06.03

cassie

Cassandra Clare , há algum tempo, postou em sua conta do Tumblr uma resposta para uma das perguntas mais frequentemente feitas à ela por nós, fans cujos corações foram partidos -ou não- com algumas das situações de As Peças Infernais.  É aconselhado cuidado ao ler a matéria abaixo, pois contém SPOILERS dos acontecimentos de The Clockwork Prince e dos possiveis acontecimentos de The Clockwork Princess.

Sentimentos. Nada além de sentimentos. Príncipe & Princesa Mecânica

Olá Sra. Clare! Não há dúvida de que você receba essa máxima 100 vezes por dia, mas seus livros são [Isira aqui uma palavra inexistente para explicar sentimentos]. Eles me tocaram como nenhum outro livro, nada, nunca me afetou antes. Eu acho que posso vir a morrer de intoxicação de tinta devido a todas as runas que faço em meus braços com marcadores e canetas … Enfim, eu não tenho certeza se você já abordou esta “situação” ou não, mas eu aprecio muito alguns comentários 🙂 O que me incomoda é que Will e Jem são “mais do que irmãos” um ao outro, mas como um não sabe do carinho do outro para com a Tessa? Isso me intrigou desde que eu li TID de novo pela primeira. Será que isto vai ser respondida em CP2? Obrigado, você mudou minha vida … para melhor ou para pior, eu ainda não sei … – shortxstory

Olá! Eu apenas para referência – você pode realmente encontrar uma enorme quantidade de ensaios sobre TID, especialmente sobre o triângulo amoroso, aqui. Mas eu não me importo revisittá-los.

Para trazer ao básico: nem Jem ou Will sabia como o outro sentia sobre Tessa porque o outro nunca lhe havia dito.

Mais complicadamente, eles não sabem porque as cenas em que seus sentimentos são óbvios – Will se abrindo com Magnus, Jem quando ele está sozinho com Tessa – nunca são desenvolvidas quando outro está ao redor. Vemos Will sozinho com Tessa, dizendo-lhe que ele queria beijá-la desde a primeira vez que a viu, Jem não está por perto para ouvir. Ele nunca vê isso. Will não está em torno de Jem quando ele revela a Tessa que ela o faz querer escrever poesia. Ele nunca vê isso. Ele nunca soube disso. O leitor sabe todas as coisas, e desenvolve isso dentro de seus conhecimentos sobre os personagens. Mas é importante não esquecer que os personagens não leram o livro.

(E, também, todos eles estão sendo perseguidos por robôs gigantes, Jem está morrendo,a família de Will está sendo mantida refém e ele está sob uma maldição, por isso, enquanto eles estão perto, eu nunca pensei que a situação romântica do Cara1 seria a primeira coisa na mente Cara2, não importa quão fraterno o  amor deles seja.)

Então, será que isso será respondido em Princesa Mecânica? É abordado, mas realmente responde, no sentido de que eu nunca pensei nisso como um mistério. Eu acho que há uma crença de que com o amor vem com perfeito entendimento e uma perfeita telepatia, mas não é assim que as pessoas são. É por isso que relacionamentos reais envolvem “trabalhando em comunicação.” Porque a comunicação é o trabalho, não mágia, e enquanto você pode amar alguém o suficiente para ser capaz de dizer quando estão chateados, isso não significa que você pode dizer o porquê. A outra pessoa tem que lhe dizer.

No entanto, eu respondi a pergunta várias vezes depois que Príncipe Mecânico saiu, então em honra a breve liberação de Princesa Mecânica, eu pensei que poderia ajudar a rever os ensaios, debaixo da marca de corte agora:

1) Por que Will não percebe como Jem sente.

cewillnotnotice

[bonniegirrrl lhe perguntou:

Porque Will não notou Jem e Tessa? JESSAMINE notou, e ainda Will — que é o melhor amigo de Jem, e que está apaixonado por tessa — não.]

[…] disse que está apaixonada por Tessa? Oooh … queimando!! 🙂

Isto é um pouco mais difícil de explicar (na minha mente) do que por Jem não percebeu que Will amava Tessa (embora me perguntem isso mais!) – Não porque não há razões válidas, mas porque não é tão concreto quanto “Will estava escondendo isso, não?” Jem não estava escondendo. E ainda assim, Will realmente não percebeu. Então, por quê?

Eu não quero dizer “Será que não pensa em Jem como uma ameaça”, porque isso implica em todos os tipos de coisas – de que as pessoas não vêem Jem como masculino (não é verdade) ou que Jem é algum tipo de beta ou ajudante para Will, o que também não é verdade. No entanto, o que é verdade é que por cinco anos Jem tem sido uma fonte apenas de coisas boas pra Will – de certa forma, sua única fonte de coisas boas. Jem protegeu ele. Jem o amou. Jem teve fé nele quando ninguém mais teve.

De várias formas Will não é capaz de imaginar que Jem pode ser a causa de dor para ele (em qualquer outra forma além de Jem mesmo estar morrendo). Em sua mente, Jem é uma parte dele. Seria como ele imaginando que sua própria mão esquerda pode de repente começar a socá-lo no rosto. Por isso, quando ele descobre que Jem propôs a Tessa, sua primeira reação é a descrença: “Jem? *Meu* Jem?” Jem é seu, seu parabatai, sua outra metade, seu irmão de sangue. Jem não está separado o suficiente dele, na mente de Will, para agir de forma independente, que seria chocante ou surpreendente para Will.

Will que também é completamente apanhados com e distraídos por suas próprias circunstâncias – desesperadamente tentando retirar a maldição de si mesmo, proteger a sua família, proteger Tessa (de si mesmo) proteger Jem (de ficar sem as drogas). Ele está tão esticado quanto o possivel. Em circunstâncias normais, ele provavelmente também deve ter notado Jessamine estva se esgueirando, mas há muita coisa acontecendo: ele simplesmente não tem espaço para isso.

Isso não faz dele uma pessoa má ou egoísta. Suas circunstâncias são desesperadoras e extremas. Elas requerem sua atenção. Mas ele mesmo acha que, no final do livro: “Será que nunca tinha considerado [a felicidade romântica de Jem]. Ele se preocupava tanto com se Jem estava seguro, ou ainda se ele estava sobrevivendo, mas não se ele estava feliz.”

Sendo também apanhado na duvida de “se o seu melhor amigo vai morrer” para sequer considerar que eles estão interessados na mesma garota não faz de você uma pessoa ruim, neste caso, as fragilidades humanas de Will estão muito fora de proporção com o nível de que ele é punido por elas. Mas então, este não é um conto moralista: é a história confusa de três boas pessoas tentando fazer o certo, pegas em uma situação impossível. O desejo de colocar a culpa em um deles é razoável, mas eu acho que a coisa perturbadora sobre isso tudo é justamente que ninguém realmente é culpado.

Meu .02, de qualquer maneira!

2) Por que Jem não percebe como Will sente.

ivanakovac

[Ivana Kovac escreveu:
1. Okay. Eu gostaria de uma explicação para a repentina cegueira de Jem sobre  Will e Tessa. Em Anjo Mecânico Jem diz que Tessa é uma linda garota, e Will está surpreso e diz que não havia notado. Jem diz “Sim, você notou. E eu notei você notando” Não só Jem está através do livro observando tudo, não só Tessa, mas ele poderia também, eu acho, positivamente ter notado os sentimentos de Will. E aí está ele, em Príncipe Mecânico, perdidamente feliz e alegre e não notando o coração absurdamente quebrado de Will.]

Eu acho que, quando deparado com uma situação muito dolorosa como a que há no final de Clockwork Prince, há uma espécie de desejo natural de atribuir a culpa. Que torna menos doloroso imaginar que o que está acontecendo é culpa de alguém – Tessa egoísta! Will tem direitos! Jem é cego! – do que pensar que basicamente são pessoas decentes tentando ser boas, e que acabam se ferrando de qualquer maneira. Porque um é uma lição de moral (sempre um pouco reconfortante, já que oferece a ilusão de controle) e o outro diz que a vida é uma loteria agonizante de tragédia e de acaso (não reconfortante.)

Agora, com as particularidades da questão. Primeiro, Jem nota Will notando uma garota bonita é dificilmente o  equivalente a Jem perceber Will perdido de amores. Will norta meninas bonitas o tempo todo. É, de fato, parte de sua personalidade. Jem observando que Will acha que Tessa é bonita em Anjo Mecânico não é não é ele entendendo os sentimentos de will, tanto quanto é ele recebendo a confirmação por si próprio. [Às vezes, meu marido ajuda, quando você acha que uma menina é atraente, você quer a confirmação de seu amigo de que ela é, de fato, tão atraente quanto você acredita.]

Jem é um cara observador. Mas ele não tem ilusões de que ele sabe tudo sobre Will, e ele é franco sobre isso. De Anjo Mecânico, quando ele diz para Tessa que ele não tem idéia de por que Will não vai falar com a sua família:

” “E você nunca perguntou a ele por que?”

“Se ele quisesse que eu soubesse, ele me dizia,” Jem disse.

“Você perguntou por que eu acho que ele me tolera mais do que as outras pessoas. Eu imagino que é precisamente porque eu nunca perguntei a ele o porquê.” “

Nem Will pensa que Jem sabe tudo sobre ele.

“Eu não sei”, disse Tessa. “Eu não tenho certeza se alguém o compreende, exceto, possivelmente Jem.”
“Jem não me entende”, disse Will. “Ele cuida de mim, como um irmão cuidaria. Não é a mesma coisa. “

O que Jem oferece a Will, o que torna a sua relação única e viável, é precisamente isto: o amor incondicional, sem demanda, perfeita confiança sem perfeito entendimento. A declaração de Will que Jem não o entende não é uma crítica para Jem. Ele não quer que Jem o entenda, porque ele não quer que sua maldição seja entendida. Ele deliberadamente mentire e esconde as coisas de Jem, e Jem conhece e o aceita porque o ama, mas isto é um trecho muito longe de que “Jem deveria ser capaz de ler a mente de Will.”

Apenas o professor X pode ler mentes.

Certamente Jem é capaz de dizer que Will não está de bom humor, mas Will está, muitas vezes, com nenhum bom humor, e muito do Will chateado durante Príncipe Mecânico pode ser atribuído ao sei terrível encontro de perto com sua família e seu pânico sobre seu bem-estar. Porque muito disso é sobre isso, e Jem não seria incorreto em assumir isso. Parece haver uma suposição aqui que Jem e Tessa deveria ser capaz de ver através do Will como vidro, embora Will diga repetidamente que ele não está interessado Tessa. Se Jem e Will são realmente assim próximos, a hipótese parece ser, certamente Jem seria capaz de ler a mente de Will e ver que ele ama Tessa? Mas o outro lado dessa premissa é: já que Jem e Will realmente conhecem un ao outro, Will também sabe exatamente como mentir para Jem e acreditar. Quanto à pobre Tessa, nós já passamos por isso: não há razão para supor um cara que repetidamente diz que não está interessado em você ou compromisso não esteja falando sério.

[Além disso, se a sugestão é que parabatais deve ser capazes de ler a mente um do outro: por que Will é tão direto à ir a um antro de drogas e não tem ideia do que isso faria para Jem? Por que Will não nota que Jem ama Tessa, assumindo que Will está dobrando a cada último átomo de sua vontade para esconder seu amor por Tessa, já que Jem não está complicando? Ele vai levá-la para passeios de carruagem e, provavelmente, ficar medindo ela na mesa do café. Quero dizer, realmente, Will.]

E, finalmente, não é como Jem não tivesse o suas próprias coisas acontecendo. Ele está morrendo, e dependente de uma droga cuja continua disponibilidade é limitada. Ele está apaixonado por uma garota, mas sabe que é um homem prestes morrer, ele não tem muito a oferecer. Quando ela inesperadamente aceita sua proposta, ele está alegre. Enquanto isso, a última vez que viu Will, Will estava com um humor fantástico (como ele tinha acabado de ter a maldição desfeita). Então Jem está sentado lá, basicamente esmagadoramente feliz provavelmente pela primeira vez na sua vida desde que seus pais morreram, e quando Will vem, ele deveria virar como um interruptor e de repente não se preocupar com nada, além de a possibilidade de que Will pode estar infeliz apesar do fato de ele não ter mencionadp isso e estar muito bem uma hora atrás?

Vamos lá, deixe o cara ter seu momento de felicidade. Afinal, como se sabe, a vida é uma loteria sem sentido de chances e tragédias.

 

 

 

FONTE

Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário

1 comentário em “Sentimentos. Nada além de sentimentos. Príncipe & Princesa Mecânica”



  1. Steeph Cipriano disse:

    Então Jem está sentado lá, basicamente esmagadoramente feliz provavelmente pela primeira vez na sua vida desde que seus pais morreram, e quando Will vem, ele deveria virar como um interruptor e de repente não se preocupar com nada, além de a possibilidade de que Will pode estar infeliz apesar do fato de ele não ter mencionadp isso e estar muito bem uma hora atrás? ‘

    Mano,quebrei a cabeça lendo essa parte. Cara eu não gosto muito dessa trilogia da Cassie por que é muito dolorosa,pros protagonistas,eles sofrem muito.E poxa o meu Will ,nem tenho palavras pra explicar meu coração partido por essa trilogia.



Os comentários estão desativados.





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook