17.08

padrao_cassie1

A Cassie respondeu em seu Tumblr sobre uma questão que nos deixou bastante curiosos após termos lido Cidade do Fogo Celestial, que é a relação dos parabatai Michael Wayland e Robert Lightwood, e alguns detalhes sobre a sexualidade de Michael.

Fiquem cientes que abaixo contém SPOILERS de Cidade do Fogo Celestial!

Oi, Cassie! Me corrija se eu estiver errada. Jace viveu com os Lightwoods sob o pretexto de que ele era o filho de Michael Wayland. Mas ele não era, na verdade. Em Cidade do Fogo Celestial Robert diz para Alec que ele não gosta de gays porque Michael era gay e gostava dele. Como o Robert cuidava do Jace se ele era gay? Ele saberia que o Jace não era realmente seu filho. Obrigada. — divergentshadowhunterpotterhead

Não é isso o que o Robert diz. Aqui o trecho da conversa:

– Havia um tempo em que nós [Michael e Robert] éramos próximos, o melhor dos amigos; houve um momento em que ele disse que me amava.
Algo sobre o peso que seu pai colocou sobre as palavras, surpreendeu Alec:
-Michael Wayland estava apaixonado por você?
– Eu fui… o oposto de gentil com ele – disse Robert. – Eu disse para ele nunca mais dizer essas palavras novamente. Eu estava com medo, e então o deixei sozinho com seus pensamentos e sentimentos, e medos, e nós nunca mais fomos próximos novamente. Eu abriguei o Jace para tentar compensar por isso, de alguma forma, pelo o que eu tinha feito. Mas eu sei que não há compensação para isso.
Ele olhou para Alec, e seus olhos azuis escuros estavam fixos nele.
– Você acha que me envergonhou, mas eu envergonhei a mim mesmo. Eu vejo você, e eu te vejo como um espelho para a minha própria indelicadeza para alguém que não merecia isso.

Em nenhum momento Robert diz que ele “não gosta de gays”. Nem eu estou dizendo que Robert é um humano fabuloso e um grande aliado deles. Apenas que seus sentimentos são complicados. Intolerância, preconceito, ignorância e desconforto existem juntos em um espectro. Robert ficou desconfortável quando Michael contou a ele que o amava, e então ele o tratou mal. Ele sabe que o tratou mal, e o Alec ser gay (e apaixonado por seu próprio parabatai), o lembrou de novo de que ele foi um idiota intolerante, e não que ele tivesse desaprovado o Michael.

Há também outra coisa que é complicada, que é a suposição imediata ,levando em conta a história de Robert, de que o Michael era gay. Ninguém, em momento nenhum, diz isso. A sexualidade não é algo binário: hétero ou gay. Ela existe de formas variadas. Pensar nela como algo completamente binário leva à eliminação da bissexualidade (algo que Alec raramente faria, porque o Magnus, seu namorado, é bissexual). Também elimina muitas outras identidades dentro dessa realidade sexual. O Michael poderia muito bem ser bissexual. Ele poderia ser hétero, porém apaixonado pelo Robert. Robert conta para Alec que Michael expressou sentimentos por ele. Ele não diz que ele acha que Michael era gay e se casou infelizmente com uma mulher, ou se Michael era bissexual e teve um filho com uma mulher que amara, ou outra de um milhão de opções.

Porque Michael realmente teve um filho. Nós já sabemos que isso é um fato. Foram seus ossos e os ossos do filho de Michael que Valentim colocou em sua mansão queimada, quando ele fingiu sua própria morte. Então, já que existiu um garotinho que realmente existiu, seria muito estranho se Robert de repente decidisse que essa criança que existiu não poderia ser o (já crescido) Jace.

E por fim, homens gays pela história (se nós assumirmos que Michael era gay, o que na verdade é uma grande suposição) engravidaram mulheres. Se Oscar Wilde, Alexandre o Grande, e o Rei Eduardo Segundo conseguiram, é possível suspeitar que o Michael também.

Robert sabia que Michael era casado, sabia que Michael engravidara sua mulher, sabia que Michael tivera um filho, e ele próprio não se questionava do “como”. E nem deveria. Ele não tinha razão para fazer isso, e ninguém tinha também. Na verdade, eu sei se Michael era hétero, gay, ou bi, mas eu acho que isso é tão irrelevante para a questão de ele ter um filho, que eu vou salvar esse assunto para um post futuro – ou talvez eu salve isso para os contos da Shadowhunter Academy!

Postado por:
Você pode gostar de ler também
08.04
Cassie mandou uma newsletter hoje, dia 08/04, falando sobre publicações e editoras. Logo depois el...
05.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 05/04, fazendo um anuncio sobre livros. A newsletter também ...
01.04
Cassie enviou uma newsletter hoje, dia 1º de abril. Vem ver a tradução feita pela nossa equipe: ...
21.02
Cassie saiu em uma matéria do site Il Post da Itália, falando sobre “O Portador da Espada”. ...
12.12
Cassie enviou uma nova newsletter, recheada de coisas. Vem ler tudo traduzido pela nossa equipe: ...
02.12
Cassie deu uma entrevista para o site publishersweekly onde ela fala sobre o projeto “Estações d...

Deixe seu comentário





Siga @idrisbr no Instagram e não perca as novidades
Facebook