09.03

Sejam muito bem vindos ao Conselho Semanal, uma nova coluna aqui do Idris que terá o objetivo de debater alguns assuntos sobre as séries escritas por CC. Sendo assim, sintam-se livres para comentar quantas vezes quiserem e fazer um pequeno debate até mesmo entre vocês nos comentários.
E para inaugurar o nosso Conselho, resolvi começar com um tema que gera uma certa polêmica: a escalação de Jamie Campbell Bower como o protagonista do filme de Cidade dos Ossos, Jace Wayland. A notícia veio no último maio e provocou uma reação intensa nos fãs – principalmente negativa, já que praticamente todas as fãs queriam o Alex Pettyfer no papel. Sou obrigada a admitir que fiz parte dessa maioria que ficou revoltada com a escolha, e hoje não tenho palavras pra dizer o quanto me arrependo de ter planejados dolorosas maneiras para a morte do JCB na minha mente. Ao longo do tempo, porém, fui conhecendo um pouco mais de Jamie e acabei me apaixonando. Tanto é que começarei em breve a assistir ‘Camelot’, uma série da emissora americana Starz no qual ele protagoniza o jovem Rei Arthur.
Com isso em mente, fiz uma compilação de alguns aspectos de Jamie e Alex a serem observados, e espero que vocês a partir daqui gostem um pouquinho mais do nosso Jace =)

Vamos começar por Alex Pettyfer:
O ator de 21 anos conhecido por interpretar John Smith em ‘Eu sou o número quatro’ e Kyle Kingson em ‘A fera’, Alex era sem dúvidas – e talvez ainda seja – o Jace ideal de muitos fãs da série. E é fácil de entender o porquê: é inegável que o Alex não deixa nada a desejar no quesito beleza e físico (coisas que Jace tem de sobra). Sua atuação nesses dois filmes é considerada boa, mas para por aí. Bom, eu vi ‘A fera’ e posso afirmar que o filme é um fracasso. Para mim, a única atuação decente foi a de Neil Patrick Harris, o mentor cego de Alex no longa. Enquanto um filme foi considerado um sucesso pela crítica, o outro foi detonado em vários sites, o que nos leva a concluir que não é a qualidade do projeto que influencia no ator. Se por um lado ele ainda consegue atuar bem com um roteiro mal desenvolvido, por outro ele não chega a uma performance espetacular com um texto de alta qualidade. Acredito que este seja um fator determinante.

Além do mais, foi dado à ele o papel, e ele recusou, pois não queria ficar associado à papeis adolescentes. Jamie, por outro lado, viajou de Londres até Los Angeles só para fazer o teste. E mais: ele se preparou para o teste, foi vestido com as roupas que Jace usaria, claro que após estudar o texto diversas vezes. Isso para mim já seria suficiente: um ator recusou o papel, o outro fez tudo a seu alcance para se sair bem na audição. Não me parece uma escolha difícil.
Vamos agora ao fato que mais gera discordância: aparência física. Embora Jamie não seja do tipo de beleza óbvio, ele tem charme e estilo e à medida em que você o conhece, passa a descobrir uma beleza estonteante. Ok, isso é tudo muito poético, mas eu trouxe aqui para vocês algumas das manipulações que fizeram para que ele possa se tornar mais a cara do personagem. Eu estou perfeitamente ciente de que são manipulações, e ele pode não parecer assim agora, mas com um pouco de malhação (o que ele está fazendo) e as lentes douradas, ele se transforma no Jace.

Mais um aspecto positivo do JCB: ele tem experiência com cenas intensas de ação, já que na série Camelot, ele participou de várias cenas de lutas, com lâminas e espadas – algo que assemelha a um certo Caçador de Sombras. Tenho absoluta certeza que Alex é perfeitamente capaz de executar uma dessas cenas com muita técnica, porém experiência sempre conta mais.
Em mais uma abordagem, embora ‘Eu sou o número quatro’ tenha tido uma bilheteria grande o suficiente para ser considerado um blockbuster, não é nem de longe tão grande quanto a saga Crepúsculo, onde Jamie atuou (não estou nem contabilizando Harry Potter, porque o que se vê dele é apenas uma cena rápida e uma foto). Mais uma vez a experiência é vantajosa: ele se acostumou a lidar com fãs escandalosas – e vamos combinar que esse fandom se encaixa nessa categoria -, pedidos de casamento, premieres lotadas, premiações e vários situações semelhantes.

Por falar em premiações: Alex foi nomeado em 5 premiações, sendo quatro delas por seu trabalho nos filmes acima mencionados. Dois deles ele ganhou: o ShoWest Award (2010) por “Ator do Futuro” e Teen Choice Award (2011) por “Ator que roubou a cena”. Esses prêmios são dados através do voto popular. Já Jamie foi apenas nomeado uma vez, no ano passado, e ganhou o National Award por “Brits going global”, um prêmio que indica os atores ingleses que estão fazendo sucesso internacionalmente, e Alex também estava concorrendo, também por voto popular.
Apenas para acrescentar mais uma informação: apesar de não ter lido os livros, Jamie, ao se preparar para o teste, conseguiu atingir o esperado do personagem: embora Jace seja bem sarcástico, por dentro ele possui a vulnerabilidade de um adolescente. Fico realmente feliz ao saber que ele conhece o personagem tão bem logo no início. Espero ansiosamente para ver o resultado final dessa atuação, que tenho certeza que ultrapassará as maiores expectativas dos fãs.
Expectativas essas que já estão sendo correspondidas: pedi a opinião de duas fãs de TMI, também fãs dos dois atores, sobre esse assunto. Ana, que conheceu a série através do Alex, diz que “Jamie Campbell é simplesmente irresistível e voces conhecem alguem mais irresistível que Jace Wayland?” e Bárbara confirma: “O Alex fez a escolha de não estar no filme e o maravilhoso, lindo, magnífico Jamie Campbell Bower fez tudo perfeitamente bem e foi escalado como Jace.” “Eu confio inteiramente que o Jamie vai arrasar e deixar muito fã de TMI de queixo caído”, diz Ana. Bárbara dá um conselho: “JCB não irá nos decepcionar de forma alguma. Deem uma chance pra ele.”

Se você ainda não está convencido de que Jamie é realmente o Jace, ou se quer conhecer mais sobre este ator, veja esses links:
Entrevista de Cassandra Clare dizendo que Jamie (juntamente com Lily) a fez chorar
Lily Collins diz que está animada para trabalhar com JCB
Lily Collins fala sobre Jamie como Jace
Texto completo da Ana (twitter: @analovesick)
Texto completo da Bárbara (twitter: @killmetweeting)
– Vídeos: (infelizmente não deu para legendar, vale arriscar no inglês):
Entrevista sobre Camelot 1 (minha entrevista preferida com ele)
Entrevista sobre Camelot 2 (“We nailed that one”)
Entrevista sobre Camelot 3 (o cabelo dele tá muito legal nessa LOL)
Entrevista sobre a saga Crepúsculo (logo a primeira fala é hilária)
Entrevista sobre TMI (da qual peguei falas dele sobre o teste)
Jamie responde tweets no MTV News (qualquer referência a unicórnios já me faz amar um vídeo)
Clipe de “Never Let Me Go”, por Florence and the Machine
– Sites:
Wikipedia
IMDB
Fã-site
Fotos de Jamie na nossa galeria

É isso galera, espero que tenham gostado do Conselho dessa semana e aberto um pouco mais os olhos, porque eu tenho certeza que quando o filme estrear, todos vão ver o que eu já vejo agora: Jamie Campbell Bower foi a escolha perfeita para o papel.

Agradecimentos: Ana e Bah, lindas

Não esqueçam de deixar suas dúvidas/críticas/sugestões/elogios/opiniões nos comentários e até sexta que vem!

~~~Um pouco mais de JCB pra vocês~~

Arquivado nas categorias: Jamie Campbell Bower com as tags:
Postado por:
Você pode gostar de ler também
17.06
Shadowhunters, é com muita satisfação que vemos que "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos" f...
06.12
Todos os anos, a Portrait Magazine faz uma lista das 30 celebridades com menos de 30 anos mais i...
30.10
O nosso Jace Wayland, Jamie Campbell Bower, deu uma entrevista para a Digital Sky onde comentou ...
19.09
O nosso Jace Wayland, Jamie Campbell Bower, concedeu uma entrevista à revista Hunger, onde come...
18.09
  Jamie Campbell Bower brilha em seu papel como Jace, um jovem heroico caçador ...
04.09
Durante sua estadia no México, Jamie Campbell Bower, nosso Jace, concedeu uma entrevista ao pro...

Deixe seu comentário

28 comentários em “Conselho Semanal – Estreia: Jamie x Alex”



  1. NicoleFray disse:

    Eu não gostava do Jamie até ler isso. Obrigada gente 🙂

  2. Mari disse:

    Quando conheci Instrumentos Mortais o Jamie já tinha sido escolhido como Jace, por isso minha aceitação foi fácil, nunca tive a expectativa dos outros fãs de ser o Alex que ganharia o papel.
    Já me acostumei tanto com a ideia de ser o Jamie que nem consigo imaginar o Alex como Jace.

  3. Anne disse:

    qnd descobri q o jamie ia ser o jace,me decepcionei,mas o Alex nunca passou pela cabeça pra ser o jace,então GO JAMIE!!

  4. Elly Moreira disse:

    Pra mim essa foi a melhor escolha…sério!
    Quando comecei a ler a série eu tinha um Jace na cabeça..depois comecei a ver Camelot e me encantei com Jamie..e logo depois como num passe de magica ele foi selecionado para ser o Jace! Daí eu pensei ” Nossa, perfeito!”…mais as pessoas não aceitaram isso tbm..e acho que é pq não conhecem o trabalho do Jamie!

  5. Anne disse:

    E eu agr simplesmente amo o Jamie,ele tem mta determinação e ñ canso d dizer q ele é o meu anjo,meu jace,sou #teamjamie!

  6. Anne disse:

    eu ñ cansava d dizer pras pessoas q o alex era um fdp por ter desistido do papel e q elas deviam parar d falar dele!!

  7. ynara disse:

    Gente, eu já levo maior fé no Jamie desde que ele foi escalado, sinceramente. Gosto dele, assistir a temporada de Camelot e achei que ele tem tudo a ver com o perfil do Jace. Tem uma determinada cena de luta em Camelot em que o Jamie (Arthur) está todo vestido de preto, e com aspecto insondável que é totalmente Jace, e em uma outra cena ele está se declarando para Guinevere e ele muda totalmente, de insondável para vulnerável de um jeito que está descrito nos livros da Cassandra como característica de Jace. Acho que ele vai ser um Jace maravilhoso, pois atitude de Jace ele tem.

  8. BloodMaia disse:

    Nossa, amei a ideia dessa coluna! O q dizer sobre o Jamie?! Simplesmente ele é o ator mais perfeito q conheço! Assim como a maioria da nação, li TMI imaginando o Alex, e quando veio a bomba Bower eu pensei “Vão estragar o filme”. N q eu n gostasse do Jamie, pois já acompanhava o trabalho dele em HP e Twilight e é claro Sweeney Todd (q ele está fantástico), mas n conseguia visualizá-lo como Jace! Mas com o passar do tempo e assistindo Camelot (q é uma série fantástica q foi injustamente cancelada) me rendi à esse loirinho britânico e agora estou super ansiosa para vê-lo como o meu querido Caçador arrogante!

  9. Anna disse:

    Eu sempre quis e sempre vou querer o Alex como Jace, sempre que lia os livros a imagem de Jace que me vinh a cabeça era o Alex….Apesar de Jamie né ser lindo e irrestivel!!! Mas continuo a preferir o Alex….!

  10. Lia Costabr disse:

    O Alex é bem mais bonito que o Jamie, porem o Jamie é mais sexy e tem um jeito mais metido, durão, é charmoso, sei lá, é mais parecido com nosso jace, fico feliz que seja ele, alem de que ele aceitou o papel com vontade e orgulho.

  11. Anne disse:

    Concordo q o Jamie vai arrasar,vai calar a boca d tdas essas pessoas q menosprezam o trabalho dele e q ñ acreditam nele!

  12. Anne disse:

    e ele com certeza foi a melhor escolha pro jace e eu boto fé q ele vai me dexa suspirando no cinema c/ o charme dele kkk

  13. Anne disse:

    Um bom assunto pro proximo post seria a questao do ator q irá interpretar o Magnus (ou o Alec),bem discutivel neh?!!

  14. Alice Crispim disse:

    Eu, no início, não gostei do Jamie. Sério. Nada contra ele, mas, não fui muito com a cara. Mas, eu não o conhecia. Não vi (só o Caius e em DH, o que não conta muito) nenhum trabalho dele e era muito raro eu ver fotos dele. Então, eu decidi procurar e assistir Camelot. E ME TOQUEI QUE O JAMIE FOI REALMENTE UM ESCOLHA BOA PARA JACE. Não perfeita, nenhum seria perfeito – tanto que eu odiaria se o Alex tivesse sido escolhido, não gosto dele, não gosto da atuação dele, não gosto da aparência dele -, Jace é único. No entanto, acho que o Jamie TEM, naturalmente, o jeito do JC. (olhem as siglas de nomes: JC (o nome verdadeiro do Jace) e JCB. OLHEM). E ele está super dedicado. E ele não é arrogante. Sei que ele vai tratar os fãs com o mesmo repeito e admiração que damos à ele (o Alex de jeito algum faria tal coisa). E ele é sexy. Olhem pra ele. Sério.
    Foi mais ou menos o mesmo sentimento com a Lily. Só que ela foi mais fácil, porque já a conhecia, sem falar que a aparência deu benefícios à ela. Ser ruiva, parecer frágil, etc. Só não levo o quesito altura. A Clary é baixinha, mini, portátil. Mas, mesmo assim, acho que o Jamie e a Lily são um casal ótimo (ele gosta de ruivas, como o Jace, vide: Bonnie).
    Mal posso esperar para que as minhas esperanças sejam confirmadas.
    Mas, na real, eu não tenho problemas com os atores – até agora, com dois, né – meu problema É COM A ADAPTAÇÃO. O quanto será fiel. O quanto mudará. Quanto sucesso fará (pois, os próximos filmes vão depender do sucesso que o primeiro fará). Ainda tenho resquícios do susto que tomei quando disseram que o Magnus O MAGNUS seria cortado. Ainda bem que repararam isso.
    TOMARA QUE DÊ TUDO CERTO. Sorte para nós.

  15. Natália disse:

    Quando conheci Instrumentos Mortais o Jamie já tinha sido escolhido como Jace, por isso minha aceitação foi fácil, nunca tive a expectativa dos outros fãs de ser o Alex que ganharia o papel.
    Já me acostumei tanto com a ideia de ser o Jamie que nem consigo imaginar o Alex como Jace +1

  16. Anne disse:

    falou tudo Alice,jamie é sexy sim e estou preocupada se o primeiro filme vai fazer sucesso tbm,tomara q tudo de certo,e quanto a lily,sempre amei ela,mas foi pelo jamie que eu me apaixonei!!!

  17. Laryssa disse:

    Honestamente acho que o Jamie não é o Jace que eu tenho em mente mas acho ele um charme, 😉 e apesar de beleza ser um ponto importante para os FANS e também para o personagem acredito que não é na questão de beleza que Jamie não se encaixa..
    Eu li o livro e analisando a personalidade do personagem sabemos que ele apesar de ser muito educado e tentar sempre e muitas vezes ser o melhor em tudo, com um físico atrativo, e uma beleza que para mim parece ser aristocrata, Jace Wayland é caracterizado predominantemente por sua ironia, seriedade, sinceridade e arrogância. Quesitos que fazem de Jace Wayland único! Acredito que para interpreta-lo seja preciso muito mais que beleza, pois sua personalidade forte, seus sentimentos de carência e o zelo familiar (que se destaca bastante no 1 livro), sua determinação fazem o personagem um tanto complexo…
    Acho Jamie muito delicado para o papel, mas admiro o ator, então estou em dúvida! Vamos lá, quem eu os livros concorda comigo?

  18. NicoleFray disse:

    eu amo o Jamie

  19. Brenda disse:

    Sinceramente me decepcionei quando descobri que seria o JCB a interpretar o Jace, pois eu imaginava um garoto mais bonito. Mas já que vai ser ele fazer o que. Espero que ele interprete muito bem o papel de Jace, porque eu adoro o Jace e acho ele muito perfeito, a unica coisa que eu espero é que o filme seja tão bom quanto o livro e que as pessoa não comparem com Crepúsculo (que é um saco). Mas se o Jamie interpretar muito bem o papel do jace vou acabar me apaixonando por ele rs!

  20. Brenda disse:

    Bem concordo com a Laryssa, confesso que estou com dúvidas sobre o Jamie fazer o papel do Jace, mas o unico jeito que resta agora é torcer pra que de certo e que seja um otimo filme.

  21. I just want to say I am just newbie to blogs and absolutely enjoyed this page. Likely I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly come with great article content. Regards for sharing your web page.

  22. Stephen Wylie disse:

    Excellent article once again! I am looking forward for more updates=)

  23. My brother recommended I might like this blog. He was entirely right. This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

  24. With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of unique content I’ve either authored myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any techniques to help protect against content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

  25. Yesterday, while I was at work, my sister stole my iphone and tested to see if it can survive a 40 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

  26. Emory Fremin disse:

    Well done. You win the internets for today. Thankyou.

  27. Julia R. disse:

    Gosto do Jamie, de verdade… mas ainda assim preferia um milhão de vezes o Alex para ser o Jace… E o Jamie não era um personagem muito “querido” de Crepúsculo, não, ein. E, como já disseram, o Jamie é muito delicado para o papel…



Os comentários estão desativados.





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook