a história.

Primeiramente é importante ressaltar que Lady Escândalo é o quarto e último livro da série Damas de Aço de Karina Heid, portanto se chegar aqui sem aviso e se interessar, é prudente ler os 3 anteriores. A resenha, no entanto, NÃO CONTÉM SPOILERS de nenhum volume da série.

Mocinhas geniosas e mocinhos um tanto rudes mas apaixonados não são novidade em romances de época então não espere encontrar nenhuma grande novidade nas tropes do livro. Mas se procura um texto bem escrito, com pesquisa realizada corretamente, uma narrativa consciente do tempo retratado e cenas deliciosas juntando todas essas coisas, então está no livro certo.

Uma coisa que é impossível não ressaltar nos seus livros, é o trabalho de pesquisa da Heid. Isso fica claro até mesmo nas articulações das tramas que, mesmo tomando as liberdades poéticas necessárias, respeita o período retratado sem deixar de lidar de forma profunda, questões, diálogos e sentimentos do tempo presente. O livro é escrito e lido no século XXI e usa de alegorias de uma época romantizada para fazer reflexões sobre o “ser mulher” então e agora. Dos quatro livros da série, esse é o que mais olha para dentro dessa realidade complexa e muitas vezes injusta do feminino num mundo pensado e feito por e para homens.

E tal aprofundamento não impede em momento nenhum de ser uma estória de amor apaixonante com cenas arrebatadoras e honestas. O mais comovente do casal Wilhelmine e Alexander é que eles poderiam ser reais, o relacionamento construído pelas vontades deles combinadas e não por alguma força misteriosa. E tudo bem que as declarações e gestos são sim “coisa de romance” mas é isso mesmo que se busca aqui, certo?

Em suma, esse romance deixa o coração quentinho não só pela sua essência como também pela forma ímpar que é desenhado nas páginas do início até o final – que só pode ser descrito como carinhoso.

Para comprar “Lady Escândalo”, basta clicar no nome da loja:

Amazon, eBook.
Ou assine o Kindle Unlimited na Amazon, já como o livro se encontra no programa de leitura.


Sair da versão mobile