23.04

Sinopse: Cada um tem uma especialidade: cultura, moda, cuidados pessoais, gastronomia e decoração. A cada episódio, os 5 Fabulosos vão transformar a vida de um homem, que passa a ter uma nova atitude para encarar a vida.

Essa sinopse é muito pequena e nem chega perto de contemplar por completo toda a magnificência que é Queer Eye.
Quem em 2018 nunca se pegou viciadíssimo em alguma série de MakeOver?? seja um makeover de estilo, vestimenta, personalidade, ou até mesmo aqueles ExtremeMakeOver de carros e casas??

Assim, tentarei explicar aqui para os que ainda não viram QueerEye o que faz e fez esta série – agora produzida pela Netflix – ser tão especial e gostosa de se assistir, e com alguma esperança envergonhar quem ainda não viu e fazer com que corram já para o sofá.

Originalmente, QUEER EYE FOR THE STRAIGHT GUY (nome “completo” da série) é de 2003 e apresentava 5 homens gays, cada um com uma especialidade no quesito LifeStyle, que eram responsáveis por dar uma “repaginada” no estilo de vida de um homem hétero. A série de 2003 (que logo foi encurtada apenas para “Queer Eye”, como ficou conhecida), conta com mais de 100 episódios e teve um grande impacto, sendo a série mais assistida do canal BRAVO, na tv norte americana.

Em 2018, a Netflix decidiu por trazer de volta este esquema de reconstrução de LifeStyle. Desta forma foram escolhidos novos 5 Fabulosos (como são chamados os 5 especialistas nas áreas de vestuário, culinária & vinhos, arte & cultura, higiene pessoal & cabelo, e design de interiores) para estrelar esse reboot.

Funciona assim, os 5Fab vão até a casa do indivíduo para conhecer sua rotina. Falam com amigos, com família, com todos aqueles que mantém relacionamento com o alvo, e assim aprendem e entendem como é a vida dele. Após isto, eles individualmente trabalham dentro de seus ramos para melhorar a vida e os hábitos do alvo. Mas não é apenas uma questão de mudança de corte de cabelo ou trocar camisas de flanela velhas por uma jaqueta nova.

O que acontece, e a série procura enfatizar isso para o telespectador, é a mudança de comportamento que um estilo de vida melhor pode trazer.

É nítido no decorrer dos episódios que alguns dos alvos não se sentem a vontade tendo 5 homens gays por perto, e perto aqui é usado como eufemismo, os 5 fabulosos adentram casas quartos e salas e propõem reconstruções à níveis elementares na vivência da pessoa escolhida. Desde seu relacionamento interpessoal até como lidam consigo mesmos, em questões de moda até autoconfiança. Exemplos de situações apenas diminuiriam o impacto que a série nos mostra visualmente, então colocarei informações soltas aqui.

Através de seus conselhos e exemplos (obviamente, mesmo concordando em participar da série nada é IMPOSTO aos alvos, que seguem ou não os conselhos, por vontade própria), os 5fab trazem à tona assuntos como bullying, intolerância, inseguranças, medos e ignorância por pate dos alvos. Um assunto muito tratado é como o machismo, a masculinidade tóxica imbuído na sociedade danifica os laços de convívio e os hábitos do próprio homem. São tratados ainda em menor escala a forma com que a vida destes alvos chegou ao ponto em que está, sendo este o momento em que eles o apresentam possibilidades do que fazer, ou como se comportar, para diminuir certas aflições individuais.

Acho muito interessante ressaltar que o fato de serem cinco homens gays já implica em lidar com alguns incômodos por parte dos alvos. “O programa original lutava por tolerância. A nossa luta é por aceitação.” é a frase que estampa o trailer da série. Fazendo referência ao programa original, que teve início em 2003 – quando muitos dos assuntos atuais não eram tratados ainda da forma que são hoje. Atualmente, 2018, diversas mudanças já aconteceram e um mundo mais culto a respeito de assuntos como Machismo e Preconceito dá a liberdade para que novas conversas sejam iniciadas e novas respostas sejam obtidas para problemas sociais. Com toda certeza o mundo ainda não está em seu ideal, e sendo assim faz-se necessário que estes assuntos continuem sendo tratados na esperança de que um dia este ideal chegue.

Queer Eye consegue abordar questões sociais ao assistir e tocar a célula da sociedade: o individuo.

A série, que conta com 5 ótimos guias, é incrivelmente viciante e tem uma mensagem a ser transmitida. E qual a melhor forma de transmitir uma mensagem (para possíveis destinatários que se recusam a entender do que se trata) do que mostrando vantagens e ganhos particulares?

No início, você topa assistir para ver o ponto inicial e a sequente comparação com o resultado final após a intervenção. Em segundos, ao assistir a série e identificar os métodos utilizados para realizar a intervenção, você deixa de se importar com isso pois o processo é muito mais importante e atraente que o resultado final, que muitas vezes nem é imediato. O contato e a interação com pessoas dispostas a elevar a autoestima dos alvos é o fator principal para o sucesso da Série. A felicidade estampada no rosto dos homens que foram auxiliados a sair de suas zonas de conforto, que foram colocados em ponto de deixar de apenas sobreviver, para começarem a viver suas vidas é extremamente sedutor (senão contagiante).

Duvido que qualquer um, não acabe os episódios sorrindo e analisando O QUE, dentre o que foi dito, pode ser utilizado em sua vida. Seja um dica de moda, ou até mesmo um novo vislumbre de como lidar com seus problemas e trazer um novo ar à sua vida.

“Confiança é Sexy. Saber quem você é, é Sexy”

“Você é um rapaz tão doce e tem tanto a oferecer, mas se você não tornar visível que tem muito a oferecer, ninguém nem vai lhe dar as horas do dia.”

Arquivado nas categorias: Blog , Séries com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
26.03
“O problema dos três corpos” Cixin Liu Tradução: Leonardo Alves Suma – 2016 – 320 p�...
22.03
Sinopse: Durante uma noite, Laura, Daniel e Mo se encontraram nas luzes fluorescentes de uma sala ...
19.03
  Oiii pessoal! Para continuar na onda de doramas, que eu sei que tem feito muito sucess...
18.03
“Água turva” Morgana Kretzmann Arte de Capa: Tereza Bettinardi Companhia das Letras – 20...
15.03
“The Gathering” C. J. Tudor ARC recebido em formato digital gentilmente cedido pela Penguin ...
12.03
Sinopse:Nesta coletânea de contos, Rainbow Rowell nos presenteia com nove histórias de amor chei...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook