Adaptação dos Livros para o Cinema

O primeiro livro de Cassandra Clare, City of Bones, foi publicado no ano de 2007, no mês de março. Com uma ótima receptividade, logo foi publicado no Reino Unido também, começando a ser publicado em outros países. Com o sucesso do primeiro livro e o segundo já em andamento, a saga só cresceu com fãs, e em 2009, com a conclusão da (então) triologia com City of Glass, Cassie vendeu seus diretos sobre os livros para uma adaptação cinematográfica.

Muitas especulações se iniciariam na época mesmo, mas nada de concreto veio até o ano de 2010, quando Lily Collins foi escalada para viver a heroína Clary Fray. O diretor Scott Stewart, com quem Lily havia trabalho no filme “Padre”, de 2009, foi escolhido para diretor. O papel de Jace Wayland foi para Jamie Campbell Bower em maio de 2011, depois de meses de audições para encontrar o ator certo.

A Constantin Films tinha uma parceria com a Sony Pictures pra a produção do filme, e durante um ano inteiro não tivemos qualquer novidade sobre o filme. Muitos fãs acreditaram que o livro nunca veria as telas de cinema, e então, no começo de 2012 fomos pegos de surpresa com a noticia de que a Sony havia saído do projeto. Scott Stewart se afastou do filme. Cassie falou que era algo natural, mas que a Constantin ainda tinha intenção de produzir o longa, mas muitos fãs realmente acreditaram que era o fim do projeto do filme.

Enganaram-se. Logo em seguida a Constantin arrecadou dinheiro internamente, e com o orçamento inicial de 60 milhões de dólares marcou o inicio das gravações para agosto daquele mesmo ano. Logo mais, outros atores juntaram-se ao elenco, e a Sony voltou como distribuidora e parceira da Constantin. Enfim teríamos o filme, e o primeiro passo foi contratar o diretor Harald Zwart para assumir o cargo vago.

Dia 20 de agosto iniciaram-se as gravações, e a data do primeiro filme foi marcada inicialmente para 23 de agosto de 2013. Depois de quatro meses de gravações, tivemos o final destas e a fase de pós produção iniciada. Em novembro de 2012 ainda tivemos o primeiro teaser trailer do filme, para a alegria de todos os fãs.

A fé da Constantin em “Cidade dos Ossos”, o primeiro filme da franquia, foi tamanha que em maio de 2013 foi confirmada a pré-produção de “Cidade das Cinzas”, o segundo filme da franquia. Com gravações previstas para se iniciarem em setembro desse ano, o diretor Harald Zwart retornaria, e com todo o elenco principal.

Porém “Cidade dos Ossos” não foi tão bem no cinema. Estreando dia 21 de agosto de 2013, fez algo em torno de 90 milhões de dólares em bilheteria mundialmente, apenas 31 milhões no mercado interno americano. A ideia da franquia foi deixada de lado com o cancelamento do filme, para a decepção dos milhares de fãs, que realmente não se conectaram com o filme. A franquia parecia morta.

Mas, mais uma vez, em outubro de 2014, fomos pegos de surpresa com o anuncio da Constatin de que teria uma série televisiva inspirada em “Os Instrumentos Mortais”, e dessa vez as coisas começaram a caminhar rapidamente, fase na qual nós encontramos agora: sem filme e sim a série “Shadowhunters” de televisão no canal ABC Family.

 

INFORMAÇÕES GERAIS